Notícias



Comemorando 40 anos, Paróquia São José recebe homenagem da Câmara

De autoria da Mesa Diretora, honraria foi indicada pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB)

2422


A Paróquia São José de Araraquara recebeu da Câmara Municipal o Diploma de Reconhecimento Público pelos 40 anos de sua criação, em solenidade realizada na Igreja na noite da quarta-feira (8). A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 1.104/2021, de autoria da Mesa Diretora, após indicação do vereador Rafael de Angeli (PSDB).

“É um ‘prêmio’ da nossa cidade, encabeçado pela Câmara Municipal, por tudo o que a Paróquia fez nesses 40 anos pela população de Araraquara, com todos os serviços, principalmente os serviços sociais”, afirmou Angeli.

Para o padre José Alfeu Pereira, o reconhecimento traz mais força e alegria para que a Paróquia continue a sua missão. “Por tudo o que São José significou, de proteger a família, de procurar os valores verdadeiros que fazem as pessoas crescerem. Esta noite vai ter sua continuação também no dia a dia para cada um que aqui esteve e tudo aquilo que pudermos realizar de bom daqui para a frente. Só posso expressar mesmo a alegria que todo paroquiano está sentindo por essa homenagem tão singela e que enaltece e enobrece a nossa cidade, a nossa comunidade, a nossa missão cotidiana.”

Também participaram da homenagem os vereadores Edson Hel (Cidadania) e Gerson da Farmácia (MDB).

 

Paróquia São José

A história começa em 1957, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, quando foi fundada a Legião de Maria. As legionárias visitavam várias famílias e, com a ajuda do padre, realizavam casamentos e batizados de pessoas afastadas da igreja.

O trabalho despertou na comunidade do bairro de São José o desejo de ter construída uma igreja própria. A comunidade se reuniu e ergueu uma barraca coberta com folhas de coqueiro na praça onde hoje está localizado o jardim, espaço que passou a servir para quermesses e para a reza do terço aos sábados e domingos, diante de uma imagem de São José emprestada do asilo.

Foram realizadas três grandes quermesses que renderam verba suficiente para a compra de um terreno, onde está localizado hoje o posto de gasolina. Contudo, a primeira capela de São José foi construída onde hoje está a igreja. A primeira missa foi celebrada no dia 26 de fevereiro de 1961 com a capela lotada.

A Paróquia São José foi, durante muitos anos, responsável pela creche homônima, hoje denominada Carmelita Garcez e administrada pela Prefeitura.

Com a ajuda da comunidade, foi construído um templo maior e houve a elevação a paróquia no dia 1º de março de 1981. Logo depois foi construída a Casa Paroquial.

A Paróquia São José é ainda a mãe de várias outras comunidades de nossa cidade, de onde nasceram novas paróquias: São Dimas, São Judas Tadeu, São Pedro, Santa Luzia e Santo Expedito.

O Papa Francisco declarou que, entre 8 de dezembro de 2020 e 8 de dezembro de 2021, a Igreja Católica celebrará o “Ano de São José”, em razão dos 150 anos da declaração do Pai Adotivo de Jesus como Patrono Universal da Igreja. Coincidentemente, na mesma data, a Paróquia São José de Araraquara celebra os 40 anos de sua criação e de serviços prestados à comunidade araraquarense.


Publicado em: 09 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Espetáculo gratuito (16/10)

16 de outubro de 2025

Nesta sexta-feira (17) acontecerá o espetáculo “Para dar o nome #terminações”, às 19 horas, no Palacete das Rosas. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos meia hora antes do início. A part...



Câmara aprova criação do selo Patrimônio Histórico Comercial do Município de Araraquara

16 de outubro de 2025

Reconhecer e incentivar a conservação de estabelecimentos comerciais da cidade é o objetivo do selo Patrimônio Histórico Comercial do Município de Araraquara. A criação da certificação foi proposta...



Entrada não autorizada em escolas pode resultar em multa de até R$ 2,3 mil

16 de outubro de 2025

Pessoas que entrarem sem autorização em unidades de ensino públicas e privadas de Araraquara ficarão sujeitas a multa. É o que estabelece um Projeto de Lei proposto pela vereadora Filipa Brunelli (...



Araraquara conta com 25 pontos de táxi formalmente registrados, informa Mobilidade Urbana

16 de outubro de 2025

Em abril de 2025, o vereador Marcelinho (Progressistas) requisitou à Prefeitura, por meio de um Requerimento, informações a respeito da regularidade e utilização dos pontos de táxi no Município. No...



Unidade do Melhado dispõe de aparelhos de raio-X para atender demanda da UPA Central

16 de outubro de 2025

O vereador Enfermeiro Delmiran (PL) questionou a Prefeitura, por meio do Requerimento nº 1568/2025, a respeito de informações sobre a manutenção e o funcionamento dos aparelhos de Raio-X das Unidad...



Placas proibindo a circulação de animais sem coleira e focinheira são solicitadas para o Pinheirinho

16 de outubro de 2025

Após relatos de frequentadores do Parque Pinheirinho sobre tutores de animais de grande porte que os levam para passear sem coleira e focinheira, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Mic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!