Notícias



Prefeitura reconhece necessidade de suplementação orçamentária para saúde em Araraquara

Vereadora Filipa Brunelli (PT) solicitou informações sobre a gestão pública do setor e mapeamento da demanda em unidades de saúde do município

Publicado por: Foto: Freepik

1562


No fim de junho deste ano, a vereadora Filipa Brunelli (PT) questionou a Prefeitura sobre a gestão da saúde pública municipal. O pedido foi motivado pela insatisfação com a resposta anterior ao Requerimento nº 849/2025 e abrangeu questões como contratos de gestão e terceirizações, filas de espera, planejamento orçamentário e o papel da Fundação Municipal “Irene Siqueira Alves” (Fungota).

 

“A ausência de eficácia no enfrentamento das filas da saúde, aliada ao elevado volume de recursos transferidos a terceiros, sugere possível falha de planejamento, omissão administrativa e uso ineficiente do dinheiro público. Cabe ao Poder Legislativo exercer sua função fiscalizadora e exigir respostas claras, dados precisos e ações efetivas para proteger a vida da população araraquarense”, justificou Filipa.

 

Em resposta, a Prefeitura reconhece a necessidade de suplementação orçamentária para a área da saúde, que já teve o orçamento inicial de R$ 473,5 milhões ampliado para R$ 523,4 milhões em 2025, com possibilidade de aumento adicional de R$ 60 milhões.

 

Vale ressaltar que remanejamentos ao orçamento são comuns em alguns casos, por exemplo, quando o município recebe recursos não previstos na LOA anterior, tais como novas transferências provenientes dos governos Estadual e Federal e de emendas parlamentares.

 

O Executivo ofereceu esclarecimentos detalhados sobre a gestão da saúde pública municipal, apresentando relatórios de produtividade da Fungota referentes aos contratos de gestão dos anos de 2021 a 2023.

 

Filas de espera

“As planilhas demonstram que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade — Central, Vale Verde e Vila Xavier — estão atendendo número de pacientes muito acima da capacidade estabelecida pelo Ministério da Saúde. A UPA Central, por exemplo, classificada como de porte 2 (capacidade para 300 atendimentos diários), registrou média superior a 500 atendimentos por dia em 2025”.

 

Em relação ao enfrentamento das filas de espera, a Prefeitura informa que muitos dos procedimentos em atraso, como colonoscopia, neuroimagem, histerossalpingografia e urologia infantil, dependem de vagas ofertadas por instituições como Santa Casa, AMEs, HC e Hospital Universitário da UFSCar.

 

Falta de oferta

“Algumas especialidades estão paralisadas por falta de prestadores, como é o caso da histerossalpingografia (exame de raio-X frequentemente indicado para investigação de infertilidade feminina e problemas ginecológicos). A gestão informa que uma emenda parlamentar foi destinada para ampliar a oferta de colonoscopias, com previsão de redução de até 30% na fila”.

 

Sobre o ambulatório de incongruência de gênero, onde se oferece atendimento psicológico gratuito, assessoria jurídica e esclarecimento de dúvidas para a comunidade LGBTQIA+, a Secretaria de Saúde afirma que aguarda a inauguração do novo NGA3, que abrigará esse atendimento. Já o ambulatório de infertilidade está sem oferta de vagas há mais de quatro meses.

 

Dengário

A respeito da contratação emergencial da empresa Clínica Médica Soberana Ltda. para o funcionamento do Dengário durante a epidemia de dengue, a Prefeitura apresentou estudo técnico preliminar, justificando o acréscimo contratual de 23,73% e parecer jurídico que embasou a dispensa de licitação. O documento destaca que a contratação foi necessária devido à urgência provocada pela superlotação das unidades e à escassez de profissionais no quadro permanente.

 

A Secretaria da Saúde também divulgou os contratos vigentes com laboratórios e clínicas privadas, com detalhamento dos serviços prestados, valores anuais e tipos de exames realizados. A Davita, por exemplo, recebeu mais de R$ 8,8 milhões para serviços de diálise e hemodiálise, enquanto a Santa Casa responde por contratos que somam mais de R$ 119 milhões ao ano.

 

Fungota

Quanto à transparência, a Prefeitura reforça que a Fungota possui portal próprio para publicação dos dados de gestão e que os relatórios de metas e gastos são enviados regularmente ao Tribunal de Contas do Estado. O percentual de recursos da saúde executado via Fungota até junho de 2025 é de 11,93%.

 

Sobrecarga

Filipa destaca que seguirá acompanhando os desdobramentos. “Apesar da extensa documentação, as respostas apontam para uma estrutura sobrecarregada e dependente de recursos externos. Vamos continuar fiscalizando e cobrando soluções efetivas para garantir atendimento digno à população”, afirma.

 

O material segue disponível para consulta no site da Câmara.


Publicado em: 15 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara de Araraquara aprova criação de dia municipal em homenagem às vítimas de feminicídio

17 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 77/2026, de autoria da vereadora Maria Paula (PT), que institui o “Dia Municipal de Luto e de Memória à...



Destino de R$ 72 milhões para construção de marginais do Ribeirão das Cruzes é questionado

17 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) pede informações sobre a destinação de R$ 72 milhões para a construção das marginais do Ribeirão das Cruzes, co...



Moradores pedem ação urgente para reduzir riscos de acidentes na Avenida Luiz Dosualdo

17 de junho de 2026

A segurança no trânsito da Avenida Luiz Dosualdo tem sido motivo de preocupação de moradores dos condomínios Quinta das Tipuanas e Portal das Tipuanas, de acordo com o Requerimento nº 1346/2026, de...



Agência reguladora não prevê isenção de taxas para resíduos domiciliares depositados em caçambas

17 de junho de 2026

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), responsável por regular e fiscalizar serviços públicos de saneamento básico, afirma qu...



Projetos de Trabalho Social de empreendimentos habitacionais são solicitados à Prefeitura

17 de junho de 2026

Com o objetivo de obter acesso a documentos que orientam as ações sociais realizadas nos residenciais Alamedas e Vale do Sol, a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou os Requerimentos nº 1354/2026 e n...



Mais de 800 acidentes com animais peçonhentos são registrados em Araraquara em um ano

17 de junho de 2026

As ocorrências envolvendo animais peçonhentos têm exigido atenção constante do setor público em Araraquara. Levantamento solicitado pela vereadora Filipa Brunelli (PT) à Prefeitura aponta, no perío...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!