Notícias



Câmara participará de assembleia sobre gratificação para agentes comunitários de saúde

Servidores e representante do sindicato solicitaram apoio do Legislativo para agilizar pagamentos

2190


O programa Previne Brasil, instituído pela Portaria nº 2.979/2019, funciona como um modelo de repasse de recursos para equipes que atuam no serviço de Saúde da Família, englobando os agentes comunitários de saúde. No entanto, até o momento, os servidores da Prefeitura de Araraquara ainda não recebem tal gratificação financeira. Em busca desta conquista, representantes desses profissionais e do sindicato da categoria procuraram a Presidência da Câmara Municipal.

Em reunião realizada na terça-feira (5), o presidente da Casa de Leis, Aluisio Boi (MDB), e a vereadora Fabi Virgílio (PT), que já enviou indicação sobre o tema à Prefeitura, explicaram às agentes comunitárias de saúde Kátia Aparecida da Silva e Ângela Maria Burato que a Câmara não irá votar a regulamentação da iniciativa no município antes de receber o aval dos profissionais da Saúde.

O presidente e a vereadora afirmaram ainda que participarão da assembleia sobre o assunto que ocorrerá na sexta-feira (8), a fim de entender as expectativas dos servidores da Saúde. “Quando o projeto chegar à Câmara, nós vamos votar de acordo com as manifestações de vocês nessa assembleia”, explicou Fabi.

Boi também esclareceu que os valores oriundos do programa estão reservados para os pagamentos das gratificações e serão realizados de forma retroativa, assim que aprovado o projeto. “Os vereadores precisam participar das discussões sobre tais demandas, pois a decisão final se dá aqui na hora da votação. Assim, é imprescindível entendermos todas as questões relacionadas ao tema antes de votarmos”, frisou o presidente.

 

Remuneração básica

A presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias de São José do Rio Preto e Região (Sindase), Nadir Donizeti Peliceri da Silva, também participou da reunião e informou que o salário base atual da categoria é R$ 1.750,00, mas já está em análise no Congresso Nacional um projeto para um piso nacional de dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.424,00 em 2022.

Nesse contexto, as servidoras explicaram que há divergências entre as remunerações dos profissionais da Prefeitura de Araraquara. “Há funcionários com a mesma referência, mas que recebem valores diferentes, além de pessoas com mais tempo no cargo que ganham menos em relação a funcionários contratados depois”, frisou Kátia.

A fim de entender os motivos de tais divergências, os parlamentares afirmaram que irão se reunir com servidores do setor de Recursos Humanos da Prefeitura para solicitar esclarecimentos sobre o tema.


Publicado em: 06 de abril de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Chafariz da praça da Igreja São Geraldo precisa de manutenção

29 de janeiro de 2026

A necessidade de manutenção do chafariz localizado na Praça da Igreja São Geraldo foi apontada em Indicação enviada pelo vereador Marcelinho (Progressistas) à Prefeitura.   De acordo com o docume...



Documento pede informações sobre medicamentos adquiridos e prescritos em Araraquara

29 de janeiro de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre os benzodiazepínicos e antidepressivos adquiridos e prescritos no município de Arara...



Escolinhas de Esportes (02/02)

29 de janeiro de 2026

O programa Escolinhas de Esportes, da Prefeitura de Araraquara, abre inscrições na próxima segunda-feira (2) para aulas gratuitas destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As matrículas...



Segunda via IPTU (29/01)

29 de janeiro de 2026

A Prefeitura liberou a emissão online da segunda via do IPTU 2026, facilitando o acesso dos contribuintes ao documento de forma rápida e sem a necessidade de sair de casa. O serviço já está disponí...



Licitação para construção de praça no Santa Mônica está prevista para março

29 de janeiro de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura em novembro do ano passado, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), pediu informações sobre o terreno, projeto e cronogr...



Documento cobra convocação de aprovados em processo seletivo para agente de combate às endemias

29 de janeiro de 2026

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB), em Indicação encaminhada à Prefeitura de Araraquara, solicita que o Poder Executivo convoque candidatos classificados em processo seletivo para o cargo de agent...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!