Notícias



Informações sobre a Santa Casa de Araraquara são solicitadas em requerimentos

Documentos do vereador Balda (Novo) questionam detalhes sobre contratos e convênios do hospital e sobre obras de reforma e ampliação do prédio

1063


Dois requerimentos de autoria do vereador Balda (Novo) solicitam informações sobre o funcionamento da Santa Casa de Araraquara.

Um dos documentos questiona:

  • A existência de contratos ou convênios vigentes entre a Santa Casa e empresas privadas ou públicas para a prestação de serviços de saúde, com solicitação de cópias dos contratos, caso existam;
  • Quem é responsável pela gerência e gestão de serviços e pessoal na área da saúde, além da administração das ações e serviços, e se há terceirização dessas funções;
  • O número de funcionários concursados do hospital, com a especificação de cargos e funções.

“Uma das nossas principais preocupações é entender como se dão os contratos e convênios entre a Santa Casa e empresas privadas. Queremos saber se existem contratos vigentes, quais empresas estão envolvidas, quais são os valores e, principalmente, se tudo está sendo feito dentro das normas legais e dos princípios do SUS”, afirma Balda.

O outro requerimento busca informações sobre as obras de reforma e ampliação do prédio da Santa Casa, incluindo:

  • A relação de todas as compras diretas realizadas pela Santa Casa desde o início da reforma e ampliação em questão;
  • Se é realizada a estimativa de despesa;
  • Quem são os agentes de contratação ou se existe comissão de contratação na Santa Casa;
  • Qual órgão é responsável pela governança das contratações e licitações de serviços e compra de materiais;
  • Se ocorreu a implementação de processos e estruturas necessários para avaliar, direcionar e monitorar os processos licitatórios e os respectivos contratos;
  • Quais as medidas tomadas pela gestão administrativa da Santa Casa no sentido de atender o interesse público nas contratações (serviços/bens), de modo a reduzir a vulnerabilidade de seus processos à corrupção;
  • Quais os procedimentos adotados para prevenir a violação dos padrões de integridade na contratação de serviços ou aquisição de bens;
  • Quais são as diretrizes adotadas pela Santa Casa para realização de compras, obras, serviços de engenharia e serviços em geral, além de especificar quais as modalidades de licitação utilizadas;
  • Se, nos casos de dispensa de licitação (contratação direta), eles foram precedidos de previsão em Plano de Contratações Anual (PCA);
  • Se são realizados Estudo Técnico Preliminar (ETP), termo de referência (TR) e projeto básico (PB), nos quais são definidos elementos como a necessidade da contratação, os requisitos da contratação, a forma de seleção do fornecedor, o modelo de execução do objeto e o modelo de gestão do futuro contrato;
  • Se as dispensas de licitação por valor são precedidas de divulgação de aviso em sítio eletrônico oficial, pelo prazo mínimo de três dias úteis, com a especificação do objeto pretendido e com a manifestação de interesse da Administração em obter propostas adicionais de eventuais interessados.

“A reforma e a ampliação da Santa Casa são custeadas com verbas públicas, o que significa que devem obedecer às regras da Lei de Licitações, garantindo a correta aplicação dos recursos. Nosso requerimento busca informações sobre como essas contratações foram realizadas e se houve respeito aos princípios legais. A fiscalização dos gastos públicos é um direito da população e um dever nosso, como representantes do povo”, explica o vereador.


Publicado em: 31 de janeiro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Importância da gestão correta de resíduos é destaque em palestra na Câmara

01 de julho de 2025

A importância da gestão correta de resíduos na construção de uma sociedade mais sustentável foi abordada em uma palestra realizada pela Escola do Legislativo (EL) no Plenário da Câmara, na tarde de...



Chamada Pública Pmais

01 de julho de 2025

A Prefeitura lançou o edital de Chamada Pública nº 001/2025 do Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (Pmais), que vai adquirir alimentos da agricultura familiar para famílias em sit...



Recolhimento de embalagens

01 de julho de 2025

Na terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento realizará o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Assentamento Bela Vista do Chibarro, das...



Câmara abre inscrições para Sessão Cidadã de julho

01 de julho de 2025

A Sessão Cidadã de julho acontece no dia 31, às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa, prevista nos artigos 185-A a 185-F do Regimento Interno, permite que cidadãos araraquarenses apresente...



Documento sugere criação de espaço público para caminhadas no Jardim Santa Thereza

01 de julho de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma indicação solicitando à Prefeitura a realização de estudos técnicos e a adoção de medidas concretas para a implantação de um espaço público destinado...



Nipo Araraquara recebe homenagem da Câmara Municipal

30 de junho de 2025

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Araraquara recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara na noite da sexta-feira (27) na sede de campo da entidade. A h...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!