1249
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde apontam para a necessidade de cuidados continuados e prolongados para pessoas com sequelas, devido à infecção por Covid-19. Essas sequelas atingem grande parte dos infectados, notadamente aqueles hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), causando um conjunto de sintomas físicos preocupantes, que podem afetar os sistemas cardiovascular, respiratório, renal, neurológico, dermatológico, gastrointestinal, oftalmológico, endócrino, entre outros, podendo acarretar no aumento de doenças agudas e crônicas, comprometendo o bem-estar e colocando em risco a vida de pessoas infectadas pela doença.
Nesse sentido, o vereador Paulo Landim (PT) encaminhou, no dia 23 de julho, o Requerimento nº 686/2021 à Prefeitura, solicitando informações sobre a possibilidade de criação do “Programa de Reabilitação Pós Covid-19”, que contemple ações para promover a ampliação das medidas de atenção, prevenção e cuidados com a saúde de munícipes que foram infectados com o vírus da Covid-19.
“A complexidade da situação de saúde imposta pela pandemia em curso, de Covid-19, gera a necessidade de adoção de políticas públicas de saúde seminais, com abordagens multidisciplinares e longitudinais, gerando novas vias de atendimento, mesmo em um contexto de escassez de recursos”, argumenta o parlamentar.
De acordo com investigação científica conduzida pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor), com 4.500 pessoas que se recuperaram de Covid-19, cerca de 80% delas relataram sequelas cognitivas, entre elas, dificuldade de concentração e atenção, sonolência diurna, dores de cabeça, perda de memória, diminuição da coordenação motora, entre outras.
“A OMS tem indicado o check-up médico e o acompanhamento geral das pessoas infectadas por Covid-19, de forma a mapear e promover políticas públicas adequadas para a completa recuperação e reabilitação dos pacientes”, afirma Landim.
No documento, o vereador sugere ao Executivo a implementação de um sistema para avaliação e classificação, de acordo com a natureza clínica das sequelas, em estado leve, moderado ou grave, para os pacientes infectados pela Covid-19, notadamente aqueles que necessitaram de internações nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). ALém disso, propõe a implementação do Programa “Fisioterapia em Casa”, para pacientes com dificuldades de mobilidade e sequelas da Covid-19; implementação de programas específicos para pacientes com sequelas da Covid-19, através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e suas equipes, notadamente nas contempladas pelo “Programa Academia da Saúde”.
Landim sugere ainda a ampliação do Programa “Academia da Saúde”, junto às UBSs, com ações voltadas para a reabilitação de pacientes infectados pela Covid-19; ampliação das parcerias públicos-privadas com entidades privadas, da saúde complementar, do terceiro setor, universidades, entre outras, visando a promoção de ações auxiliares nos processos de reabilitação de pessoas infectadas pela Covid-19; ampliação e adequação do atendimento no Centro Especializado em Reabilitação "Dr. Eduardo Lauand" (CER), para pessoas infectadas pela Covid-19, entre outras ações; criação de estratégia para o tratamento multiprofissional, com equipe integrada, evitando a fragmentação ou interrupção do tratamento; e criação de estratégia de conscientização dos profissionais de saúde, dos pacientes, familiares e da população em geral, em relação aos cuidados necessários e as possibilidades de tratamento para pessoas contaminadas pela doença, visando a garantia da qualidade da vida, da saúde e da dignidade das pessoas com sequelas decorrentes da contaminação por Covid-19.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...
Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na red...
Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara....
A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta. De autoria da Prefeitura, o Projeto de...
A intensificação da fiscalização de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, motivou o vereador Aluisio Boi (MDB) a encaminhar a Indicação nº 5636/2025 à P...
Dois pedidos para melhorias no trânsito do Jardim do Bosque foram enviados à Prefeitura pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos). As sugestões foram ouvid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.