Notícias



Dia Municipal de Doação do Leite Humano será realizado em 18 de maio

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) e equipe da Fungota discutem detalhes da programação

1196


Na quarta-feira (24), os preparativos para as comemorações do Dia Municipal de Doação do Leite Humano em Araraquara tiveram seu pontapé inicial com uma reunião na Fungota entre o vereador Rafael de Angeli (PSDB), autor da Lei Municipal nº 8.933/2017, que instituiu a data, a diretora executiva da Fungota, Lúcia Ortiz Lima, a diretora técnica da instituição, Emanuelle Laurenti, a coordenadora do Posto de Coleta de Leite Materno, Mayara Assone, e a estudante de Enfermagem Ângela Regina Vais.

 

O grupo discutiu as atividades que serão oferecidas no dia da comemoração, que será realizada no Parque Infantil. “Inicialmente, tínhamos pensado na Praça Santa Cruz, mas chegamos à conclusão de que o Parque Infantil oferece a mesma visibilidade, porém com mais sombra e espaço para as pessoas se acomodarem”, explica Emanuelle.

 

A equipe da maternidade já entrou em contato com a Prefeitura, que cederá mesas, cadeiras e barracas para o evento. Entre as atividades planejadas, estão dramatizações, palestras e orientações para mamães, atuais e futuras, sobre os benefícios da amamentação, com dicas sobre posicionamento dos bebês e outras informações úteis. “Podemos convidar mães que amamentam, doadoras ou não, para se reunirem, amamentarem seus filhos e trocarem ideias com os participantes. Atualmente, contamos com cerca de 50 mães cadastradas, sendo dez as doadoras frequentes”, diz Mayara. “Também seria interessante convidar doulas, avós e tias, ou seja, outras pessoas que acabam influenciando a prática da amamentação nas famílias”, acrescenta Ângela.

 

Durante todo o dia, serão distribuídos panfletos informativos sobre amamentação e sobre o funcionamento do Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite. “Providenciaremos programação para o dia todo. O interessante de um evento como este é a possibilidade de alcançar um maior número de pessoas do que nos atendimentos na maternidade, é um público muito mais amplo e variado”, observa Lúcia.

 

O gabinete de Angeli ajudará a divulgar o evento. “É um tema importante, que deveria ser levantado o ano todo, pois envolve muitos mitos e preconceitos que precisam ser derrubados. Por exemplo, a ideia de que faltará leite para o próprio filho se uma mulher doar; é exatamente o contrário: quanto mais se doa, mais o organismo produz leite. Queremos sensibilizar as mulheres aptas à doação para colaborarem com o Posto de Coleta da Gota, que presta um excelente serviço no município”, conclui o parlamentar.

 

O evento acontecerá no Parque Infantil no dia 18 de maio, sábado, das 8 às 17 horas.

 

Como doar

O leite que chega ao Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite é destinado às crianças da UTI Neonatal da Gota e do Hospital São Paulo. São priorizados os bebês prematuros e os que estão abaixo do peso e não sugam as mamas voluntariamente. O leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto antes de ser ofertado a uma criança. A primeira doação deve ser previamente agendada com a equipe do Posto de Coleta na Gota de Leite, localizada na Rua Carlos Gomes, 1.610, no Centro.

 

O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, com horários pré-agendados para triagem e doações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3305-1530.


Publicado em: 30 de abril de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!