Notícias



Manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública são alvo de questionamentos

Informações foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB)

Publicado por: Foto: Amanda Rocha/ACidadeON

95


Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara.

 

Para o parlamentar, “o serviço de iluminação pública é essencial, indispensável à segurança da população, à mobilidade urbana e à prevenção de acidentes e da criminalidade, constituindo dever do Poder Público assegurar sua prestação de forma contínua, eficiente e universal”.

 

Bianco lembra ainda que os munícipes contribuem mensalmente, por meio da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP), com verba de natureza vinculada e finalidade específica, destinada exclusivamente ao custeio, manutenção, expansão e melhoria da iluminação pública no município.

 

“Recentemente, houve remanejamento de aproximadamente R$ 800 mil provenientes da arrecadação da CIP para outros fins que não a manutenção e operação da iluminação pública, fato que suscita questionamentos quanto à legalidade, à prioridade administrativa e ao impacto direto na prestação do serviço essencial à população”, pontua o vereador.

 

No documento, o parlamentar pergunta qual é a empresa atualmente contratada para a execução dos serviços de manutenção, reparo e troca de lâmpadas da iluminação pública no município, pedindo cópia integral do contrato vigente, incluindo seus anexos, termos aditivos, cronograma de execução, valores pagos, vigência e metas estabelecidas.

 

Pede ainda que o Executivo informe qual é o prazo contratual para atendimento das solicitações de troca de lâmpadas queimadas, contado a partir da abertura do protocolo pelo munícipe, e quantos protocolos de solicitação de troca de lâmpadas foram abertos no período de outubro, novembro e dezembro de 2025, discriminados por mês e por bairro.

 

Indaga também quantas lâmpadas foram efetivamente substituídas no mesmo período (outubro a dezembro de 2025), informando quantidade total, distribuição por bairro e prazo médio entre o protocolo e a execução do serviço.

 

Busca saber se existem bairros ou regiões com maior índice de reclamações, especialmente nas áreas periféricas e, com relatório detalhado, se aplicável.

 

Questiona ainda se há registro de ordens de serviço não atendidas ou em atraso e, em caso positivo, pede a quantidade e os motivos; e se há fiscalização contratual ativa por parte do Município, indicando o setor responsável, o servidor designado como fiscal do contrato e relatórios de fiscalização produzidos no período solicitado.

 

“O Município aplica penalidades contratuais à empresa quando constatado descumprimento de prazos ou metas? Nesse caso, pedimos que sejam informadas quais penalidades foram aplicadas nos últimos 12 meses”, coloca Bianco.

 

Encerrando, o vereador pergunta se existe planejamento ou cronograma emergencial para regularização da iluminação pública nos bairros com maior déficit, com cópia; se os recursos arrecadados por meio da CIP estão sendo utilizados exclusivamente para a finalidade legal, detalhando os valores destinados ao contrato no período de outubro a dezembro de 2025; e, considerando as denúncias de ausência prolongada de iluminação em vias públicas, quais providências imediatas o Poder Executivo pretende adotar para garantir a segurança da população.


Publicado em: 16 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento cobra medidas para reduzir impacto de novo residencial em rede de saúde e educação

16 de dezembro de 2025

Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

16 de dezembro de 2025

Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na red...



Câmara vota abertura de crédito de R$ 2 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (17)

16 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta.   De autoria da Prefeitura, o Projeto de...



Moradores pedem reforço em fiscalização de ambulantes no Jardim Adalberto Roxo

16 de dezembro de 2025

A intensificação da fiscalização de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, motivou o vereador Aluisio Boi (MDB) a encaminhar a Indicação nº 5636/2025 à P...



Adequações no trânsito do Jardim do Bosque são solicitadas à Prefeitura

16 de dezembro de 2025

Dois pedidos para melhorias no trânsito do Jardim do Bosque foram enviados à Prefeitura pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos).   As sugestões foram ouvid...



Atletismo (16/01)

16 de dezembro de 2025

A equipe de atletismo da Fundesport Araraquara teve um início de competição de destaque nos 87º Jogos Abertos do Interior, realizados em Ribeirão Preto, com importantes conquistas já no primeiro di...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!