65
Em Sessão Solene realizada na Câmara na noite desta quinta (27), a Cooperativa Educacional de Araraquara (Coeducar) recebeu o Diploma de Reconhecimento Público. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora do Legislativo por iniciativa do presidente da Casa, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).
Durante a cerimônia, o chefe do Legislativo relatou ter estudado na Coeducar e enfatizou o papel exemplar da instituição como uma cooperativa educacional. “Araraquara precisava reconhecer a Coeducar pelo trabalho feito nesses mais de 30 anos de história”, elogiou.
Representando o prefeito Dr. Lapena (PL), a secretária municipal de Comunicação, Paula Cardoso, frisou que a Coeducar é hoje referência na cidade, citou o papel transformador da educação e mencionou os impactos positivos trazidos pela escola. “Saíram de lá pessoas que contribuem muito”, sintetizou.
Cassio Lara Resende, presidente do Conselho Administrativo da Coeducar, manifestou gratidão pela homenagem e enalteceu as características da instituição. “A Coeducar nasceu do espírito cooperativista e do desejo de famílias e educadores de construírem, juntos, uma escola baseada em valores como a colaboração, a responsabilidade, o respeito e o compromisso com o futuro”, declarou.
Há 25 anos na Coeducar, sendo 11 como diretora pedagógica, Andréia Formichi Bianchini estendeu os cumprimentos ao corpo docente e aos funcionários da cooperativa. “A Coeducar faz a diferença e é uma escola do futuro”, concluiu.
História
A Coeducar foi criada em 4 de março de 1993, após mobilização iniciada em 1992 por Daphinis Pestana Fernandes e Antônio Carlos de Mello Franco, inspirados em uma experiência de ensino cooperativo em São José do Rio Preto (SP).
Formalizada com 301 cooperados em solenidade realizada na Unesp, a escola foi construída em terreno cedido em comodato pela Prefeitura e iniciou suas atividades com cerca de 1.300 matrículas, da educação infantil ao ensino médio.
Ao longo de três décadas, passou por diferentes gestões, ampliações estruturais e atualizações pedagógicas, enfrentando desafios administrativos, queda no número de alunos e impactos da pandemia, mantendo funcionamento baseado na participação dos cooperados. Hoje, segue atuando como instituição de ensino organizada em modelo cooperativista.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
“Se te faz sofrer, não é amor” foi o tema de uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara, na noite desta quarta-feira (26). O evento foi convocado e mediado pela vereadora Fabi Virgílio (...
O Programa nos Bairros “Cuidando da Nossa Morada” realiza sua última edição de 2025 neste sábado (29), das 9h às 12h, na Emef “Ruth Cardoso”, levando serviços públicos diretamente aos moradores do...
A CPFL Energia realiza, neste sábado (29), das 9h às 13h, uma feira de empregabilidade com 30 oportunidades para quem deseja iniciar carreira na companhia. O evento, gratuito, acontece no Auditório...
A 6ª edição da Bienal Internacional da Gravura “Lívio Abramo” acontecerá entre os dias 1º e 18 de dezembro de 2025. A mostra reúne 300 obras de artistas brasileiros e estrangeiros no Teatro Municip...
Com o objetivo de discutir alterações na Lei Complementar nº 18/1997, que institui o Código de Posturas do Município, a Câmara Municipal irá promover uma Audiência Pública sobre o tema. A iniciativ...
Seis meninas de até 14 anos de idade gestantes são acompanhadas pelo serviço de saúde da Prefeitura de Araraquara. No total, 105 adolescentes e jovens de até 19 anos grávidas são atendidas na rede...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.