Notícias



Novo método contraceptivo continua sendo sugerido à rede municipal de saúde

Indicação foi refeita à Prefeitura pela vereadora Fabi Virgílio (PT)

Publicado por: Foto: Prefeitura de Lucas do Rio Verde

1025


O Implanon é um pequeno bastão de silicone inserido no braço que libera um hormônio por até três anos, evitando a gravidez de forma eficaz e segura. Esse método contraceptivo é menos invasivo e mais prático que outros, além de ter alta taxa de eficácia (99%).

É esse método contraceptivo que a vereadora Fabi Virgílio (PT) sugere que a Prefeitura ofereça na rede pública de saúde municipal para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.

“A presente indicação busca proporcionar mais uma medida protetiva segura, reversível e que possa estar acessível às jovens e mulheres em vulnerabilidade social da nossa rede pública de saúde”, explica a parlamentar.

Fabi destaca que, de acordo com a Prefeitura de Guarujá, a implantação do Implanon resultou em uma redução de 40% na gravidez na adolescência em apenas cinco anos.

“O estudo ‘Gravidez na adolescência: principais causas e consequências’ de Clara Coelho de Carvalho observou que como fatores determinantes para a gravidez na adolescência estão o início precoce da vida sexual, influência da mídia, família, falta de informações nas escolas e equipe de saúde, violência sexual, uso de preservativo e aspectos socioeconômicos. O mau uso de métodos contraceptivos é um dos fatores responsáveis ao aumento do número de crianças e adolescentes gestantes.”

Ela ainda coloca que “em resposta ao Requerimento nº 549/2023 elaborado por este mandato, pudemos constatar que em nosso município, em 2023, tínhamos 11 gestantes na faixa etária de 10 a 14 anos, e na faixa etária de 15 a 19 anos, 206 gestantes; totalizando 217 adolescentes grávidas. Dado alarmante o número de gestações na adolescência. Gravidez na adolescência decorre de violência sexual, de exploração sexual, de casamento infantil, de relação sexual em que a menina não sabia das consequências, a prática de costumes que naturalizam a violência e desigualdade de poder na relação.”

Em Araraquara, reforça, somente no primeiro semestre de 2024, existiam mais de 150 casos de gravidez na adolescência, sendo 7 deles com crianças de 10 a 14 anos, o que configura estupro de vulnerável. “Cabe salientar que os territórios que obtém o maior número de gravidezes são os com alta vulnerabilidade social, portanto, esse novo método no município poderá auxiliar a reduzir o número de meninas e adolescentes grávidas.”

A vereadora pontua ainda que, segundo dados do Ministério da Saúde, 66% das gestações entre adolescentes são indesejáveis, indicando que as condições para que isso aconteça são: falta de informação, falta de apoio das redes familiares e comunitárias etc. “Independentemente de ser planejada ou não, a gravidez precoce aumentará o risco de morte materna e infantil, bem como o risco de parto prematuro, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia e depressão pós-parto.”


Publicado em: 23 de janeiro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

FliSolzinha (17/09)

17 de setembro de 2025

As atividades da FliSolzinha acontecem na quinta-feira (18) no Sesc. Destinada às crianças da rede pública municipal, a iniciativa busca aproximar crianças e livros e faz parte da programação infan...



PAT (17/09/25)

17 de setembro de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara oferece 26 vagas para diversas áreas, incluindo ajudante de pedreiro (5), auxiliar administrativo PCD (1), auxiliar para instalação de coif...



Pets & Cia. (17/09)

17 de setembro de 2025

A feira Pets & Cia. será realizada no sábado (20), das 10 às 19 horas, no Parque Infantil, com entrada gratuita, reunindo mais de 60 expositores de gastronomia e bem-estar animal. O evento oferece...



Vagas (17/09)

17 de setembro de 2025

Estão abertas, até o dia 30, as inscrições para vagas na Educação Infantil referentes ao ano letivo de 2026 e destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade. Gestantes também poderão realizar a pré-i...



Documento pede sinalização de trânsito no Victório de Santi II

17 de setembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Cristiano da Silva (PL) pede a implementação de sinalização de trânsito horizontal e vertical em todo o Jardim Victório Antônio de Santi II.   “A...



Ampliação do horário de funcionamento do Parque Botânico é proposta em documento

17 de setembro de 2025

O vereador Alcindo Sabino (PT) apresentou a Indicação nº 4248/2025, solicitando à Prefeitura de Araraquara a extensão do horário de funcionamento do Parque Botânico Municipal. Atualmente, o espaço...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!