2135
Na manhã do sábado (25), o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), representou o Legislativo Municipal na cerimônia de Formatura de Matrícula dos atiradores da Turma de 2023 do Tiro de Guerra 02-022, em sua sede, na Vila Xavier.
Os instrutores do TG atuarão na formação e na consolidação do civismo, cidadania e patriotismo na vida de cem jovens araraquarenses, durante os próximos nove meses de instrução. A tropa será formada por quatro pelotões: Vanguardeiro, Carcará, Chacal e Teiú.
Após as primeiras explicações, os atiradores colocaram pela primeira vez o uniforme de combate do Exército Brasileiro e receberam as insígnias com seu nome, tipo sanguíneo e a sutache do tiro de guerra, além da bandeira do Brasil na blusa de combate do atirador.
O subtenente Alexandre de Almeida Lopes convidou o presidente da Câmara e os pais do atirador Silveira, o mais jovem matriculado em 2023, Daniela e José Carlos, a abrirem juntos o portão lateral do tiro de guerra, simbolizando assim, o início do ano de instrução.
O subtenente Bryner Rogério Tavares Araújo, chefe de instrução do Tiro de Guerra de Araraquara, disse que até o fim do ano os atiradores passarão por um grande processo de evolução e de aprendizado, que é um dos objetivos da instrução. Ele também frisou a importância da presença do presidente do Legislativo. “A presença do senhor Paulo Landim valoriza bastante essa cerimônia, e espero que a parceria com o Legislativo continue, pois o Diploma Valor Militar, entregue todos os anos pela Câmara aos atiradores do Tiro de Guerra de Araraquara que se destacaram, é uma deferência que historicamente a Câmara tem para com o Tiro de Guerra.”
Landim, que foi atirador da turma de 1978, do centenário do TG 02-002 da Vila Xavier, falou que guarda na memória lições recebidas sobre disciplina, respeito, lealdade, camaradagem e sentimento do dever, entre tantas outras, que também serão absorvidas e ficarão gravadas na mente e alma de cada atirador, pois foi o que aconteceu com ele.
Saudou as autoridades presentes e, em especial, os pais e mães, que, de acordo com o que vivenciou, também terão uma missão no período em que seus filhos estiverem servindo à pátria. “Vocês não imaginam a emoção que sinto. Hoje estou presidente da Câmara e estou revivendo o que aconteceu há 45 anos em um dia como este, quando eu também começava a fazer o Tiro de Guerra. Peço que não desistam nunca dos seus sonhos. E vocês, pais e mães, também vão acordar cedo, vão ajudar a cuidar do fardamento, enfim, vão parte disso tudo”, frisou.
Com informações da assessoria do gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Araraquara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.