Notícias



Coordenadoria responde sobre funcionamento da Estratégia de Saúde da Família

Vereador João Clemente (PSDB) havia feito diversos questionamentos ao serviço

890


Centenas de pessoas procuram e recebem atendimento nos equipamentos públicos de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Buscando entender as questões que envolvem esses equipamentos, o vereador João Clemente (PSDB) encaminhou, no dia 2 de julho, o Requerimento nº 614/2021 à Prefeitura.

Em resposta, a coordenadora executiva de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde, Talitha Martins, explicou que todas as pessoas que procuram a unidade de saúde são abrigadas. “Por acolhimento, entende-se uma escuta qualificada por um profissional da equipe de saúde da Estratégia de Saúde da Família, para compreensão da necessidade do usuário. Nem todo acolhimento gera atendimento médico, uma vez que as necessidades do usuário podem ser atendidas através da consulta de enfermagem, de procedimento técnico ou, ainda, de algum tipo de orientação ou encaminhamento”.

A coordenadora informa que existe um limite de atendimentos que a equipe consegue acolher com qualidade em cada turno. “Urgências e emergências são devidamente encaminhadas para as Unidades de Urgência e Emergência (UPAs). Existe uma classificação de risco para priorizar o atendimento médico”.

Segundo Talitha, a porcentagem de encaminhamentos pode variar de equipe para equipe, de acordo com as características, perfil da população e vulnerabilidades de cada território onde a unidade de saúde está situada. “A Estratégia de Saúde da Família preconiza um índice de resolutividade em torno de 85% dos casos atendidos. Neste caso, 15% da população assistida pela Unidade de Saúde da Família necessitará de encaminhamentos para médicos especialistas. O sistema FormSUS, do Ministério da Saúde, vinha sendo utilizado de forma que podíamos contabilizar todos os encaminhamentos para especialidades médicas no nosso município. Contudo, essa ferramenta saiu do ar e, neste momento, estamos migrando para um sistema municipal sem suporte para relatórios, para responder a porcentagem de encaminhamentos por especialidade”.

De acordo com o documento, a maioria das equipes de Saúde da Família trabalha com demanda espontânea e atendimentos agendados, de acordo com a necessidade de seguimento das condições de saúde, como: doenças crônicas (hipertensão, diabetes), gestantes, crianças, saúde mental etc. “Para tanto, reservam-se, geralmente, as primeiras horas da manhã e da tarde para as demandas espontâneas. Isto é, o usuário com alguma queixa busca o atendimento na equipe.”

 

Médicos

Atualmente, todas as equipes de Saúde da Família contam com a presença de um médico. “Pode acontecer de, temporariamente, haver a necessidade de realizar um remanejamento interno ou trabalharmos com escala para não deixar as equipes sem esse profissional. Contudo, pode acontecer de o médico se afastar por motivo de doença, nojo, pedido de demissão, férias, entre outras situações. Caso não haja concurso vigente com a disponibilidade do profissional em lista de espera, há necessidade de realização, novamente, de um concurso público para preencher as vagas. Até que as vagas disponíveis sejam preenchidas por profissionais concursados, elas são preenchidas através de escalas de revezamento entre os médicos da Atenção Básica do município. Atualmente, todas as equipes contam com médicos, sejam concursados, sejam médicos advindos do Programa Mais Médicos para o Brasil, do Ministério da Saúde. No ano de 2021, na ocorrência de falta de médico em alguma unidade de saúde, esta foi atendida através da escala médica. O prazo médio que uma unidade fica sem médico gira em torno de uma semana.”

Talitha finaliza informando que “já tivemos médicos folguistas para cobrir as ausências dos profissionais médicos. Porém, entre 2020 e 2021, tivemos maior demanda de médicos para atender nos polos de Covid-19, não podendo contar mais com essa cobertura, além de pedidos de exoneração de alguns profissionais e não aceitação da vaga por profissionais aprovados em concurso público”.


Publicado em: 29 de julho de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento cobra medidas para reduzir impacto de novo residencial em rede de saúde e educação

16 de dezembro de 2025

Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

16 de dezembro de 2025

Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na red...



Manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública são alvo de questionamentos

16 de dezembro de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara....



Câmara vota abertura de crédito de R$ 2 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (17)

16 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta.   De autoria da Prefeitura, o Projeto de...



Moradores pedem reforço em fiscalização de ambulantes no Jardim Adalberto Roxo

16 de dezembro de 2025

A intensificação da fiscalização de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, motivou o vereador Aluisio Boi (MDB) a encaminhar a Indicação nº 5636/2025 à P...



Adequações no trânsito do Jardim do Bosque são solicitadas à Prefeitura

16 de dezembro de 2025

Dois pedidos para melhorias no trânsito do Jardim do Bosque foram enviados à Prefeitura pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos).   As sugestões foram ouvid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!