Notícias



Comissão de Direitos Humanos divulga relatório final dos estudos



401


Com o objetivo de incentivar, desenvolver e apoiar discussões e ações relacionadas aos Direitos Humanos na cidade de Araraquara, a Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre Direitos Humanos da Câmara Municipal disponibilizou seu relatório final.

 

Formada pelos vereadores Thainara Faria – presidente (PT), Roger Mendes (PP) e Dr. Elton Negrini (PSDB), a primeira atividade da CEE foi reunir-se com a Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos e demais setores e coordenadorias do Poder Executivo que abrangem as pautas tratando dos Direitos Humanos em segmentos específicos, como as assessorias especiais de políticas para Pessoas com Deficiência, LGBT e Juventude, e as coordenadorias executivas de políticas de Promoção e Igualdade Racial e para Mulheres.

 

A partir da primeira reunião da Comissão foram delineadas ações para serem realizadas em conjunto no município de Araraquara pelos poderes Executivo e Legislativo. Definiu-se então que todas as assessorias e coordenadorias pensariam em ações específicas em suas assessorias que abrangessem a pauta de que trata a Comissão, sempre com participação e apoio do Poder Legislativo local.

 

Ao longo dos 180 dias de vigência da Comissão, ocorreram outras reuniões com a Coordenadoria de Direitos Humanos para que fossem desenvolvidas na cidade de Araraquara ações que tragam ao município a importância de debater e articular pontos práticos para que a população e sociedade entendessem a real abrangência do tema Direitos Humanos.

 

No segundo semestre do ano passado, foram realizadas na cidade atividades como o VI Ciclo de Conferências da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (eixo Direitos Humanos e Cidadania); a Semana de Direitos Humanos, com diversas palestras e ações, como a 1ª Caminhada pelos Direitos Humanos; além do Grupo de Trabalho instaurado pela Prefeitura para discussão de políticas públicas municipais de inclusão de pessoas com deficiência auditiva.

 

Para Thainara, o objetivo principal da criação da comissão especial que consistia em fomentar as discussões e Direitos Humanos foi atingida. “A partir disso, será compromisso desta Casa, junto à Prefeitura, desenvolver e aprimorar as ações para a construção de uma cidade cada vez mais justa e de fato igualitária”, afirma.

 

Data no calendário

Thainara é autora da lei que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o Dia Municipal de Mobilização pelos Direitos Humanos, a ser realizado anualmente em 10 de dezembro.

 

A data busca informar os cidadãos a respeito da necessidade da garantia dos direitos fundamentais constitucionalmente garantidos, sensibilizar e estimular a discussão acerca do tema e seus segmentos, bem como dialogar com instituições, universidades, escolas municipais e sociedade em geral a fim de ressaltar a necessidade da luta por ações concretas no município no sentido de garantir os direitos civis, políticos, sociais e ambientais de toda a população, e ainda promover atividades e eventos para fomentação do tema.

 

O dia escolhido para o município tem a finalidade de seguir o calendário internacional estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1950, após a Declaração Universal dos Direitos Humanos ser assinada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.


Publicado em: 07 de fevereiro de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Críticas a encerramento do ensino integral de escolas e mobilização por reversão marcam Audiência Pública

19 de novembro de 2025

  A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...



Programa ‘Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos’ é aprovado na Câmara

19 de novembro de 2025

Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...



Agenda Cultural – 19/11

19 de novembro de 2025

Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...



Agenda Esportiva – 19/11

19 de novembro de 2025

Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...



USF do Parque das Laranjeiras necessita de reforma emergencial

19 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...



Vereadores sugerem campanha municipal de conscientização sobre a ludopatia

19 de novembro de 2025

A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!