302
A vereadora e líder da bancada petista, Gabriela Palombo, visitou na tarde da quarta-feira (14), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araraquara, acompanhada da presidente da ONG S.O.S Melhor Amigo, Beth Peixoto, para fiscalizar o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto em 2013, após denúncias de sacrifícios de cães e gatos.
O acordo, assinado em 26 de março de 2013, foi proposto pelo Ministério Público a pedido das associações de defesa dos animais, sendo uma delas a S.O.S Melhor Amigo, após a morte de um cão da raça Beagle (Gabriel) por eutanásia, no ano passado. Na ocasião, a audiência propôs medidas e prazos relacionados às políticas de proteção dos animais.
Com a proposta de verificar se o TAC estava sendo cumprido, a Vereadora se deparou com os prazos praticamente todos atrasados, já que o último havia expirado em outubro. De acordo com Gabriela, das 19 ações previstas para melhorar as ações de cuidado e proteção aos animais na cidade, apenas seis foram realizadas efetivamente. As demais, algumas cumpriram parcialmente sendo que a maioria sequer chegou a sair do papel.
“Nessa sexta-feira vou levar ao promotor de Justiça do Meio Ambiente, José Carlos Monteiro, um relatório referente à fiscalização ponto a ponto que fizemos do TAC. Vamos destacar o descumprimento da prefeitura de Araraquara e saber que medidas o MP aplicará para garantir que esse acordo não seja em vão”, afirmou a líder do PT.
Para Beth, que acompanhou a visita ao CCZ, “os grupos de proteção farão sempre a fiscalização por respeito aos animais e aos que confiam neles, defensores, para que melhore cada vez mais o espaço destinado ao cuidado dos animais”.
Dentro dos termos propostos pelo TAC, a vereadora citou alguns que considera essencial como à volta da castração gratuita; as adequações nos locais de abrigamento; a ampliação da ouvidoria para 24 horas, a capacitação e treinamento semestral dos funcionários, mas, sobretudo, o repasse necessário de verbas para que estas ações possam ser realizadas.
“Sem recursos, não tem magia que resolva os atrasos e o fato é que a prefeitura não tem investido nas políticas de proteção aos animais, conforme vamos comprovar ao MP. Não fosse o empenho e dedicação dos funcionários, a situação estaria pior”, afirmou a vereadora.
Ministério Público
O TAC prevê multa diária de R$ 1 mil se houver descumprimento do acordo podendo, inclusive, fundamentar uma ação por improbidade administrativa contra a Prefeitura.
“Santuário Felino”
Para melhor atender os felinos as ONG, República dos Gatos e Grupo Independente de Proteção Animal e ao Meio Ambiente de Araraquara (Gipama), juntas idealizaram o projeto “Santuário Felino” que irá abrigar gatos assistidos pelas entidades e outros recolhidos, que funcionará em local cedido pela prefeitura dentro do parque do Pinheirinho, com verba arrecadada pelas próprias ONGs. A Prefeitura cedeu o local e a mão de obra.
O caso Gabriel
No dia 21 de março de 2012, um boletim de ocorrência foi registrado por uma moradora de Araraquara e apontou o CCZ da cidade como sendo adepto da prática da eutanásia cometida em cães, segundo a Polícia Civil. O cachorro dela, Gabriel, foi sacrificado no local, mas segundo a mulher, o animal estava saudável.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na 33ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira (16), um veto e 10 projetos foram discutidos e aprovados pela Câmara de Araraquara. Com um voto favorável, oito contrários e sete abst...
A criação de políticas públicas para promoção de melhorias na qualidade de vida da população idosa foi o tema da Audiência Pública que aconteceu no Plenário da Câmara na tarde de segunda-feira (15)...
Os vereadores apresentaram dez emendas ao Plano Plurianual (PPA) do Município de Araraquara para o período de 2026 a 2029. O prazo para que os legisladores sugerissem modificações terminou na últim...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara oferece 16 vagas para diversas áreas, incluindo auxiliar administrativo PCD (1), faxineira para padaria (1), inspetor de qualidade para equ...
As atividades da FliSolzinha dessa semana acontecem na Biblioteca Municipal e no Sesc. Destinada às crianças da rede pública municipal, a iniciativa busca aproximar crianças e livros e faz parte da...
O Procon-SP, em parceria com a Anatel, iniciou um monitoramento de 90 dias para identificar a origem das ligações abusivas de telemarketing. Ao final do período de 90 dias de monitoramento, o Proco...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.