Notícias



Museu Aberto poderá fazer parte de projeto ambiental

Vereadora Edna Martins (PV) discute área de doação para viabilizar a proposta

584


Representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Instituto de Química (IQ) da Unesp de Araraquara reuniram-se na manhã da terça feira (12) com a vereadora Edna Martins (PV) para tratar da parceria que viabiliza o projeto do Museu Aberto na cidade.

 

Segundo a parlamentar, o projeto ainda está sendo estudado em parceria com a Prefeitura. “O IQ quer contribuir com o município repondo o carbono utilizado por eles e cabe a nós darmos condições a isso”, afirma. “A Secretaria também tem boas ideias para contribuir e enriquecer a proposta da Unesp. Agora, temos que decidir pelo projeto e a área para ajustarmos os detalhes com o Executivo."

 

Para o Prof. Dr. Alberto José Cavalheiro, chefe do Departamento de Química Orgânica da Unesp, “a intenção é trabalhar em uma área com a plantação de várias espécies oriundas do cerrado e da caatinga, nossos objetos de pesquisa”. De acordo com ele, “a ideia de unir o projeto do IQ ao da Prefeitura torna a situação mais interessante, já que a proposta da Universidade, também é a de propagar o conhecimento para a sociedade.”

 

O secretário do Meio Ambiente, José Antônio Delle Piagge, ficou satisfeito com a ideia, sugerindo uma fusão com outro projeto implantado em Lençóis Paulista (SP). “Fiquei muito feliz, quando a Edna nos procurou falando sobre o projeto do Museu Aberto. Estávamos pensando numa coisa mais elaborada. Podemos unir as ideias e construir um grande projeto ambiental no Município”, diz.

 

O projeto citado por Piagge é um Horto Municipal, implantado em 2010, que abriga viveiros de mudas e uma área para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, incluindo trilhas ecológicas. Para o secretário, “esta seria uma boa referência para iniciar os trabalhos”.

 

Reflorestamento

Foram apresentadas pelo gerente de Reflorestamento Secretaria do Meio Ambiente, Fernando de João Braga, e o gerente municipal de Educação AmbientalValter Iost Teodoro, três áreas de reflorestamento, uma delas localizada no Parque do Pinheirinho. O professor Cavalheiro, ficou de analisar as áreas e decidir pela melhor, conforme as exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), junto dos membros da Secretaria.

 

Na opinião do coordenador de Planejamento Ambiental, Adalberto Cunha, “o Pinheirinho poderia ser reaproveitado para a execução da ideia”. Ele enfatiza que “lá já existe uma área que precisa ser recuperada; tem o benefício do córrego do Pinheirinho que desemboca no Rio do Ouro, o que facilitaria os trabalhos de pesquisa, além de dar segurança para os trabalhos”.

 

Sobre as três áreas citadas pela equipe técnica da Secretaria, Edna sugeriu identificá-las e destiná-las a projetos ambientais. “Podemos aproveitar e incluir esta proposta no Plano Diretor, desta forma, independe de qual área o Instituto de Química escolher, as outras duas terão a garantia de serem preservadas."


Publicado em: 12 de novembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Reforma da Emef ‘Luiz Roberto Salinas Fortes’ é tema de Requerimento

12 de janeiro de 2026

Em Requerimento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Eme...



Documentos apontam necessidade de capinação e limpeza em oito bairros

12 de janeiro de 2026

Indicações apresentadas pelo vereador Cristiano da Silva (PL) solicitam que a Prefeitura realize a capinação de mato alto, limpeza e retirada de galhos e entulhos nos bairros Melhado, Parque Reside...



IPTU – Prazo final (12/01)

12 de janeiro de 2026

Nesta segunda-feira (12), é o prazo final para efetuar o pagamento do IPTU 2026 em cota única, com desconto de 3%, ou quitar a primeira parcela do imposto. Quem optar pelo parcelamento poderá divid...



Cursos gratuitos (janeiro)

12 de janeiro de 2026

O Senai Araraquara está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos de qualificação profissional, com aulas presenciais e vagas limitadas. Entre as opções está o curso de Construtor de Te...



Saúde afirma que fornecimento do remédio Duloxetina segue sem prazo para regularização

12 de janeiro de 2026

A Secretaria Municipal da Saúde informou, por meio de resposta a Requerimento do vereador Marcelinho (Progressistas), que não é possível estabelecer um prazo para a regularização no fornecimento de...



Construção de calçada é tema de Indicação

12 de janeiro de 2026

A Rua Dalvo Antônio de Souza, no trecho entre as avenidas Pablo Picasso e Yolanda Acácio Campani, no Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo I, tem necessidade de construção de calçada. O apont...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!