1447
Considerando que o município recebeu R$ 832.092,23 do Ministério da Saúde em 2020 para desenvolver o programa “Farmácia Viva”, que busca garantir o acesso de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a medicamentos fitoterápicos com qualidade, segurança e eficácia, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), enviou o Requerimento nº 322/2022 à Prefeitura, solicitando informações a respeito da prática na cidade.
“A finalidade desse ótimo projeto é potencializar as ações relacionadas ao cultivo, beneficiamento, preparação, controle de qualidade, prescrição, dispensação e capacitação, a fim de garantir à população o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos”, frisou o parlamentar.
Angeli, por outro lado, queria saber sobre o andamento do programa. “Queremos notícias sobre a implantação, pois nada foi anunciado”, cobrava o vereador.
Por isso, o parlamentar questionou se o projeto já estaria sendo executado em Araraquara e, caso contrário, qual seria a previsão de início. “Acompanharemos de perto a implementação do ‘Farmácia Viva’ na cidade, assim como a aplicação dos recursos destinados ao local que abrigará o serviço”, concluiu Angeli.
Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informou que, no período após a seleção do projeto até o início do ano corrente, devido ao enfrentamento à pandemia de Covid-19, ficou inviabilizada a implantação/implementação de projetos, sendo retomados agora em 2022.
“Foi iniciado trabalho junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e à Coordenadoria Executiva Municipal de Agricultura, com acompanhamento técnico da Secretaria Municipal da Saúde, no qual estamos estudando a planta do local da farmácia, local do cultivo e análise do solo”, detalhou a gerente de Assistência Farmacêutica, Silvana Lee.
“Cobraremos e fiscalizaremos de perto a implantação do programa para que seja colocado em prática o quanto antes para nossa população”, explica e finaliza Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Plenário da Câmara Municipal elegeu na tarde desta terça-feira (6) o vereador Michel Kary (PL) para o cargo de vice-presidente da Casa para o restante do biênio 2025-2026. Houve quatro candida...
A equipe da Fundesport conquistou onze medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e duas de bronze, no último final de semana em São Paulo, no Campeonato Paulista de Paranatação. Um dos destaques...
As inscrições para o vestibular da Fatec (2º semestre de 2025) seguem abertas até 6 de junho. O valor da taxa de inscrição é R$ 50. A Fatec de Araraquara disponibiliza 200 vagas em cinco cursos sup...
Na sexta-feira (09), a partir das 10h, a banca organizadora do vestibular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) divulgará os locais de prova no site vestibular.univesp.br. No tot...
A Prefeitura de Araraquara publicou no dia 2 de maio o decreto nº 13.876, que fixa os valores da Tarifa de Resíduos Sólidos (TRS), em substituição à Taxa de Resíduos Sólidos, conforme determina a L...
Em celebração ao Dia do Escoteiro, comemorado anualmente em 23 de abril, a Câmara realizou pela sexta vez a solenidade de entrega do Diploma Mérito Escoteiro, criado pela Lei Municipal nº 9.818/201...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.