535
A central de monitoramento por câmeras sob responsabilidade da Guarda Municipal (GM), implantada em uma sala da Arena da Fonte Luminosa, que deveria servir para prevenir ações criminosas nas ruas de Araraquara transformou-se em uma espécie de sala de vídeos eróticos. A denúncia é da vereadora Gabriela Palombo (PT).
Na tarde da quarta-feira (11), acompanhada por Márcia Lia, presidente do Diretório Municipal do PT, e Edio Lopes, líder da bancada petista na Câmara, ela exibiu um vídeo mostrando imagens captadas pelas poucas câmeras que ainda funcionam focando seios e nádegas de uma mulher caminhando pela Rua Nove de Julho (Rua 2), um casal de estudantes namorando na Praça Pedro de Toledo, agentes da GM assistindo a um jogo de futebol e da central vazia com todos os equipamentos desligados.
A vereadora recebeu o material de uma fonte anônima, com pouco mais de 30 minutos de imagens, na última quinta-feira e já acionou o Ministério Público (MP) solicitando providências. Ela encaminhará representações ao Ministério Público Federal e ao Ministério da Justiça, uma vez que o equipamento foi instalado com recursos federais.
As imagens exibidas em coletiva de imprensa no Plenarinho da Câmara Municipal foram editadas para preservar as pessoas que aparecem no vídeo. O casal de estudantes, trajando uniformes da Escola Estadual Bento de Abreu (Eeba) aparenta ser menor de idade.
Arquivos
De acordo com Gabriela, “as informações que recebi dão conta de que essa canalhice é feita desde que a central foi instalada”. Haveria muito mais imagens guardadas em um “arquivo da putaria” como seria chamado pelos responsáveis pela central. “O que se vê é desvio de finalidade de uma central de monitoramento que deveria servir de apoio à segurança pública; falta profissionalismo, capacidade, qualidade e responsabilidade de quem cuida de um equipamento importante como este”.
Gabriela lembra que a GM rejeitou parcerias com as Polícias Civil e Militar para um trabalho conjunto na central. Ela destaca que em locais onde deveria haver monitoramento já houve casos de vandalismo, ação de flanelinhas e até um homicídio que as câmeras não captaram.
Para a vereadora, isso se explica porque das 25 câmeras, apenas de 9 a 11 estariam em funcionamento. “Já estive lá mais de uma vez e constatei a precariedade; inclusive o promotor Dr. Raul [de Mello Franco Junior] também esteve lá e viu a situação”, aponta. “Prometeram que em 20 dias tudo estaria resolvido e todas as câmeras estariam em funcionamento, mas não é isso que está acontecendo”.
A central foi implantada há três anos e custou pouco mais de R$ 1 milhão. A principal fonte de recursos, aproximadamente R$ 900 mil, foi obtida junto ao Ministério da Justiça por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). “É dinheiro público jogado fora. As pessoas de Araraquara estão pagando para serem espionadas de forma doentia. Passamos do limite aceitável”, conclui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Dos 17 projetos que compuseram a pauta da 44ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (2), 11 foram aprovados e um veto foi mantido pela Câmara Municipal. Outras duas propostas foram rejeitad...
Para discutir alterações na Lei Complementar nº 18/1997, que institui o Código de Posturas do Município, o Plenário da Câmara Municipal recebeu uma Audiência Pública sobre o tema na tarde de segund...
A equipe mirim feminina da Fundesport/Araraquara conquistou no domingo (30) o título da Série Ouro da Associação Pró Voleibol (APV), no festival decisivo disputado em Araras (SP). Mostrando consist...
O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo promove, nesta sexta-feira (5), a partir das 18 horas, uma programação especial para marcar a abertura da exposição “Trilhos da Bola”, realizada pe...
A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” realiza, entre os dias 8 e 12 de dezembro, a Feira de Livro Solidária “Palavras que Alimentam”, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Fundart e Fu...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) disponibiliza nesta semana 26 vagas de emprego em diversas áreas, abrangendo desde funções operacionais até cargos de nível técnico e superior. Entre as...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.