Notícias



Mais de 2.500 pacientes esperam atendimento no Crasma-A

Unidade que disponibiliza serviços de saúde mental conta com apenas oito profissionais

1831


Durante a pandemia da Covid-19, a procura por serviços de saúde mental aumentou. Levando esse fato em consideração, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) encaminhou à Prefeitura, no dia 3 de fevereiro, o Requerimento nº 96/2021, solicitando informações a respeito do Centro de Referência de Saúde Mental do Adulto de Araraquara (Crasma-A).

“Disponibilizar serviços de saúde mental é acolher uma nova realidade em que a saúde mental se faz tão importante quanto a saúde física. Devemos garantir que todos os serviços essenciais oferecidos pelo município de Araraquara estejam em pleno funcionamento”, argumentava o parlamentar no documento, onde solicitava o número de pessoas em fila de espera para serem atendidas, além do número de médicos psiquiatras e psicólogos que atendem no Crasma-A.

Em resposta, o coordenador executivo de Assistência Especializada, Misael Henrique Emílio, informou que o Centro atualmente possui uma fila de espera de 1.160 pacientes aguardando pela especialidade de psiquiatria e 1.400 pacientes aguardando por psicologia clínica.

“Tal demanda é oriunda do aumento progressivo de transtornos mentais encaminhados da Atenção Primária, somando-se ao tempo necessário de acompanhamento de um mesmo paciente por anos ou, em muitos casos, a dificuldade de realizar a alta ou a devolução do paciente à unidade de origem”, explica o coordenador. “Ainda com o advento da pandemia, ocorreu um aumento na demanda para tratamentos dessa ordem, que não foi possível ser previsto, assim como essa grave crise sanitária”, completa.

Quanto ao número de servidores, Emílio detalha que há dois psiquiatras de 20 horas semanais, atendendo 12 consultas diárias, e seis psicólogos, estando dois afastados e um se dividindo entre assistência e gestão administrativa.

“Estamos estudando quais estratégias serão adotadas a fim de minimizar a espera pelo atendimento”, finaliza o coordenador.

Bianco também fez as Indicações nº 1.066, nº 1.067 e nº 1.068, solicitando melhorias na infraestrutura do Crasma, bem como o Requerimento nº 32/2021, questionando a contratação de psiquiatra, ainda no aguardo de resposta do Executivo.


Publicado em: 09 de abril de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 20/02

20 de fevereiro de 2026

Música Com uma proposta que reflete as vivências e experiências dos seus integrantes, a banda Fenícia apresenta canções autorais de trabalhos anteriores e seu novo EP “Meu Bem”, comemorando duas d...



Agenda Esportiva – 20/02

20 de fevereiro de 2026

Seletiva vôlei masculino A Fundesport realiza no sábado (21), às 14 horas, seletiva para formação da equipe de vôlei masculino – categoria infanto. Podem participar atletas nascidos nos anos de 20...



Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB recebe Diploma de Reconhecimento Público

20 de fevereiro de 2026

Uma Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (19) marcou a entrega do Diploma de Reconhecimento Público à Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB. Dezenas de integrantes da entidade compare...



Chamamento público

20 de fevereiro de 2026

Músicos, grupos e artistas com CNPJ ou MEI sediados no município podem participar das inscrições para o chamamento público de propostas artísticas para os projetos “Choro das Águas” e “Circuito Cul...



Vagas abertas (até 06/03)

20 de fevereiro de 2026

Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais Municipais 2026 em Araraquara, com cerca de 4 mil vagas gratuitas para crianças, jovens e adultos. O programa, promovido pela Secretaria Munic...



Cursos de idiomas (até 27/02)

20 de fevereiro de 2026

Os cursos gratuitos de idiomas oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas (CELs) nas cidades de Araraquara, Américo Brasiliense, Matão e São Carlos estão com matrículas abertas. As oportunidade...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!