617
Com as oitivas de Valter Merlos e Paulo Sérgio Sgobbi, a Comissão Especial de Inquérito (CEI), da Câmara Municipal, encerra na tarde da sexta-feira (8) a fase de depoimentos de ex-secretários de Desenvolvimento Econômico sobre doações e permissões de uso de áreas públicas por empresas. Merlos será ouvido às 14 horas e Sgobbi, às 16h30.
Na quinta-feira (7), falaram os ex-secretários José Roberto Cardoso e Alexandre Kopanakis. Antes, na quarta-feira (6), os depoentes foram Antonio Martins, o atual titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e Newton Carnieli, ex-coordenador executivo da Pasta. A CEI agendou para os dias 14, 18 e 21 de novembro, audiências com 11 empresários que receberam áreas entre 2003 e 2013.
Instituída em 11 de setembro, a CEI apura indícios de desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e de esquemas de cobranças de propina para a concessão de áreas e aprovação de projetos no período de 2003 a 2013. É presidida por Donizete Simioni (PT), relatada por Aluísio Braz, Boi (PMDB), e tem como membros Edna Martins (PV), Geicy Sabonete (PSDB) e Dr. Helder (PPS).
Depoimentos
Primeiro a depor, Martins disse desconhecer ilegalidades nas doações e cessões de uso de áreas, apesar de admitir ser possível a existência de irregularidades. Ele falou sobre os critérios utilizados para contemplar empresas interessadas e as providências que a Prefeitura vem adotando desde o surgimento das suspeitas de cobrança de propina.
Carnieli contou ter fiscalizado áreas doadas e constatado desvios de finalidade, não utilização ou utilização parcial dos espaços. Relatou ter enviado relatórios aos secretários com os quais trabalhou e que não tinha autonomia para tomar providências. Segundo ele, ao menos, uma vez o ex-vereador Ronaldo Napeloso o teria questionado a respeito das fiscalizações.
Cardoso garantiu ter cumprido seu papel e disse ter recuperado áreas e ter deixado outros processos de reversão encaminhados. De acordo com ele, nunca houve interferência ou pressão por parte de Napeloso na Secretaria. Ele também declarou desconhecer irregularidades na doação de áreas e afirmou ter pedido afastamento da Secretaria no dia em que a Polícia Federal desencadeou a Operação Schistosoma.
Alexandre Kopanakis disse não se lembrar de feito doações, apenas permissões de uso no período em que esteve à frente da Secretaria. Ele falou que entre março e dezembro de 2008 havia poucas áreas disponíveis e que na época o foco da Prefeitura para a atração de empresas não era a doação de áreas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Dia do Trabalho Em celebração ao Dia do Trabalho, na quinta-feira (1º), a Praça Scalamandré Sobrinho terá uma programação musical diversificada, com entrada gratuita. A abertura fica por conta...
A Prefeitura fecha nesta quinta-feira (1º), no feriado do Dia do Trabalho, e retoma o atendimento na próxima segunda-feira (5). Os Postos de Atendimento da Prefeitura na Vila Xavier, no Selmi Dei e...
Na quinta-feira (8), o Teatro Municipal será palco da abertura da 22ª edição do Território da Arte de Araraquara. A cerimônia, marcada para as 19 horas, com entrada gratuita, celebra também o Dia d...
Com o propósito de solicitar informações mais detalhadas acerca da adesão e impacto no município do Imposto Predial e Territorial Urbano Verde (IPTU Verde) de Araraquara, o vereador Guilherme Bianc...
Depois de se reunir com Marcelo Cristiano, presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Parque Alvorada e Vila Standard, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republica...
Em documento enviado à Prefeitura, no fim de fevereiro deste ano, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) requisitou informações sobre a contratação temporária de 102 educadores infantis para atuarem e...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.