Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara
3060
A modernização dos meios de pagamento aceitos pela Praça de Pedágio de Bueno de Andrada, localizada na Estrada Vicinal Graciano da Ressurreição Affonso, foi o tema do requerimento de fiscalização feito pelo vereador Rafael de Angeli (Republicanos).
No documento enviado à Prefeitura em setembro, o parlamentar justifica o questionamento apresentando dados divulgados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) em agosto de 2023. Naquela ocasião, foi publicado que mais de 64% das rodovias concedidas no estado já aceitavam o pagamento com cartão de crédito e/ou débito por aproximação, enquanto nas cabines de Araraquara o recebimento da tarifa ainda é feito apenas em dinheiro.
Entendendo que a inclusão de sistemas de pagamentos digitais, como cartões e Pix, poderiam trazer mais agilidade e segurança aos motoristas que trafegam pela rodovia, Angeli pede informações sobre a existência de projetos em curso para uma atualização nas formas usadas atualmente ou uma previsão para que isso aconteça. Também foi perguntado se há impedimentos para a implantação de outros métodos, assim como os custos e impactos que seriam causados por essa mudança.
Sem prazo
Segundo Nilson Carneiro, secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, já existe um estudo em andamento para a modernização das formas de pagamento aceitas pelo pedágio localizado em Bueno de Andrada, porém ainda não é possível estimar o prazo para que isso aconteça.
O titular da pasta prossegue esclarecendo que “atualmente as tarifas de pedágio são cobradas em dinheiro e com a tag da empresa ‘Move Mais’. Já o Pix é permitido somente para aqueles usuários que chegam à Praça de Pedágio sem possuir a tag ou sem ter dinheiro para pagamento”.
Sobre os obstáculos para a implantação de meios de pagamentos digitais, Carneiro informa que a praça de pedágio não oferece acesso à internet sem fio aos usuários, que dependeriam do funcionamento da rede de telefonia móvel da Telefônica/Vivo, já que o serviço de outras operadoras não está disponível naquela região.
Em relação aos estudos de impacto, orçamentos e prazos para colocar um novo sistema em funcionamento, o secretário afirma que ainda não foram feitos os procedimentos necessários e que, por isso, o plano de modernização não tem data para ser concluído.
Segundo o vereador, hoje, mais de 70% dos motoristas utilizam tags eletrônicas e cartões para pagar pedágios no Brasil, uma tendência que deve crescer com a expansão do sistema Free Flow, que permite pagamento sem a necessidade de parar na praça de pedágio. “Em Bueno de Andrada, o Pix parece estar disponível em situações específicas, mas a divulgação dessa opção precisa ser aprimorada. Relatos de usuários indicam que muitos não foram informados sobre essa possibilidade, gerando transtornos. Continuaremos cobrando modernizações para facilitar o pagamento e garantir mais praticidade e segurança. Araraquara precisa avançar nesse tema, especialmente porque Bueno de Andrada tem recebido mais visitantes a cada dia e vem se tornado uma rota importante para quem sai da cidade”, afirma o parlamentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Nesta terça-feira (19), a partir das 15 horas, será realizada, no Plenário da Câmara, a 29ª Sessão Ordinária deste ano. Inicialmente, na pauta dos vereadores estão previstos 17 itens para discussão...
A Câmara Municipal de Araraquara, no exercício de suas funções institucionais, comunica oficialmente o encerramento do trâmite do Projeto de Decreto Legislativo nº 28/2025, que culminou na cassação...
Em Sessão Extraordinária, realizada na segunda-feira (18), o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) teve seu mandato cassado na Câmara Municipal. Por unanimidade, o parlamentar, que não comparece...
A Prefeitura afirma que a previsão atual para a conclusão da obra de reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central “Amélia Bernardini Cutrale” está estimada para a primeira qui...
“Parte de Mim”, este é o nome da série especial produzida pelas equipes de Imprensa e TV da Câmara em celebração aos 208 anos de Araraquara, que estará disponível em três episódios a partir da próx...
Os vereadores voltaram a se reunir no Plenário da Câmara Municipal, em Sessão Extraordinária na tarde desta sexta-feira (15), e aprovaram o projeto da Prefeitura que abre um crédito no orçamento no...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.