338
Em meio aos sorrisos e aplausos das crianças que lotaram o ginásio do Sesc para a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na quarta-feira (16), era impossível para o cabo Santana e a cabo Eliana Xavier disfarçarem a emoção. Afinal, eles estavam colhendo mais uma vez os frutos de anos de dedicação a uma causa na qual se empenham de todo o coração: a sensibilização de crianças quanto aos males causados pelas drogas. “É uma sementinha que plantamos. Esperamos que, daqui para a frente, quando alguém lhes oferecer drogas, eles saibam dizer não”, declarou o cabo Santana.
Tamanho empenho é justificado. De acordo com o Capitão Ricardo Domingos Júnior, Comandante da 1ª Cia de Polícia Militar, “infelizmente, as ocorrências envolvendo crianças aumentam ano após ano e, em 90% dos casos, a ausência da família é claramente observada. É um dado muito triste”. Tendo em vista a complexidade da questão, o Proerd envolve a polícia, a escola e a família no trabalho de prevenção. “Essa informação foi muito importante”, comprovou o mecânico Vagner Antônio de Freitas, pai de Murilo, aluno do Externato Santa Terezinha. “Ele chegava em casa comentando, explicando para a gente coisas sobre álcool e drogas. Foi muito bom para a formação dele.”
Inspirado em um programa criado por uma professora em parceria com o Departamento de Polícia de Los Angeles (EUA) em 1983, o Proerd teve início no Brasil em 1992, com a Polícia Militar do Rio de Janeiro. O Programa ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros para iniciar o uso das drogas. Além disso, busca desenvolver a confiança das crianças nos adultos e nas autoridades, respeito às leis, autoestima, controle de tensões, civilidade, autocontrole, ética e cidadania. Um ponto crucial é a presença de policiais fardados atuando como instrutores nas escolas. “Esse contato com os policiais foi ótimo para os alunos”, confirmou a professora Ireni Bento dos Santos, da Escola Estadual Luisa Rolfsen Petrilli, que completou: “Eu já tinha tocado no assunto com eles, mas não tão a fundo quanto os policiais”.
O evento contou com momentos de descontração, homenagens e informação. O presidente da Câmara Municipal, Elias Chediek (PMDB), lembrou aos presentes a nocividade do uso aparentemente recreativo das drogas. “Quando somos pequenos, aprendemos que, se colocarmos a mão em uma panela quente, nos queimaremos. Já com as drogas é diferente”, comparou. “Naquele momento, a sensação é até prazerosa, mas, aos poucos, aquela substância vai destruir o seu corpo, a sua personalidade e o seu ser.”
Os formandos transbordavam entusiasmo. “Para mim, foi tudo ótimo”, contou Davi Larocca de Freitas, aluno da Escola Estadual Florestano Libutti. “Aprendi muito sobre as drogas e não vou usá-las”, garantiu, para orgulho da mãe que o abraçava sorridente. Já Thayná Bianca Leite Bento, do Colégio Adventista, embora tímida, foi enfática: “Vou lembrar que não devo beber. E se alguém me oferecer drogas, eu falo ‘não’”.
Testemunhos como esses recompensam o trabalho dos instrutores. “É um primeiro passo, mas é muito gratificante”, declarou a cabo Eliana Xavier. “Espero que os pais deem continuidade ao nosso trabalho e os encaminhem para um futuro melhor”, concluiu.
No total, formaram-se 655 crianças do 5º ano das escolas públicas E.E. Florestano Libutti, E.E. Luisa Rolfsen Petrilli, E.M. Henrique Scabello e E.M. Rafael de Medina e das privadas Colégio Adventista, Externato Santa Terezinha, Colégio Interativo e Liceu Monteiro Lobato.
Além do presidente da Câmara Municipal Elias Chediek (PMDB) e do Capitão da PM Ricardo Domingos Júnior, entre as autoridades presentes, estavam o vereador José Carlos Porsani (PSDB), a secretária de Educação Arary Ferreira e o comandante do 13º BPM-I Ziul Martins Rodrigues.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...
Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...
Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...
Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...
Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...
A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.