Publicado por: Foto: Freepik
77
A Prefeitura enviou à Câmara informações sobre o andamento de processo licitatório para nova contratação de entidade especializada em tratamento de pessoas com dependência química. Os dados foram detalhados em resposta a Requerimento do vereador Alcindo Sabino (PT).
Segundo o parlamentar, o Executivo havia afirmado em fevereiro, em resposta a outro Requerimento, que o processo estava em andamento e terminaria ainda naquele mês. Por isso, Alcindo fez novos questionamentos:
- Qual a etapa atual da licitação, a modalidade escolhida e o valor estimado de contratação;
- Se existe previsão atualizada para a conclusão da licitação e assinatura do contrato com a futura entidade;
- Se houve interrupção no atendimento aos pacientes em função da descontinuidade do contrato com a Clínica Renovare.
Nesta nova resposta, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, diz que estão em andamento dois procedimentos diferentes. Um pregão eletrônico já foi formalmente aberto e está na fase de análise documental. Também está em tramitação um credenciamento, atualmente em análise jurídica.
Constam no documento as tabelas com a descrição da quantidade e do valor estimado das diárias para internação por meio do pregão eletrônico e do credenciamento, o que inclui o atendimento a pacientes adultos e adolescentes, de ambos os sexos.
Sobre a previsão para conclusão do processo licitatório e assinatura do contrato com a futura entidade, o prazo para finalização deve ser de cerca de 30 dias (a resposta foi enviada em 13 de agosto), caso não haja pedido de recursos.
Em relação a uma possível interrupção no atendimento aos pacientes, a Prefeitura destaca que não houve prejuízo à assistência prestada. “Todos os pacientes que se encontravam internados na unidade da cidade de Charqueada concluíram o período de internação de três meses, sendo as últimas altas terapêuticas registradas no final de abril do presente ano”, afirma o Executivo.
O documento explica que foi dada continuidade às internações no início de abril, mas com reorganização do fluxo, com o objetivo de se adequar às normativas da Política de Saúde Mental.
“Esta política preconiza que a indicação de internações de longa permanência é de competência prioritária do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) e deve ocorrer somente quando esgotadas todas as possibilidades de tratamento em regime ambulatorial. Nesse contexto, pacientes e familiares foram devidamente orientados e redirecionados ao Caps-AD para a continuidade do acompanhamento”, afirma a Prefeitura.
Além disso, a gestão municipal diz que está buscando alternativas com instituições localizadas em cidades mais próximas de Araraquara, com o objetivo de facilitar a articulação com a equipe do Caps-AD e com as famílias.
Fiscalização
“Recebemos diversos relatos de cidadãos que não estão recebendo o devido encaminhamento, indicando que a estrutura atual não tem sido suficiente para atender à demanda. No âmbito da Frente Parlamentar de Políticas sobre Drogas, instituída pela Resolução nº 572/2025, estamos acompanhando e discutindo sobre essa situação, pois é fundamental que o Município assegure a prestação contínua e adequada do tratamento de pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas”, afirma Alcindo, após análise da resposta da Prefeitura.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A equipe da Fundesport/Araraquara conquistou um total de seis medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze, durante a 3ª etapa da Copa São Paulo de Taekwondo, disputada em Vargem Gr...
A educação infantil e o ensino fundamental de Araraquara têm, atualmente, 17.013 alunos matriculados. O dado foi obtido a partir de resposta da Secretaria Municipal de Educação ao Requerimento nº 1...
Melhorias no trânsito no entorno da Escola Estadual (EE) “Antônio de Oliveira Bueno Filho” são o tema de sugestões apresentadas pelo vereador Cristiano da Silva (PL) à Prefeitura de Araraquara. O c...
Nesta terça-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal, acontece mais uma Sessão Ordinária. Estão previstos para ser discutidos e votados pelos vereadores, inicialmente, 11 projetos. Entra em d...
O recolhimento de animais de rua em Araraquara é realizado para garantir atendimento prioritário aos casos mais urgentes, já que não há estrutura física nem recursos financeiros suficientes para re...
O Instituto Colibri e a Prefeitura promovem, em Araraquara e cidades da região, as exposições itinerantes da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol. São três escritores homenageados nas exposiçõ...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.