Notícias



Programa ‘Farmácia Viva’ deve ser retomado ainda em 2022

Informações foram prestadas pela Secretaria da Saúde após questionamentos do vereador Rafael de Angeli (PSDB)

1708


Considerando que o município recebeu R$ 832.092,23 do Ministério da Saúde em 2020 para desenvolver o programa Farmácia Viva”, que busca garantir o acesso de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a medicamentos fitoterápicos com qualidade, segurança e eficácia, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), enviou o Requerimento nº 322/2022 à Prefeitura, solicitando informações a respeito da prática na cidade.

A finalidade desse ótimo projeto é potencializar as ações relacionadas ao cultivo, beneficiamento, preparação, controle de qualidade, prescrição, dispensação e capacitação, a fim de garantir à população o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos”, frisou o parlamentar.

Angeli, por outro lado, queria saber sobre o andamento do programa. “Queremos notícias sobre a implantação, pois nada foi anunciado”, cobrava o vereador.

Por isso, o parlamentar questionou se o projeto já estaria sendo executado em Araraquara e, caso contrário, qual seria a previsão de início. Acompanharemos de perto a implementação do ‘Farmácia Viva’ na cidade, assim como a aplicação dos recursos destinados ao local que abrigará o serviço”, concluiu Angeli.

Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informou que, no período após a seleção do projeto até o início do ano corrente, devido ao enfrentamento à pandemia de Covid-19, ficou inviabilizada a implantação/implementação de projetos, sendo retomados agora em 2022.

“Foi iniciado trabalho junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e à Coordenadoria Executiva Municipal de Agricultura, com acompanhamento técnico da Secretaria Municipal da Saúde, no qual estamos estudando a planta do local da farmácia, local do cultivo e análise do solo”, detalhou a gerente de Assistência Farmacêutica, Silvana Lee.

“Cobraremos e fiscalizaremos de perto a implantação do programa para que seja colocado em prática o quanto antes para nossa população”, explica e finaliza Angeli.


Publicado em: 29 de abril de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Curso de alfabetização

29 de julho de 2025

A Subsecretaria de Políticas Étnico-Raciais, o Quilombo Rosa e o Centro de Referência Afro, vinculados à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, estão com inscrições abertas para o curso de alf...



Oficinas Culturais - 29/07

29 de julho de 2025

As oficinas culturais estarão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025, entre os dias 15 e 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilomb...



Em resposta a requerimento, Município afirma garantir acompanhante a pacientes sedadas

29 de julho de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara recebeu a resposta da Prefeitura ao Requerimento nº 815/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), que havia solicitado infor...



Indicação solicita seguranças e controladores de fluxo para unidades de saúde

29 de julho de 2025

Funcionários dedicados à segurança e ao controle de acesso de unidades de saúde foram as solicitações feitas pelo vereador Marcão da Saúde (MDB) à Prefeitura por meio das Indicações nº 3241, 3242 e...



Fique por dentro do que será votado na sessão desta terça-feira (29) na Câmara

28 de julho de 2025

Nesta terça-feira (29), os vereadores se reunirão a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 26ª Sessão Ordinária. Inicialmente, os vereadores debaterão 10 itens que estão n...



Novo formato de consulta popular é apresentado em audiência prévia do Plano Plurianual

28 de julho de 2025

A elaboração da próxima edição do Plano Plurianual (PPA), que estará em vigor no período de 2026 a 2029, foi tema de Audiência Pública realizada na Câmara na sexta-feira (25). O evento marcou o lan...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!