409
Discutir mudanças nos estatutos de duas Fundações, a de cultura e a de esporte, além de propor um projeto para desburocratizar ou aumentar o tempo de validade do alvará para a atividade artística itinerante, seja ela formada por circo, teatro ou parque de diversões. Essas são as duas propostas já definidas para serem trabalhadas, para o início de 2014, da Comissão Permanente de Cultura, Esporte, Comunicação e Proteção ao Consumidor, da Câmara Municipal.
Uma das discussões está a proposta de uma nova legislação para responsáveis por atividades artísticas itinerantes. A idéia do vereador Rodrigo Buchechinha (SDD), que preside a Comissão, é deixar essa papelada menos burocrática e com prazo mais estendido, talvez, com validade anual. Ele reconhece a dificuldade de reunir a documentação a cada mudança de bairro.
Para a vereadora Gabriela Palombo (PT), há discussões em âmbito federal, por meio do Conselho Nacional de Cultura e seus colegiados, que relatam a dificuldade de quem vive na vida itinerante. “Queremos fazer um debate e estudar a inconstitucionalidade de tudo que o envolve para apresentar esse projeto.” De acordo com a Comissão, há no Brasil ao menos duas cidades com leis semelhantes de alvarás com prazos elásticos.
Além dessa medida, a Comissão que ainda tem como integrante o vereador Willian Affonso (PDT), deve propor uma discussão sobre a revisão do estatuto da Fundação de Arte e Cultura de Araraquara (Fundart) e Fundação de Amparo ao Esporte Amador de Araraquara (Fundesport). A intenção é aproveitar a Escola do Legislativo para alinhar um modelo para que seja apresentado como sugestão ao Executivo.
Este ano, a Comissão esteve envolvida em algumas atividades, entre elas, participou do trâmite relacionado a indicação do município no Sistema Nacional de Cultura.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A pauta da 37ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara tem, inicialmente, previsão de 12 projetos. O aumento da margem consignável para servidores municipais, auxílio-alimenta...
A Prefeitura elaborou o orçamento de 2026 com a meta de zerar a realização de horas extras pelos servidores municipais. A informação foi apresentada na abertura do ciclo de Audiências Públicas da L...
Em uma Indicação enviada à Prefeitura, à Secretaria Municipal de Saúde e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) sugere a implantação de um projeto,...
A Casa Cairbar Schutel promove, no dia 25/10, uma campanha de arrecadação de lixo eletroeletrônico, das 8h às 13h, na Praça Pedro de Toledo.
Música autoral Até domingo (12), segue a programação da 4ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga”, que celebra a música autoral. Estão previstos...
A rede pública de Araraquara participa da Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorre até o dia 31 de outubro, com o objetivo de atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes de até 15 ano...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.