Notícias



Legislativo e Executivo viabilizam recursos para reforma da Casa da Cultura

Vereador Paulo Landim (PT) e vereadora Fabi Virgílio (PT) participaram da assinatura da Ordem de Serviço

2300


O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), e a vereadora Fabi Virgílio (PT) participaram na tarde da quarta-feira (1) da assinatura da ordem de serviço para início das obras de reforma e adequação da Casa da Cultura ‘Luís Antônio Martinez Corrêa’ e do Teatro ‘Wallace Leal Valentim Rodrigues’.

O prefeito Edinho Silva (PT) lembrou que a reforma é uma escolha da população através da Plenária da Cidade do Orçamento Participativo e está orçada em R$ 3.114.156,03, recursos esses, do Governo do Estado de São Paulo articulados pela vereadora Fabi Virgílio (PT), e é a primeira grande reforma no prédio histórico, que foi construído há 109 anos.

A revitalização da Casa da Cultura sempre foi uma meta da vereadora Fabi, que discursou em nome da Câmara e relatou sua saga na busca desses recursos. Ela solicitou emendas a deputados, conseguiu entregar um ofício diretamente ao então governador João Dória, quando de sua visita a Araraquara, e por intermédio do prefeito Edinho o documento chegou ao conhecimento de Rodrigo Garcia, que assumiu o governo posteriormente.

A parlamentar sublinhou que o imóvel onde está a Casa da Cultura é o prédio coração e que representa toda a classe artística, que reivindica isso para si. “Aqui pisaram Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, aqui estudaram Zé Celso e Luís Antônio, passaram Ignácio de Loyola, Liniker, Ruth Cardoso, Jorge Amado, Fernando Henrique Cardoso e Lélia Abramo”, disse Fabi, enfatizando que “a luta, às vezes, precisa ser sistematicamente falada para não ser invisibilisada. Hoje, é um momento de grande alegria para o meu coração e para a cidade, e, em memória da Dulce Whitaker, em uma semana muito importante, já que aqui foi o local de uma de suas últimas palestras. Então, é muito simbólico que em memória da Dulce a gente assine essa ordem de serviço”.

Edinho, por sua vez, ratificou a busca da vereadora e destacou que “o processo de planejamento é por meio do Orçamento Participativo, onde a população escolhe, mas muitas vezes a gente tem que correr atrás do recurso. Estamos em um dia histórico e temos certeza que o prazo de 360 dias para conclusão da obra será adiantado. Sei que a empresa vai acelerar o processo, vai entregar mais rápido do que está no contrato. Sei que a empresa tem estrutura, suporte e capacidade técnica, e vai fazer a maior obra da história desse, que é o prédio do município com maior peso simbólico”, afirmou.

 

Reforma

No projeto de reforma e adequação da Casa da Cultura constam a substituição das telhas de barro e de todo ripamento de madeira da cobertura do prédio, substituição do assoalho e forro de madeira com aplicação de verniz antichama, reforma dos sanitários do térreo, substituição dos pisos do arquivo histórico, substituição e adequação das instalações elétricas e implantação do sistema de combate a incêndio.

Já no Teatro Wallace serão realizadas ampliação do prédio com implantação de sanitários masculino e feminino e para pessoa com deficiência (PCD), reforma da cobertura com substituição do telhado existente por estrutura metálica e telha termoacústica, rampa de acesso para PCD, substituição do assoalho de madeira do palco, substituição e adequação das instalações elétricas e implantação do sistema de combate a incêndio.

Presentes também ao ato a vereadora Thainara Faria (PT); a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; a presidente do Conselho do Orçamento Participativo (COP), Aida Matine; e o sócio-diretor da J.S.O. Construções Eirelli, empresa responsável pela reforma, Júlio Ostronoff.


Publicado em: 03 de fevereiro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Em bate-papo na Câmara, artistas destacam importância da poesia

23 de outubro de 2025

  O bate-papo “Proseando com Poesia e Processo Criativo”, realizado no Plenário da Câmara na noite desta quinta-feira (23), destacou a importância da poesia, de diversas maneiras, na sociedade e n...



CEI do Assédio Moral intensifica investigações e analisa relatos de servidores municipais  

23 de outubro de 2025

    A Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Assédio Moral no Serviço Público realizou, nesta quinta-feira (23), sua quarta reunião na Câmara Municipal de Araraquara. O grupo, que investiga denú...



Mobilização, relatos pessoais e pedidos de melhorias para a EJA marcam Audiência Pública

23 de outubro de 2025

  Um evento com mobilização, compartilhamento de relatos pessoais, pedidos de manutenção e melhorias para a educação de jovens e adultos (EJA) em Araraquara e exaltação desse modelo de ensino. Ass...



Choro das Águas (26/10)

23 de outubro de 2025

O projeto Choro das Águas terá uma tarde de atrações variadas e para todas as idades no domingo (26), na Praça do Daae – Fonte Luminosa. Na programação, destaque para a apresentação música com Sofi...



Saúde aplicou mais de 4 mil doses da vacina contra a poliomielite em bebês em 2025

23 de outubro de 2025

No fim de setembro deste ano, o vereador João Clemente (Progressistas) pediu informações à Secretaria Municipal da Saúde, por meio de um Requerimento, sobre a vacinação contra a poliomielite no mun...



Construção de ponte entre Vila Velosa e Jardim Brasília é indicada em documento

23 de outubro de 2025

A construção de uma ponte entre a Vila Velosa e o Jardim Brasília, sobre a linha férrea, foi sugerida na Indicação nº 4846/2025, enviada pelo vereador Coronel Prado (Novo) à Prefeitura.   De acor...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!