Publicado por: Foto: Diretoria Regional de Ensino
61
A Câmara Municipal aprovou, na Sessão Ordinária da última terça-feira (20), a criação do “Dia da Memória e da História da Escola Estadual Bento de Abreu” no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara. A data será celebrada sempre em 25 de outubro, aniversário de fundação da instituição.
O Projeto de Lei nº 413/2025, que oficializa a homenagem ao EEBA, é de autoria da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Causa Animal, formada pela vereadora Fabi Virgílio (PT), presidente, e pelos vereadores Alcindo Sabino (PT) e Marcelinho (Progressistas).
A proposta surgiu no Parlamento Jovem 2025, quando foi apresentada pelos alunos Ana Carolina Melo e João Pedro de Souza Marques, que estudam no EEBA. Na sessão oficial do projeto, em outubro do ano passado, os estudantes tiveram a iniciativa apadrinhada pelo vereador João Clemente (Progressistas).
Após a aprovação no Legislativo, o texto segue para sanção da Prefeitura para se tornar lei.
A data poderá ser celebrada com atividades como:
- atos simbólicos de homenagem a ex-professores, ex-funcionários e ex-
alunos, incluindo os já falecidos;
- exposições de acervos científicos, fotografias, troféus, uniformes antigos e outros itens de relevância;
- registro de depoimentos orais e escritos para preservação de memória institucional;
- criação e manutenção de uma “Cápsula do Tempo da Escola Estadual Bento de Abreu”, aberta a cada 25 anos, com cartas, objetos e mensagens deixadas por alunos e pela comunidade escolar.
A escola é uma das instituições educacionais mais tradicionais do interior paulista, com mais de um século de história. Fundada originalmente em 1914, tornou-se referência em formação acadêmica, cultural e social em Araraquara, sendo responsável pela educação de milhares de jovens que hoje contribuem em diversas áreas da sociedade.
“Mais do que uma escola, a Escola Bento de Abreu consolidou-se como um símbolo de identidade e pertencimento coletivo, carregando memórias afetivas de professores, funcionários, alunos e ex-alunos. Reconhecê-la oficialmente como Patrimônio Histórico, Cultural e Educacional de Araraquara é um ato de justiça e valorização da memória da cidade”, afirma a justificativa do projeto.
A comissão da Câmara ainda destaca que a iniciativa não gera despesas à Prefeitura, pois “sua execução será feita de maneira autônoma e voluntária pelos alunos e comunidade escolar, cabendo ao Município apenas o reconhecimento legal e a inclusão da data no calendário oficial”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O “Mês de Prevenção à Diabetes em Adolescentes” foi oficialmente incluído no Calendário de Eventos de Araraquara após votação realizada na primeira Sessão Ordinária realizada na Câmara em 2026. O p...
O asfalto na Avenida Doutor Mário Arantes de Almeida, no trecho entre as ruas Pedro Martini e Armando Salles Oliveira, na Vila Nice, precisa de reparos. O apontamento é feito pelo vereador Marcelin...
A vereadora Filipa Brunelli (PT) apresentou Indicação ao Executivo, solicitando o reforço no patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) nas imediações do restaurante Bom Prato, localizado na Ave...
Os vereadores aprovaram, em Plenário, durante a 46ª Sessão Ordinária realizada na terça-feira (20), o Substitutivo nº 2 ao Projeto de Lei nº 41/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), q...
No domingo (25), a Praça das Bandeiras, no Centro, recebe a Feira AQA Criativa e o projeto “Praçambá”, das 17 às 22 horas, com programação gratuita e aberta ao público. A feira de empreendedores re...
O Parque Infantil recebe no sábado (24) mais uma edição da Feira Tô em Casa, com programação das 10 às 18 horas. Realizado em espaço aberto e acessível, o evento reúne estandes de gastronomia e pro...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.