1479
“A mulher indígena e a herança ancestral na vida das cidades” foi o tema da primeira reunião, que aconteceu na segunda-feira (5), promovida pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, presidida pela vereadora Fabi Vírgílio (PT). As convidadas para falar sobre o tema foram a co-deputada do Psol, educadora, ativista do movimento indígena e doutoranda pela USP, Chirley Pankará, e Grasiela Lima, professora das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ) e integrante da Fundação Araporã, onde coordena o grupo de estudos “Educação e Relações Etnicorraciais na Temática Indígena”.
O primeiro encontro teve como característica muita conversa e esclarecimentos sobre a importância de a cidade ouvir as vozes de ancestralidade e, assim, modificar o cultivo da terra, focando mais na alimentação saudável e menos no lucro, refletir sobre o cuidado com a água, ter iniciativas priorizando o bem estar coletivo ao invés do individual, aprender a ler e conhecer a cultura indígena e seus símbolos com mais respeito, e a identificar a origem do povo brasileiro e, por consequência, de Araraquara.
“Os povos indígenas têm muito que nos ensinar. Precisamos aprender com a cultura indígena e, especialmente, com a mulher indígena a prática para um mundo onde prevaleça a coletividade e uma forma de viver mais integrada com o meio ambiente. Estamos desconectados com o planeta, e só nos re-conectarmos ao olhar para nossa ancestralidade e para as mulheres indígenas”, enfatizou Fabi.
Chirley destacou a importância de se dar voz aos indígenas e, principalmente, às mulheres indígenas que lutam para serem ouvidas em diversos campos da sociedade. Falou da luta por espaços onde as ideias e esclarecimentos possam ser feitos de maneira direta e não por alguém que fale pelos índios. “Precisamos falar sobre nossa cultura, sobre nossa história, sobre nossa origem. Existe muito branco que fala por nós e sobre nós, mas precisamos falar por nós mesmos”, afirmou.
Também foi abordada a negligência de direitos básicos às mulheres indígenas como a saúde, por exemplo, e a luta para que haja um reconhecimento e um mapeamento dos povos dentro das cidades.
Outra questão trazida pelas convidadas foi a importância da educação na escola sobre o que é a cultura indígena e sobre a existência destes povos no nosso país muito antes da chegada dos europeus. Grasiela falou sobre o projeto “A história de Araraquara não começa com Pedro José Neto”, apresentado para alunos de escolas públicas e que aborda sobre tribos que habitavam Araraquara antes da chegada do homem branco.
Participaram da reunião os vereadores Filipa Brunelli (PT), Luna Meyer (PDT) e Paulo Landim (PT). Também estiveram presentes a deputada estadual Marcia Lia (PT), a representante da Educação - Lívia Ferreira de Abreu Cavalheiro, a coordenadora de Políticas para as Mulheres - Gabriela Palombo, a coordenadora de Políticas para Pessoas LGTBQI+ - Erika Matheus, a presidente do Conselho das Mulheres - Claudete Basaglia, a representante da Comissão das Mulheres Advogadas - Isabela Veiga, a coordenadora da Economia Solidária e Participativa de Araraquara - Camila Capacle, além de professores, advogados e diversas representantes da sociedade.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...
Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...
Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...
Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...
Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...
A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.