Notícias



Documento propõe nome de Alípio Pedro de Carvalho para logradouro público em Araraquara

‘Sua história de vida é um exemplo de dignidade, trabalho e amor à cidade onde viveu por décadas”, comenta o vereador Coronel Prado (Novo)

892


O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou à Prefeitura uma indicação sugerindo que o nome de Alípio Pedro de Carvalho seja considerado para nomear uma rua, avenida ou outro logradouro público do município de Araraquara.

 

“A proposta tem como objetivo homenagear uma figura marcante na história local, cuja trajetória foi marcada por trabalho, fé, dedicação à comunidade e um legado de solidariedade. Seo Alípio faleceu em janeiro de 2025”, explica o parlamentar.

 

Nascido em Ribeirão Preto (SP) em 14 de agosto de 1937, Alípio Pedro de Carvalho se mudou ainda jovem para São Simão (SP), onde iniciou sua vida profissional em uma pequena fábrica de meias. Mais tarde, se estabeleceu em Araraquara, onde trabalhou na fábrica Lupo, chegando ao cargo de encarregado.

 

“Mas foi fora do ambiente de trabalho que Alípio mais se destacou. Ativo frequentador do Clube Melusa, ele idealizou um campeonato esportivo entre funcionários, promovendo lazer e integração entre famílias. O evento logo se tornou tradição na cidade, com ampla repercussão na mídia local. Atento à participação feminina, também criou o Concurso de Rainha e Princesas do Melusa, que se tornou um dos pontos altos das festividades”, pontua Prado.

 

O vereador destaca que, mesmo após se aposentar, aos 74 anos, Alípio não parou. Ingressou no ramo imobiliário como corretor e exerceu a nova profissão por mais oito anos. “Além disso, manteve forte atuação na Paróquia de São Sebastião e no Grupo Vicentino, engajado em ações beneficentes, como ajuda a asilos e distribuição de cestas básicas.”

 

O parlamentar reforça que, com apenas 30% de visão no olho direito e cego do olho esquerdo, Alípio jamais se deixou abater. “Viveu com coragem, fé e um espírito de superação admirável. Casado por 54 anos com Maria de Lourdes Mendes de Carvalho, foi pai de três filhos, avô de quatro netos e bisavô de Henrique.”

 

“Sua história de vida é um exemplo de dignidade, trabalho e amor à cidade de Araraquara, onde viveu por décadas. A homenagem proposta visa a eternizar sua memória e contribuição à comunidade local”, finaliza Prado.


Publicado em: 07 de abril de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Críticas a encerramento do ensino integral de escolas e mobilização por reversão marcam Audiência Pública

19 de novembro de 2025

  A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...



Programa ‘Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos’ é aprovado na Câmara

19 de novembro de 2025

Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...



Agenda Cultural – 19/11

19 de novembro de 2025

Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...



Agenda Esportiva – 19/11

19 de novembro de 2025

Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...



USF do Parque das Laranjeiras necessita de reforma emergencial

19 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...



Vereadores sugerem campanha municipal de conscientização sobre a ludopatia

19 de novembro de 2025

A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!