Notícias



Prefeitura não reconhece como oficial áudio atribuído a superintendente do Daae

Informações sobre o tema foram solicitadas pelo vereador Alcindo Sabino (PT)

Publicado por: Foto: Daae

714


Em 23 de julho, o Jornal da EP, da Rádio EP FM, veiculou matéria revelando áudio atribuído ao superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Wilian Thomaz Maréga, no qual ele teria feito declarações que contradizem afirmações públicas do prefeito Dr. Lapena (PL) sobre a origem de um estudo voltado à privatização da autarquia.

 

No referido áudio, o superintendente teria afirmado que a documentação referente ao estudo teria sido assinada pelo atual secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Ferreira, mencionando inclusive a possibilidade de uso indevido de credenciais funcionais (senha) para assinatura de documentos.

 

“Tais declarações apontam para possíveis irregularidades administrativas e contradições entre versões apresentadas por autoridades municipais, envolvendo tema de alta relevância para o interesse público, qual seja, a eventual privatização, total ou parcial, do Daae”, pontua o vereador Alcindo Sabino (PT).

 

O parlamentar lembra ainda de matéria veiculada pelo mesmo jornal, em 8 de agosto, na qual é feita a leitura de uma nota em nome do Daae, informando que “com relação ao assunto áudio, objeto de elaboração do Boletim de Ocorrência iniciado no dia 22 de julho às 16h03 e concluído no mesmo dia às 17h11, a Administração do Daae considera esse assunto pacificado, pois todas as considerações a respeito já foram elucidadas, inclusive junto à Câmara Municipal, com a participação de representantes da Prefeitura. Assim sendo, a Administração do Daae nada mais tem a acrescentar a respeito desse assunto”.

 

Por isso, Sabino encaminhou um Requerimento à Prefeitura em 8 de agosto, pedindo informações e providências do Executivo sobre o áudio atribuído ao superintendente do Daae envolvendo declarações sobre estudo para privatização da autarquia.

 

Em resposta, o Executivo informa que a visita do prefeito a São Paulo para conhecer o Programa Universaliza SP e todos os estudos preliminares relacionados ao tema foram noticiadas nos meios de comunicação oficiais e pela imprensa.

 

“No tocante ao áudio mencionado, cumpre esclarecer que a Administração não o reconhece como documento ou manifestação oficial. Trata-se de conteúdo de autoria não identificada, cuja autenticidade não foi comprovada, veiculado exclusivamente em redes privadas de comunicação, desprovido, portanto, de qualquer caráter oficial ou institucional”, diz a Prefeitura.

 

A Administração coloca ainda que o tema em questão ainda está em fase de estudos, inexistindo, até o momento, qualquer decisão formal sobre alterações no modelo de gestão do Daae. “Qualquer ato futuro, caso venha a ocorrer, seguirá o devido processo legal e será amplamente divulgado à população e aos órgãos competentes”, completa.

 

No entendimento do vereador, a resposta apresentada pelo Executivo ao requerimento “foi insuficiente e evasiva”. “As informações prestadas não enfrentam os pontos levantados, especialmente em relação à instauração de processo administrativo e à realização de perícia técnica sobre o áudio atribuído ao superintendente do Daae. O caso exige a máxima transparência e rigor, por envolver declarações sobre o estudo de privatização de uma autarquia fundamental para a cidade. A população de Araraquara merece esclarecimentos claros e documentados”, conclui.


Publicado em: 04 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento cobra medidas para reduzir impacto de novo residencial em rede de saúde e educação

16 de dezembro de 2025

Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

16 de dezembro de 2025

Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na red...



Manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública são alvo de questionamentos

16 de dezembro de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara....



Câmara vota abertura de crédito de R$ 2 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (17)

16 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta.   De autoria da Prefeitura, o Projeto de...



Moradores pedem reforço em fiscalização de ambulantes no Jardim Adalberto Roxo

16 de dezembro de 2025

A intensificação da fiscalização de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, motivou o vereador Aluisio Boi (MDB) a encaminhar a Indicação nº 5636/2025 à P...



Adequações no trânsito do Jardim do Bosque são solicitadas à Prefeitura

16 de dezembro de 2025

Dois pedidos para melhorias no trânsito do Jardim do Bosque foram enviados à Prefeitura pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos).   As sugestões foram ouvid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!