2929
Nesta terça-feira (1), ocorre a 49ª Sessão Ordinária da atual legislatura, na Câmara Municipal de Araraquara, novamente por plataforma virtual, como forma de prevenção à transmissão do vírus causador da Covid-19. A sessão começa às 15 horas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara – canal 17 da NET, além da redes sociais da Câmara (YouTube e Facebook), e do Facebook de dois portais de notícias (Araraquara News e RCI Araraquara).
Na Ordem do Dia está o projeto que determina que todos os animais resgatados pela Central de Atendimento de Animais Domésticos (Caad), gerida pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal, serão castrados, independentemente de prévia identificação de seus tutores, cuidadores ou criadores. É isso o que propõe o Projeto de Lei Complementar nº 2/2022. Além do mais, segundo ainda a proposta, não sendo apresentada defesa à notificação ou ao auto de infração expedidos em conformidade com esta lei complementar, no prazo de cinco dias, contados de seu recebimento, será definitivamente aplicada uma penalidade ao infrator. A alteração ocorre na Lei Complementar nº 827/2012.
Com o objetivo de estimular a conscientização do direito de jovens com idades de 16 e 17 anos a exercerem, se quiserem, o direito de votar, além de difundir os valores democráticos e cidadãos entre os jovens de 16 e 17 anos; ampliar o conhecimento sobre o processo democrático das eleições; e outras finalidades, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) apresentou o Projeto de Lei nº 232/2021, que institui o Programa Municipal de Incentivo ao voto a partir dos 16 anos e a Semana Municipal de Conscientização do voto a partir dos 16 anos. Segundo a proposta, esta semana deverá ocorrer na penúltima semana do mês de março.
Estabelecer princípios, objetivos e prioridades que nortearão a implantação de equipamentos, dispositivos e infraestrutura para adaptar o município ao conceito de cidade inteligente (Smart City). Esta é a finalidade da proposta apresentada pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB), que será discutida na sessão, através do Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei nº 285/2021. O projeto envolve responsabilidade ambiental, cidade com inteligência coletiva, promoção do desenvolvimento social e estímulo ao crescimento econômico equilibrado por todo o território da cidade.
De forma conjunta, a vereadora Fabi Virgílio (PT) e o vereador Marcos Garrido (Patriota) apresentaram o Projeto de Resolução nº 28/2021, instituindo a Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada “Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis para Fins Medicinais”, com o objetivo de promover, propor e fomentar discussões e ações relacionadas à Cannabis Medicinal.
O Projeto de Lei nº 25/2022 propõe a incorporação ao ordenamento jurídico municipal das normas que tratam do novo regime de pagamentos de precatórios, previstas na Emenda à Constituição nº 114, aprovada em dezembro de 2021. A Prefeitura pretende que o espaço fiscal decorrente do novo regime de pagamentos de precatórios possa ser utilizado pelo município em programas municipais de transferência de renda e em políticas municipais de seguridade social.
A Prefeitura de Araraquara enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 21/2022, estabelecendo as diretrizes para a implantação de assistência técnica gratuita, destinada ao atendimento de demandas habitacionais de interesse social e de interesse social prioritários, bem como a execução de ações voltadas à produção, melhoria habitacional e regularização fundiária, no contexto da Política Pública Municipal de Habitação.
Já no Projeto de Lei nº 22/2022, o Executivo propõe que a contratação de pessoal por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público submeta-se ao regime estatutário, e não mais ao regime celetista, já revogado. A alteração ocorre na Lei nº 9.707/2019.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Projeto de Lei que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha em Araraquara foi aprovado pelos vereadores na Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (09). A proposta é de autoria do Exe...
Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos. A homenagem foi propo...
O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...
A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.