Notícias



Menopausa: 1.153 pessoas atendidas nas unidades de saúde no 2º semestre de 2022

Informações foram fornecidas por Secretaria após questionamentos da vereadora Fabi Virgílio (PT)

655


A menopausa é o período de transição fisiológica entre as fases reprodutiva e não reprodutiva de mulheres cisgênero, homens transexuais, pessoas intersexo e não binárias, compreendendo cerca de um terço da sua vida.

Pensando nos cuidados necessários durante a menopausa, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou requerimento no início de fevereiro, solicitando informações sobre o atendimento de pessoas na menopausa pela rede pública de saúde em Araraquara.

A parlamentar destacou que o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população brasileira, constatados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem com que a temática em questão necessite de maior atenção do poder público.

Em resposta, o coordenador executivo de Assistência Especializada, Misael Emilio, informou que o acompanhamento das pacientes em transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, chamado menopausa, ocorre pela rede de Atenção Básica em Saúde (CMSs e ESFs) e na Atenção Secundária (Ambulatório de Climatério e Menopausa). “Em resumo, após médicos da Atenção Básica avaliarem e identificarem a necessidade de um cuidado mais específico, encaminham as pacientes ao Ambulatório de Atenção à Saúde da Mulher, para inserção no programa de Climatério, respeitando e seguindo um protocolo.” O protocolo pode ser consultado entre os anexos da resposta.

O coordenador explica que o atendimento inicial se dá através de acolhimento e escuta qualificada por equipe multiprofissional nas unidades de saúde, com a identificação dos motivos do contato, realizando o direcionamento para o atendimento necessário. “No último semestre, foram atendidas 1.153 pessoas com idades entre 50 e 69 anos com queixas ou problemas relacionados à menopausa”, detalha.

 

Acompanhamento e tratamento

Emilio pontua que os acompanhamentos são feitos seguindo os protocolos da Atenção Básica do Ministério da Saúde, sendo realizados oportunamente e através de convocação de pessoas em faixa etária entre 25 e 64 anos, com coleta de material para exame citopatológico e mamografia bianual para mulheres entre 50 e 69 anos e, anualmente, para pacientes com alto risco para desenvolvimento de câncer de mama, a partir de 35 anos. “Na oportunidade, exploram-se as queixas e outras demandas relacionadas ao ciclo de vida, na tentativa de resolução na Atenção Primária em Saúde ou encaminhamento para Atenção Secundária mediante a necessidade, conforme preconizado em protocolo.”

Ele afirma que existem medicações de reposição hormonal ofertadas pela rede de saúde, conforme descrito pela Gerência de Assistência Farmacêutica em ofício também anexado ao documento de resposta.

Sobre tratamentos alternativos, o coordenador relata que, no presente momento, eles não são ofertados especificamente para essa patologia. “Tais ações estão inseridas nas Práticas Integrativas Complementares (PICs) e abrangem várias outras condicionalidades.”

O mesmo ocorre em relação ao acompanhamento psicossocial, já que não há algo específico para a menopausa. “Mas quando identificada uma complicação psicológica decorrente desta condição, são encaminhadas para os serviços de saúde mental, de acordo com o grau de complexidade.”

Finalizando, Emilio detalha que o atendimento deste público teve início em agosto de 2022, com o Ambulatório de Climatério, dentro do Ambulatório de Atenção à Saúde da Mulher, sendo uma iniciativa piloto, com um olhar voltado a essa transição e suas complicações na vida das mulheres cisgênero, homens transexuais, pessoas intersexo e não binárias. “Hoje, são acompanhadas 30 pessoas, e a ideia é ir ampliando a oferta e pensando em outras possibilidades, inclusive educativas, que visem a atenuar os sintomas e melhorar a qualidade de vida no decorrer da menopausa”, completa.

 

O que é climatério?

É uma fase da vida de mulheres cisgênero, homens transexuais, pessoas intersexo e não binárias em que várias condições clínicas podem aparecer, de maneira a interferir na sua qualidade de vida e predispor a doenças que surgem em decorrência dessa fase.

O conhecimento e o adequado manejo dessas alterações traz para a pessoa climatérica uma melhor condição de saúde, tanto física como psicossocial.

 

Conscientização

Recentemente, Fabi protocolou um projeto de lei que cria a Semana Municipal da Conscientização sobre a Menopausa e a inclui automaticamente no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara.

De acordo com a propositura, o evento é uma forma de promover informação, assistência e amparo à saúde física e mental durante o período da menopausa e deverá realizado anualmente, na semana do dia 18 de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial da Menopausa, com uma série de campanhas educativas, palestras, seminários, debates e apresentação de pesquisas, tudo voltado para a melhora na qualidade de vida das pessoas na menopausa.

“A menopausa é um período de grandes alterações hormonais que resultam em sintomas físicos e psicológicos e, se não houver o devido cuidado e acompanhamento, eles podem comprometer a qualidade de vida e as relações pessoais e sociais das pessoas. Por isso, é necessário ter esta estrutura de amparo com políticas públicas eficientes, humanizadas, equitativas e integrais”, avalia a vereadora.


Publicado em: 14 de março de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

CEI da Educação tem início na Câmara Municipal

08 de maio de 2025

  Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...



Nota de pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, o Galo

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...



Audiência Pública defende criação de política municipal para uso racional de medicamentos

07 de maio de 2025

Uma Audiência Pública realizada na Câmara abordou a necessidade de criação de uma política municipal para a promoção do uso racional de medicamentos. O evento foi realizado na tarde de segunda-feir...



Ciclismo Fundesport

07 de maio de 2025

O ciclismo da Fundesport obteve quatro títulos e dois vices, além de outras boas posições na Prova Primeiro de Maio e no Campeonato Paulista de Estrada, disputados entre os dias 1º e 3 de maio, em...



Michel Kary é eleito vice-presidente da Câmara Municipal

06 de maio de 2025

  O Plenário da Câmara Municipal elegeu na tarde desta terça-feira (6) o vereador Michel Kary (PL) para o cargo de vice-presidente da Casa para o restante do biênio 2025-2026. Houve quatro candida...



Vestibular Fatec (06/05)

06 de maio de 2025

As inscrições para o vestibular da Fatec (2º semestre de 2025) seguem abertas até 6 de junho. O valor da taxa de inscrição é R$ 50. A Fatec de Araraquara disponibiliza 200 vagas em cinco cursos sup...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!