2920
Em outubro, a vereadora Fabi Virgílio (PT) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações a respeito do Programa Municipal de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis), instituído pela Lei nº 10.344, de 27 de outubro de 2021.
O programa tem como propósito assegurar o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita, na garantia de uma moradia digna e adequada. “A moradia significa muito mais do que uma propriedade, é símbolo fundamental da liberdade. Sem um endereço, não se consegue ter acesso a coisas simples, como um emprego formal ou serviços bancários”, argumentou a parlamentar no documento.
Fabi lembrou que o programa tem como objetivo beneficiar um público de baixa renda que necessita urgentemente de melhorias em sua moradia e que, por questões financeiras, é impedido de ter o mínimo de segurança dentro da sua residência. “Precisamos entender como o programa tem sido adotado e os critérios que foram ou serão utilizados para as pessoas que forem contempladas”, pontuou no documento, no qual fez diversos questionamentos.
Em resposta, o coordenador executivo de Habitação, Alcindo Sabino, informou que o programa tem proporcionado seus serviços através dos subprogramas de regularização fundiária; produção da moradia; melhoria da moradia; assessoria para as cooperativas; e ações para a promoção da justiça e inclusão nas cidades.
“Para a LOA de 2023, a Coordenadoria Executiva de Habitação indicou o valor de R$ 250 mil para a ampliação da gestão do programa”, detalhou.
Sabino explicou que a demanda prioritária é da população com rendimento familiar mensal de até três salários mínimos. “Neste ano de 2022, o programa atendeu demandas indicadas nos subprogramas de regularização fundiária e moradia econômica.”
O coordenador pontuou que, na regularização fundiária realizada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, foram atendidas 140 moradias no Hortênsias e 23 no Sabiás. “Nesse programa, estão sendo regularizados sete projetos já em andamento e iniciado um novo no mês de outubro. Também foi realizado o concurso para projetos (plantas populares) que serão destinados ao público do programa e dos subprogramas. A associação de beneficiários do programa Minha Morada e os demais beneficiários dos lotes urbanizados também serão contemplados com os benefícios dos serviços técnicos necessários para a garantia do direito à moradia das famílias de baixa renda”, completou.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Projeto de Lei que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha em Araraquara foi aprovado pelos vereadores na Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (09). A proposta é de autoria do Exe...
Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos. A homenagem foi propo...
O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...
A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.