Notícias



Com instalação de câmeras, projeto aprovado quer impedir descarte irregular de lixo

Iniciativa do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) foi aprovada na sessão de terça-feira (18) e segue para sanção da Prefeitura

2421


Um Projeto de Lei de iniciativa do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) obriga a Prefeitura a instalar câmeras de monitoramento em locais críticos onde ocorre descarte irregular de lixo em Araraquara. A proposta foi aprovada na Sessão Ordinária de terça-feira (18) e segue para sanção do prefeito Dr. Lapena (PL).

 

As despesas da aplicação da lei (ou seja, para a compra e manutenção do sistema de câmeras) devem ser realizadas com recursos da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP), instituída pela Lei Complementar nº 760, de 8 de dezembro de 2010.

 

A CIP é um tributo municipal cobrado na conta de energia elétrica para financiar a iluminação pública. Mas uma lei aprovada no ano passado, após projeto enviado pela Prefeitura, permitiu que os recursos da CIP também fossem utilizados para sistemas de monitoramento de vias públicas.

 

As câmeras devem ser instaladas prioritariamente em vias próximas a:
- postos de saúde, praças, parques e demais prédios públicos;
- locais utilizados de forma recorrente para descarte irregular de resíduos sólidos, conforme apurado em registros de ocorrências, estudos técnicos ou relatórios de fiscalização.

 

Os locais escolhidos devem estar sinalizados com placas que informem o monitoramento.

 

O projeto estabelece que as câmeras também devem:
- ter tecnologia adequada para gravação de imagens em alta definição, que permitam a identificação de pessoas, veículos e objetos;
- ter capacidade de armazenar as imagens;
- transmitir as imagens ao Centro Integrado de Controle de Operações e Videomonitoramento Municipal ou outro sistema de segurança pública que o venha a substituir.

 

Caso seja constatado o descarte irregular de lixo, o infrator fica sujeito às penalidades previstas na legislação.

 

Debate

No debate sobre o projeto durante a sessão, o autor da proposta destacou que o monitoramento deve inibir que o descarte irregular seja feito e facilitar a identificação dos autores da infração que vier a ocorrer.

 

“A gente quer conseguir localizar e multar as pessoas que fazem o descarte irregular. A gente estará ampliando o nosso sistema de segurança na cidade, porque esses locais, geralmente, são locais com baixa luminosidade e maior incidência de violência. E, por fim, a gente vai conseguir combater esse problema. Se a gente dá uma multa, o cara que faz o carreto irregular não vai fazer de novo, porque ele sabe que, se ele voltar e fizer, ele vai ser multado e pego pelas câmeras”, explicou Bianco.

 

Para Aluisio Boi (MDB), a medida deve gerar economia para a Prefeitura. “A Prefeitura tem que ir várias vezes com caminhões, com funcionários, limpar [os locais]. A gente tem vários setores da região norte, principalmente, e também da região do Jardim América, do Parque Gramado, em que a gente viu uma força-tarefa da Prefeitura, o que dá um prejuízo enorme aos cofres públicos. A vossa lei aprovada hoje, por si só, será ‘paga’ com essa economia”, salientou.

 

Coronel Prado (Novo), por sua vez, afirmou que o projeto amplia a segurança da população, mas demonstrou preocupação com o custo de aquisição das câmeras. “Eu sei que é um problema grave, um problema que precisa de solução. O que me preocupa é a questão da obrigatoriedade. O governo atual está quebrado, vocês sabem disso. É mais um gasto obrigatório”, disse.

 

Após acordo entre os vereadores, foi aprovada uma emenda para que a lei entre em vigor após 180 dias da data da publicação, e não de forma imediata.


Publicado em: 20 de março de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prevenção da ludopatia depende de políticas públicas específicas e investimento, explica pesquisador

13 de novembro de 2025

A ludopatia, também conhecida como vício ou transtorno do jogo, tem os mesmos efeitos no cérebro que a dependência em álcool ou outras substâncias, explicou Edilson Braga, que é psicólogo e pesquis...



Regularização (até 15/12)

13 de novembro de 2025

A Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de gestão municipal, sem a aplicação de multa...



Vestibular Fatec (14/11)

13 de novembro de 2025

Nesta sexta-feira (14), às 15 horas, termina o prazo para inscrições no vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) para o primeiro semestre de 2026. A taxa é de R$ 47 e as inscrições devem ser f...



Selo Ouro (13/11)

13 de novembro de 2025

Araraquara recebeu o Selo Ouro do programa “Alimentar o Futuro”, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em cerimônia realizada nesta terça-feira (11), na sede da en...



Seleção de agricultores (13/11)

13 de novembro de 2025

Nesta quinta-feira (13) é o prazo final de inscrições para a seleção de agricultores familiares e instituições recebedoras que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na mod...



Indicação sugere revisão do salário de leituristas, motoristas e outros cargos operacionais do Daae

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!