860
Araraquara ganhou mais um cidadão na noite de quinta-feira (15). Em solenidade marcada pelo clima musical, o cantor Daniel Ianni recebeu o Título de Cidadão Araraquarense no Plenário da Câmara Municipal.
No início da Sessão Solene, um vídeo com diversos depoimentos destacou o amor do homenageado pela música e por Araraquara.
Autor da indicação, o vereador e 2º secretário da Casa de Leis, Edson Hel (PPS), afirmou ser “uma honra dar meu primeiro título para o senhor. É merecedor de todas as palavras ouvidas hoje neste Plenário. Que a música continue transmitindo para todos a beleza da sua alma”.
Para o vice-prefeito Damiano Neto (PP), que representou o prefeito Edinho Silva (PT), “é muito importante esse reconhecimento feito aqui hoje para a cidade. Nada mais justo. É uma gratidão de Araraquara”.
“É uma alegria imensa estar nesta Sessão. Quero parabenizá-lo por essa honraria. Seja bem-vindo!”, disse o vereador Elias Chediek (MDB), representando o presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB).
Após receber o título ao lado da esposa, Glória, Ianni agradeceu a todos. “Resido em Araraquara há 81 anos e recebo essa honraria com muito orgulho. Só procurei fazer o bem sem olhar a quem. Minha paixão maior sempre foi a família. Obrigado povo de Araraquara, cidade que foi acolhedora e fraterna. Que continue assim!”
Encerrando a solenidade, a esposa do vereador Edson Hel, Vânia Soares, entregou flores à esposa do homenageado.
Sobre o homenageado
Daniel Ianni nasceu na cidade de Taquaritinga, em 13 de dezembro de 1930. Seu pai, que era sapateiro, em busca de melhores condições de vida, mudou-se com a família, mulher e sete filhos, para Araraquara, em 1942. Foi uma infância difícil e pobre, mas nem por isso, ruim. Ianni só cursou até o terceiro ano primário, pois tinha que trabalhar para ajudar no sustento da casa.
Na juventude, foi zelador e trabalhou em uma sorveteria, em uma fábrica de óleo, na Nestlé, Clube Náutico, e nos Correios, onde ficou até aposentar-se, em 1980. Mas Ianni sempre foi artista, cantor e instrumentista. Foi integrante do Trio Coringa de bossa nova e bolero, formado em 1956, juntamente com o irmão Geraldo e o primo Dirceu, que fez muito sucesso na década de 1960, apresentando-se com diversos artistas de renome nacional. Conheceu Airton e Lolita Rodrigues, Mazzaropi e muitos outros. Cantou até no “Jô Soares Onze e Meia”. Em um dos shows, Glória Bertolini, então com 16 anos, estava na plateia em Ibitinga. Três meses depois de conhecê-la, se casaram. Hoje formam uma família com quatro filhos: Mara Regina, Glória, Rita e Daniel Filho. A história da música na vida de Ianni foi intensa. Em 1965, com a fusão do Trio Coringa e do grupo Marajó, nasceu o grupo Namorados do Samba, sucesso nos anos 1960 e início dos anos 1970. Depois, Arte Vocal, formado pelo amigo Osmar Placeres e sua filha Mara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.