Notícias



Legislativo e Executivo viabilizam recursos para reforma da Casa da Cultura

Vereador Paulo Landim (PT) e vereadora Fabi Virgílio (PT) participaram da assinatura da Ordem de Serviço

2609


O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), e a vereadora Fabi Virgílio (PT) participaram na tarde da quarta-feira (1) da assinatura da ordem de serviço para início das obras de reforma e adequação da Casa da Cultura ‘Luís Antônio Martinez Corrêa’ e do Teatro ‘Wallace Leal Valentim Rodrigues’.

O prefeito Edinho Silva (PT) lembrou que a reforma é uma escolha da população através da Plenária da Cidade do Orçamento Participativo e está orçada em R$ 3.114.156,03, recursos esses, do Governo do Estado de São Paulo articulados pela vereadora Fabi Virgílio (PT), e é a primeira grande reforma no prédio histórico, que foi construído há 109 anos.

A revitalização da Casa da Cultura sempre foi uma meta da vereadora Fabi, que discursou em nome da Câmara e relatou sua saga na busca desses recursos. Ela solicitou emendas a deputados, conseguiu entregar um ofício diretamente ao então governador João Dória, quando de sua visita a Araraquara, e por intermédio do prefeito Edinho o documento chegou ao conhecimento de Rodrigo Garcia, que assumiu o governo posteriormente.

A parlamentar sublinhou que o imóvel onde está a Casa da Cultura é o prédio coração e que representa toda a classe artística, que reivindica isso para si. “Aqui pisaram Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, aqui estudaram Zé Celso e Luís Antônio, passaram Ignácio de Loyola, Liniker, Ruth Cardoso, Jorge Amado, Fernando Henrique Cardoso e Lélia Abramo”, disse Fabi, enfatizando que “a luta, às vezes, precisa ser sistematicamente falada para não ser invisibilisada. Hoje, é um momento de grande alegria para o meu coração e para a cidade, e, em memória da Dulce Whitaker, em uma semana muito importante, já que aqui foi o local de uma de suas últimas palestras. Então, é muito simbólico que em memória da Dulce a gente assine essa ordem de serviço”.

Edinho, por sua vez, ratificou a busca da vereadora e destacou que “o processo de planejamento é por meio do Orçamento Participativo, onde a população escolhe, mas muitas vezes a gente tem que correr atrás do recurso. Estamos em um dia histórico e temos certeza que o prazo de 360 dias para conclusão da obra será adiantado. Sei que a empresa vai acelerar o processo, vai entregar mais rápido do que está no contrato. Sei que a empresa tem estrutura, suporte e capacidade técnica, e vai fazer a maior obra da história desse, que é o prédio do município com maior peso simbólico”, afirmou.

 

Reforma

No projeto de reforma e adequação da Casa da Cultura constam a substituição das telhas de barro e de todo ripamento de madeira da cobertura do prédio, substituição do assoalho e forro de madeira com aplicação de verniz antichama, reforma dos sanitários do térreo, substituição dos pisos do arquivo histórico, substituição e adequação das instalações elétricas e implantação do sistema de combate a incêndio.

Já no Teatro Wallace serão realizadas ampliação do prédio com implantação de sanitários masculino e feminino e para pessoa com deficiência (PCD), reforma da cobertura com substituição do telhado existente por estrutura metálica e telha termoacústica, rampa de acesso para PCD, substituição do assoalho de madeira do palco, substituição e adequação das instalações elétricas e implantação do sistema de combate a incêndio.

Presentes também ao ato a vereadora Thainara Faria (PT); a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; a presidente do Conselho do Orçamento Participativo (COP), Aida Matine; e o sócio-diretor da J.S.O. Construções Eirelli, empresa responsável pela reforma, Júlio Ostronoff.


Publicado em: 03 de fevereiro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agora é Lei: projeto que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha tem aprovação na Câmara

12 de dezembro de 2025

O Projeto de Lei que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha em Araraquara foi aprovado pelos vereadores na Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (09). A proposta é de autoria do Exe...



Comunicador Alceu Patrício é homenageado com Título de Cidadão Araraquarense

11 de dezembro de 2025

  Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos.   A homenagem foi propo...



Concurso Daae

11 de dezembro de 2025

O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...



Santo Onofrezinho (21/12)

11 de dezembro de 2025

A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...



Vacinação gestantes (11/12)

11 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Mulher Segura (11/12)

11 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!