144
Uma Audiência Pública da Câmara irá debater os desdobramentos do 8 de janeiro de 2023, quando atos de vandalismo, em protesto pelo resultado das eleições presidenciais do ano anterior, foram realizados em Brasília (DF).
O evento será nesta quinta-feira (8), às 18h30, no Plenário do Legislativo, e foi convocado pelos vereadores Paulo Landim (PT), Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Maria Paula (PT) e Guilherme Bianco (PCdoB).
No requerimento de agendamento da audiência, os parlamentares afirmam que o debate dará “especial atenção ao papel desempenhado pelo município de Araraquara no fortalecimento dos valores democráticos, no contexto das manifestações que ocorreram em nível nacional”.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estava em Araraquara naquele 8 de janeiro. Na oportunidade, juntamente com ministros do Governo Federal, Lula vistoriava estragos causados por fortes chuvas na cidade para, posteriormente, anunciar o envio de recursos para as obras de reconstrução.
Naquela mesma tarde de domingo, manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, na capital federal. Foi de dentro da Prefeitura de Araraquara que Lula e seus auxiliares decidiram as medidas de segurança a serem executadas durante aquele momento.
“Tal fato fez com que Araraquara se tornasse, ainda que de forma circunstancial, o centro simbólico do Brasil, projetando o município para o cenário nacional em um dos momentos mais decisivos da história democrática brasileira”, declaram os vereadores no documento.
Até dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia condenado 810 pessoas por envolvimento nos atos antidemocráticos. Desse total, 29 réus foram condenados pelo planejamento e pela articulação do movimento — a maioria foi enquadrada nos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Autoridades
O requerimento convida para o evento representantes da Presidência da República, do Governo do Estado, da Prefeitura de Araraquara, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Araraquara, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e da Universidade de Araraquara (Uniara).
Também são convidadas as deputadas estaduais Márcia Lia (PT) e Thainara Faria (PT), além de representantes de partidos políticos, de entidades da sociedade civil e de sindicatos de Araraquara.
Onde assistir
A Audiência Pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Instituto de Química da Unesp, em parceria com a Prefeitura, está com processo seletivo aberto para o Cuca 2026 (Cursinho Unificado do Câmpus de Araraquara). As inscrições seguem abertas até o di...
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa que, a partir deste mês, todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) permanecerão fech...
O Alistamento Militar de 2026 segue até 30 de junho, sendo obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos neste ano, inclusive os que residem no exterior. O procediment...
Araraquara recebe o projeto “Museu Catavento: Ciência que vai até você”, iniciativa do Museu Catavento — instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo...
A necessidade de manutenção do parque localizado na avenida Oswaldo Tedesco, no bairro Yolanda Ópice, é tema da Indicação nº 35/2026, enviada ao Poder Executivo pelo vereador Aluisio Boi (MDB)....
O prazo para adesão ao programa Negocia Araraquara, que permite a regularização de débitos fiscais junto ao município, foi prorrogado até 31 de janeiro de 2026. A iniciativa inédita oferece aos con...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.