Notícias



Programa municipal de habitação terá R$ 250 mil em 2023

Informações foram fornecidas por coordenador após questionamentos da vereadora Fabi Virgílio (PT)

3188


Em outubro, a vereadora Fabi Virgílio (PT) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações a respeito do Programa Municipal de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis), instituído pela Lei nº 10.344, de 27 de outubro de 2021.

 

O programa tem como propósito assegurar o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita, na garantia de uma moradia digna e adequada. “A moradia significa muito mais do que uma propriedade, é símbolo fundamental da liberdade. Sem um endereço, não se consegue ter acesso a coisas simples, como um emprego formal ou serviços bancários”, argumentou a parlamentar no documento.

 

Fabi lembrou que o programa tem como objetivo beneficiar um público de baixa renda que necessita urgentemente de melhorias em sua moradia e que, por questões financeiras, é impedido de ter o mínimo de segurança dentro da sua residência. “Precisamos entender como o programa tem sido adotado e os critérios que foram ou serão utilizados para as pessoas que forem contempladas”, pontuou no documento, no qual fez diversos questionamentos.

 

Em resposta, o coordenador executivo de Habitação, Alcindo Sabino, informou que o programa tem proporcionado seus serviços através dos subprogramas de regularização fundiária; produção da moradia; melhoria da moradia; assessoria para as cooperativas; e ações para a promoção da justiça e inclusão nas cidades.

 

“Para a LOA de 2023, a Coordenadoria Executiva de Habitação indicou o valor de R$ 250 mil para a ampliação da gestão do programa”, detalhou.

 

Sabino explicou que a demanda prioritária é da população com rendimento familiar mensal de até três salários mínimos. “Neste ano de 2022, o programa atendeu demandas indicadas nos subprogramas de regularização fundiária e moradia econômica.”

 

O coordenador pontuou que, na regularização fundiária realizada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, foram atendidas 140 moradias no Hortênsias e 23 no Sabiás. “Nesse programa, estão sendo regularizados sete projetos já em andamento e iniciado um novo no mês de outubro. Também foi realizado o concurso para projetos (plantas populares) que serão destinados ao público do programa e dos subprogramas. A associação de beneficiários do programa Minha Morada e os demais beneficiários dos lotes urbanizados também serão contemplados com os benefícios dos serviços técnicos necessários para a garantia do direito à moradia das famílias de baixa renda”, completou.


Publicado em: 04 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Chafariz da praça da Igreja São Geraldo precisa de manutenção

29 de janeiro de 2026

A necessidade de manutenção do chafariz localizado na Praça da Igreja São Geraldo foi apontada em Indicação enviada pelo vereador Marcelinho (Progressistas) à Prefeitura.   De acordo com o docume...



Documento pede informações sobre medicamentos adquiridos e prescritos em Araraquara

29 de janeiro de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre os benzodiazepínicos e antidepressivos adquiridos e prescritos no município de Arara...



Escolinhas de Esportes (02/02)

29 de janeiro de 2026

O programa Escolinhas de Esportes, da Prefeitura de Araraquara, abre inscrições na próxima segunda-feira (2) para aulas gratuitas destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As matrículas...



Segunda via IPTU (29/01)

29 de janeiro de 2026

A Prefeitura liberou a emissão online da segunda via do IPTU 2026, facilitando o acesso dos contribuintes ao documento de forma rápida e sem a necessidade de sair de casa. O serviço já está disponí...



Licitação para construção de praça no Santa Mônica está prevista para março

29 de janeiro de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura em novembro do ano passado, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), pediu informações sobre o terreno, projeto e cronogr...



Documento cobra convocação de aprovados em processo seletivo para agente de combate às endemias

29 de janeiro de 2026

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB), em Indicação encaminhada à Prefeitura de Araraquara, solicita que o Poder Executivo convoque candidatos classificados em processo seletivo para o cargo de agent...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!