Notícias



Diabetes tipo 1: pacientes terão prioridade em exames que precisem de jejum

Dois Projetos de Lei sobre o tema foram aprovados após votações unânimes na 32ª Sessão Ordinária

3165


Em votações unânimes, foram instituídas na cidade a “Política Municipal de Atenção e Apoio Integral à Criança com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1)” e a prioridade de atendimento em exames que precisem de jejum total. Os projetos de lei foram discutidos na 32ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (09).

 

O PLs 241 e 242/2025 foram assinados pelas vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula (todas do PT) e pelos vereadores Alcindo Sabino e Paulo Landim (ambos do PT), Aluisio Boi e Marcão da Saúde (ambos do MDB), Cristiano da Silva (PL) e Guilherme Bianco (PCdoB).

 

De acordo com o texto da legislação, em exames realizados na rede pública de saúde, pessoas com diabetes tipo 1 terão prioridade “compatibilizada com situações de urgência e emergência, sem prejuízo de outras prioridades previstas em lei”. Para isso, será necessário informar o profissional responsável pela coleta e apresentar laudo médico que ateste a condição.

 

“Pode parecer só um detalhe, mas, para quem convive com a doença, é uma questão de saúde e segurança. Uma pessoa com diabetes tipo 1 em jejum por muito tempo corre risco de hipoglicemia grave, de desmaiar na fila, de ter uma convulsão e, consequentemente, chegar a óbito”, contribuiu Thais Quirino dos Santos, mãe de uma criança com DM1, na Tribuna Popular.

 

“Esse projeto emerge, principalmente, daquelas pessoas que necessitam de políticas públicas, das pessoas que são contribuintes e que não têm a devolutiva da contribuição dos seus recursos, porque a seus filhos são negadas políticas básicas”, disse Filipa.

 

Já a Política Municipal é baseada em quatro eixos e tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a doença, garantir apoio a familiares responsáveis pelo monitoramento da glicemia, facilitar o acesso a tecnologias de controle glicêmico, como os sensores contínuos de glicose, e combater o preconceito e a desinformação sobre o assunto.

 

“Esses dois projetos de lei foram pensados e criados coletivamente, sobretudo pelas pessoas que convivem com isso”, relembrou Guilherme Bianco.

 

“Espero que essas duas leis tornem, cada dia mais, essa doença visível para a sociedade. Espero que essa lei seja só um ponta-pé inicial, não só para o nosso município, mas para o estado e a União também”, comentou Maria Paula.

 

A doença e a mobilização

As legislações foram criadas a partir de mobilização de mães que compartilharam com os vereadores, na Audiência Pública “Diabetes Tipo 1 – Araraquara na luta por direitos”, relatos sobre as dificuldades enfrentadas no cuidado com pessoas acometidas pela diabetes tipo 1.

 

A DM1 é uma doença autoimune crônica que não pode ser prevenida ou revertida e demanda cuidados contínuos, como aplicação de insulina e monitoramento da glicemia, além do acesso a tecnologias, como sensores de glicemia e bombas de insulina.

 

De acordo com a justificativa do PL 241/2025, “a falta de acesso contínuo a insumos, a necessidade de maior acolhimento nas escolas, a capacitação de profissionais da saúde e da educação, e, sobretudo, a urgência em promover conscientização sobre o que é o diabetes tipo 1, desmistificando a doença e garantindo respeito, inclusão e dignidade às pessoas que convivem com ela” foram algumas das necessidades apontadas por pessoas que convivem com a doença.

 

Os projetos seguem, agora, para o Poder Executivo, onde poderão ser sancionados ou vetados.


Publicado em: 10 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Chafariz da praça da Igreja São Geraldo precisa de manutenção

29 de janeiro de 2026

A necessidade de manutenção do chafariz localizado na Praça da Igreja São Geraldo foi apontada em Indicação enviada pelo vereador Marcelinho (Progressistas) à Prefeitura.   De acordo com o docume...



Documento pede informações sobre medicamentos adquiridos e prescritos em Araraquara

29 de janeiro de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre os benzodiazepínicos e antidepressivos adquiridos e prescritos no município de Arara...



Escolinhas de Esportes (02/02)

29 de janeiro de 2026

O programa Escolinhas de Esportes, da Prefeitura de Araraquara, abre inscrições na próxima segunda-feira (2) para aulas gratuitas destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As matrículas...



Segunda via IPTU (29/01)

29 de janeiro de 2026

A Prefeitura liberou a emissão online da segunda via do IPTU 2026, facilitando o acesso dos contribuintes ao documento de forma rápida e sem a necessidade de sair de casa. O serviço já está disponí...



Licitação para construção de praça no Santa Mônica está prevista para março

29 de janeiro de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura em novembro do ano passado, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), pediu informações sobre o terreno, projeto e cronogr...



Documento cobra convocação de aprovados em processo seletivo para agente de combate às endemias

29 de janeiro de 2026

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB), em Indicação encaminhada à Prefeitura de Araraquara, solicita que o Poder Executivo convoque candidatos classificados em processo seletivo para o cargo de agent...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!