Notícias



Comissão técnica da Cultura analisará isenções para imóveis de valor histórico

Informação foi fornecida em resposta a requerimento protocolado pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB)

1193


Atendendo a pedido de informações do vereador Guilherme Bianco (PCdoB), por meio do Requerimento nº 120, a Secretaria Municipal de Cultura informou que será iniciada a análise de pedidos de isenção de pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no caso de imóveis declarados patrimônios históricos, arquitetônicos, culturais, entre outros.

No requerimento, o parlamentar informou que, segundo diversos relatos de moradores de Araraquara, essa isenção não estava sendo concedida — apesar de estar prevista na Lei Complementar nº 975, de 14 de setembro de 2022. A lei que permite a isenção, proposta por Bianco e pela vereadora Fabi Virgílio (PT), altera o Código Tributário do Município de Araraquara (Lei Complementar n° 17/1997).

Por meio de ofício assinado pelo secretário interino de Cultura e coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Anselmo Fonseca, a Prefeitura informou que a comissão técnica responsável pela análise dos pedidos de isenção de IPTU nesses casos será nomeada.

Segundo o documento, a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico solicitou, em 4 de janeiro deste ano, a indicação de nomes para a constituição da comissão às secretarias envolvidas e ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Palentológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (Compphara).

A última indicação foi recebida no último dia 6 de março. A próxima etapa é a publicação, por parte da Prefeitura, de um decreto de nomeação da comissão técnica. No momento, existe um processo que chegou até a Secretaria de Cultura e aguarda análise por parte da comissão, segundo o secretário interino. A documentação será avaliada após a publicação do decreto.

“Até o momento, não há outro pedido ou negativa, considerando que apenas com a comissão técnica formada poderá ser estabelecido um calendário de trabalho anual e metodologia de avaliação dos processos”, afirmou Weber Fonseca.

Bianco ainda questionou qual setor da Prefeitura recebe e analisa esses pedidos e quais documentos são necessários. O Executivo explicou que os pedidos de isenção devem ser apresentados pelo requerente, junto com a documentação necessária, para a Secretaria de Cultura. A secretaria faz o encaminhamento à comissão técnica, responsável pelo parecer sobre o processo.

Segundo a Lei Complementar nº 975/2022, o requerimento de isenção deve conter documento comprobatório do tombamento do imóvel, bem como de que o imóvel encontra-se adequadamente conservado ou de que possui procedimento para sua manutenção em tramitação e execução.

Além disso, deve apresentar compromisso, firmado pelo titular do imóvel, de que ele reverterá o valor correspondente à isenção na preservação e manutenção do imóvel e de seu entorno. Após a aprovação, a isenção é concedida por cinco anos.


Publicado em: 06 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara entrega Diploma de Honra ao Mérito ao Corpo de Bombeiros de Araraquara

03 de julho de 2025

A Câmara Municipal entregou o Diploma de Honra ao Mérito ao 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Araraquara em Sessão Solene realizada no Plenário do Legislativo na tarde de quarta-feira (2),...



Assistência Social

03 de julho de 2025

A Prefeitura de Araraquara realiza, na sexta-feira (4), a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, um dos principais espaços de debate e participação popular sobre as políticas públicas do...



Banheiros de praça do Jardim Imperador precisam de manutenção e melhorias

03 de julho de 2025

Em indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Michel Kary (PL) pede manutenção e melhorias nos banheiros da Praça Guido Michetti, localizada na Rua Franz Arnoldi, no Jardim Imperador.   Segun...



Em reforma desde 2023, praça da Igreja São Geraldo precisa de atenção

03 de julho de 2025

Passando por obras de revitalização desde meados de 2023, com investimentos de mais de R$ 1 milhão, a praça da Igreja São Geraldo precisa de atenção em diversos pontos.   Em três indicações encam...



Araraquara registrou mais de 5,5 mil ocorrências criminais nos últimos 12 meses

02 de julho de 2025

Com o objetivo de promover maior transparência sobre o serviço de segurança pública no Município, em abril, a vereadora Maria Paula (PT) enviou o Requerimento nº 735/2025 à Prefeitura, solicitando...



GiraFeira (06/07)

02 de julho de 2025

No domingo (6), a Vila Harmonia recebe mais uma edição do GiraFeira, evento que leva arte, lazer e cultura para os bairros da cidade. A programação gratuita acontece das 17 às 22 horas, na Praça do...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!