Notícias



'Estupro virou um crime de oportunidades', diz secretária em encontro de violência contra a mulher

Evento foi organizado pela Comissão da Mulher Advogada da OAB em parceria com a Frente Parlamentar de Araraquara

299


"O estupro virou um crime de oportunidades. A sociedade não pode mais aceitar esta situação. Os nossos homens precisam nos ajudar a acabar com a criminalidade, ainda mais desta natureza, que cresceu 18%, em 2012." A opinião foi da secretária adjunta do Programa Enfrentamento, Combate à Violência e Políticas Públicas para as Mulheres do Governo Federal, Rosângela Riggo, durante o 1º Encontro de Enfrentamento e Combate à Violência Contra Mulher, realizado na manhã do sábado (9) no auditório da Universidade Paulista de Araraquara (Unip).

 

Rosângela representou a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. “Eventos como este são importantes para discutirmos leis e políticas públicas com quem é de dever.”

 

Violência foi o tema debatido no evento organizado pela Comissão da Mulher Advogada da OAB – 5ª Subseção de Araraquara em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Gabriela Palombo (PT). “Esse encontro também serviu para a promoção de um balanço sobre a Lei Maria da Penha, além de debater os próximos passos para a tão sonhada erradicação da violência doméstica”, afirmou.

 

Também participaram autoridades e lideranças locais debatendo a questão da violência contra mulher, políticas públicas, além de chamar atenção para a Lei Maria da Penha, que completou sete anos em 2013.

 

Gabriela parabenizou a Comissão da Mulher Advogada pela iniciativa do encontro. “É um orgulho participar de um evento como este, onde mulheres como estas fazem desta luta a sua alma”, disse. “A Frente Parlamentar e a atuação da OAB tem um papel fundamental na garantia dos direitos das mulheres.” Para a vereadora, essa parceria tende a aumentar com a proposta de uma Procuradoria da Mulher em Araraquara.

 

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Araraquara, Carla Missurino, falou sobre a luta travada contra a violência doméstica. “Fico feliz em ver a sociedade e o Poder Público engajados nesta luta, nesta causa que também é social e judicial”, afirmou. “Pensar em políticas públicas para a mulher é também pensar na família. Temos que fazer o nosso papel. Há de haver solução moral e na lei para os casos de violência doméstica.”

 

De acordo com o deputado estadual Edinho Silva (PT), as  mulheres representam mais de 51% da população brasileira e é inaceitável que o país tenha mais de 50 mil estupros por ano. “A presidenta Dilma Rousseff mostrou sua indignação diante do aumento em 18% dos casos de estupro em 2012. Não podemos permitir que esse número continue crescendo. Precisamos de medidas urgentes para garantir mais segurança para as mulheres”.

 

Presença

O evento também contou com a presença do presidente da 5º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Araraquara, Dr. João Milani Veiga; da deputada estadual Telma de Sousa (PT); da professora do núcleo de Estudos de Gêneros de Araraquara (NEGar), Lucila Scavone; da presidente da Comissão da Mulher Advogada da seccional de São Paulo, Gislaine Caresia; da advogada, membro da Comissão da Mulher Advogada de Araraquara e ex-vereadora, Márcia Lia; da delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Jaboticabal e Sertãozinho, Andréia Fogaça Nogueira; do comandante do 13º Batalhão de Policia Militar de Araraquara, capitão PM Fábio Ricardo Ferreira; da guarda municipal Juliana Záccaro, integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres; e do cirurgião plástico Rafael Biazotti; entre outras autoridades.


Publicado em: 11 de novembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Nipo Araraquara recebe homenagem da Câmara Municipal

30 de junho de 2025

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Araraquara recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara na noite da sexta-feira (27) na sede de campo da entidade. A h...



Uso de celulares corporativos para agentes de saúde e combate a endemias é indicado à Prefeitura

30 de junho de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) protocolou uma indicação à Prefeitura solicitando a aquisição de aparelhos celulares corporativos para uso dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e dos agentes de...



Situação de trabalhadores de empresas do ramo financeiro será debatida na Câmara

30 de junho de 2025

A partir das 18 horas da quinta-feira (3), a Câmara recebe a Audiência Pública “Terceirização e precarização dos trabalhadores e das trabalhadoras em empresas do ramo financeiro”, convocada pelo ve...



Editais FliSol

30 de junho de 2025

Foram lançados dois novos editais para a 4ª edição da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol), que será realizada no início de novembro, para curtas-metragens e para autores independentes e peque...



Acessibilidade no Teatro Municipal é alvo de indicação parlamentar

30 de junho de 2025

No dia 13 de junho, a vereadora Geani Trevisóli (PL) enviou a Indicação nº 2958/2025 à Prefeitura, solicitando a instalação de uma rampa de acessibilidade no palco do Teatro Municipal, localizado n...



Moradores pedem manutenção de bancos da Praça do Faveral

30 de junho de 2025

Moradores da Vila José Bonifácio entraram em contato com o vereador Michel Kary (PL) e relataram problemas nos bancos da Praça do Faveral. Por isso, o parlamentar esteve no local para verificar a s...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!