Notícias



Obras de Pedro Fernandes Neto farão parte do acervo da Pinacoteca Municipal

Vereadora Fabi Virgílio (PT) e vereador Aluisio Boi (MDB) participaram do ato de entrega dos quadros

1413


Após a visita do empresário Cláudio Claudino ao presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), em julho próximo passado, para apresentar a obra do artista Pedro Fernandes Netto, os fatos foram se desdobrando. O parlamentar convidou a vereadora Fabi Virgílio (PT), que é ligada às artes, a ajudar no reconhecimento ao artista.

Vale ressaltar que Pedro Fernandes Neto é natural do Pernambuco e se fixou em Araraquara em 1989. Muito ativo, atuou no teatro do Sesi por muitos anos e foi sempre uma figura importante na igreja do Jardim América. Por problemas de saúde, perdeu a visão, mas continuou a produzir arte.

O primeiro passo foi apresentar o artista à produção da TV Câmara, que imediatamente começou a trabalhar o material da vasta obra para rodar um programa sobre o Seu Pedro, que é artista plástico, escritor e poeta. Outro desdobramento foi a exposição “Seu Pedro, o artista”, realizada no saguão de entrada da Câmara, em uma grande mostra com telas, esculturas, poemas e fotos do talentoso artista.

Agora, a obra ficará protegida e eternizada na Pinacoteca Municipal “Mário Ybarra de Almeida”. Na tarde desta segunda-feira (7), Boi e Fabi receberam Alessandra de Lima, responsável pela Gerência de Preservação do Patrimônio Histórico de Araraquara, para o ato de entrega de duas telas pintadas pelo Seu Pedro: um busto do ex-prefeito Waldemar de Santi e outro da poetiza Hilda Hilst.

“O seu Pedro tinha intenção de presentear a Câmara com os dois quadros, mas achamos por bem disponibilizá-los para a coleção do Município, que hoje conta com cerca de 900 obras”, ressaltou Fabi.

Alessandra, por sua vez, agradeceu a iniciativa da Câmara e disse que “essas obras vão enriquecer nosso acervo e que Seu Pedro ficará eternizado na Pinacoteca”.

Para Boi, um cidadão com tantos talentos deve ter sua arte guardada e seu legado preservado para que as futuras gerações conheçam as várias vertentes artísticas que nascem do povo. “O Seu Pedro simboliza isso, é um homem simples e de multitalentos: pintor, escultor e poeta, e precisa ser reconhecido em vida, que é o que estamos tentando fazer”, pontuou.


Publicado em: 07 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Guarda Civil Municipal de Araraquara recebe qualificação para operar o sistema “Muralha Paulista”

29 de agosto de 2025

Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”,...



Plano Plurianual (PPA) começa a ser debatido em série de Audiências na Câmara

29 de agosto de 2025

A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimen...



Documento pede informações sobre rede municipal de ensino de Araraquara

29 de agosto de 2025

Após receber denúncias de que escolas da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm enfrentando falta de professores, o que tem ocasionado aulas sem ministrantes e períodos de “ja...



Imóveis alugados custam mais de R$ 3,2 milhões por ano ao Município

29 de agosto de 2025

Com 50 contratos de aluguel de imóveis ativos, o Município gasta mensalmente R$ 269.568,18 em locação de prédios para o funcionamento de secretarias, serviços públicos e programas municipais. A inf...



Agosto Lilás (29/08)

29 de agosto de 2025

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania promove no sábado (30), das 9h às 13h, no CEU das Artes, o Pit Stop Agosto Lilás, uma ação de sensibilização e distribuição de placas para mot...



Avanços e obstáculos na defesa de mulheres contra violência são tema de Audiência Pública na Câmara

29 de agosto de 2025

A Câmara realizou, na noite de segunda-feira (25), a Audiência Pública “Voz e justiça: O que avançamos em 19 anos de Lei Maria da Penha?”. O evento foi convocado pelas vereadoras Fabi Virgílio, Fil...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!