106
A fim de contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes, a vereadora Filipa Brunelli (PT) solicitou informações, via Requerimento nº 828/2025, sobre o funcionamento e a abrangência do Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior” (CMRA). Em resposta, a parlamentar recebeu dados da Prefeitura sobre atendimentos, equipe técnica, público-alvo e possíveis ampliações da unidade.
De acordo com as informações repassadas, o Centro atende atualmente 195 pacientes por mês, realizando, em média, 640 procedimentos mensais. Os acompanhamentos são definidos de acordo com a necessidade de cada paciente, podendo ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou em outros intervalos estabelecidos pela equipe multiprofissional.
O quadro de profissionais do CMRA conta hoje com uma gestora, um estagiário, um médico neurologista, quatro terapeutas ocupacionais, três psicólogos e uma fonoaudióloga. Segundo a Prefeitura, existe a necessidade de ampliação da equipe, principalmente na área de fonoaudiologia, por isso um novo concurso público para contratar mais profissionais está em andamento.
Sobre o perfil do público atendido, a administração destaca que o Centro recebe pacientes de todas as faixas etárias, seguindo protocolos específicos conforme a idade e o grau de comprometimento funcional. A prioridade, no entanto, é para crianças, segundo avaliação da equipe técnica. Ainda segundo a resposta, dois novos psicólogos já foram incorporados ao Centro desde abril deste ano, e há estudos para expandir o espaço físico da unidade.
A Prefeitura também esclareceu que o CMRA exerce função regional, prestando apoio técnico a municípios da Diretoria Regional de Saúde III (DRS III), mas que os atendimentos terapêuticos são exclusivos para moradores de Araraquara. Essa medida, segundo o Executivo, evita a sobrecarga do serviço.
“Embora a resposta da Prefeitura aponte avanços no funcionamento do Centro Municipal de Referência do Autismo, os dados apresentados não refletem a realidade que temos acompanhado de perto no nosso mandato”, ressalva Filipa. “São inúmeras as famílias que nos procuram relatando dificuldades para conseguir vagas, longas esperas por atendimento e a sobrecarga dos profissionais que atuam na unidade. Isso revela uma demanda reprimida significativa, que precisa ser enfrentada com mais urgência e investimentos.”
A vereadora destaca a preocupação das famílias. “Sabemos que o Centro é um equipamento fundamental na rede de cuidados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Por isso, é essencial que o planejamento da gestão municipal leve em consideração o que está sendo vivido na ponta: mães desesperadas por uma avaliação e profissionais atuando no limite. Seguiremos acompanhando de perto essa situação e cobrando ações mais efetivas por parte da Prefeitura de Araraquara”, conclui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A necessidade de melhorias na infraestrutura do Centro de Educação e Recreação (CER) “Professora Eudóxia Pinto Ferraz” é tema de duas indicações e um Requerimento de autoria do presidente da Câm...
Em Requerimento enviado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) busca esclarecimentos sobre a resposta ao Requerimento nº 849/2025 referente à gestão da saúde pública municipal. No docum...
Após visita de fiscalização na Avenida Joaquim Alves, a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou, na quinta-feira (17), a Indicação nº 3359/2025 à Prefeitura, solicitando a realização de serviço tapa-bu...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com vagas abertas para diversas funções, incluindo ajudante de obras, atendente de frios, consultor comercial, cozinheiro de hotel, em...
Dois novos servidores aprovados em concurso público foram empossados pela Câmara Municipal de Araraquara nesta quarta-feira (23), em ato no gabinete da Presidência. Brina Deponte Levegue...
O Brasil está em quarto lugar entre os países com maior número de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1, segundo a 11ª edição do Atlas do Diabetes, publicado pela Federação Internacional do D...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.