Notícias



Propostas têm como objetivo prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

Vereadora Filipa Brunelli (PT) protocolou oito indicações referentes ao tema

851


 

 

A vereadora Filipa Brunelli (PT) protocolou uma série de indicações que sugerem ao Executivo melhorias nas políticas públicas voltadas para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e o cuidado com a população que vive com sífilis e HIV.

Cinco proposituras dizem respeito ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A Indicação nº 1.470/2022 pede inclusão do CTA no rol de órgãos da administração municipal pública parceiros do Programa “Jovem Cidadão”, com o objetivo de possibilitar aos jovens oportunidades de estágio em diferentes áreas no serviço público. Além disso, a medida resultaria na ampliação do quadro de recursos humanos do Programa Municipal de IST/Aids, que deve ter sua demanda aumentada após a implantação do Programa de Profilaxia Pré-Exposiçao (PrEP) nos próximos meses. Nesse sentido, ela indica que seja incorporado um médico para suporte técnico à PrEP e atendimento de novos inscritos de HIV (Indicação nº 1.483/2021).

Filipa pede também a  ampliação do horário de atendimento (Indicação nº 1.471/2022) e a criação de uma 3ª equipe, itinerante (Indicação nº 1.472/2022). A parlamentar defende que a 3ª equipe, composta por três profissionais (um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem), será importante para ampliar o escopo de atuação da Estratégia Saúde da Família (ESF) e aumentar o potencial de integralidade e de resolutividade dos atendimentos.

A parlamentar ainda sugere que seja incluída a vacinação contra hepatites e HPV, no rol de ações CTA (Indicação nº 1,489/2022). “O pedido se justifica diante da necessidade de ampliar e qualificar o acesso integral e universal à prevenção das hepatites e do HPV, a fim de reduzir as vulnerabilidades e índices de infecção”, explica.

 

Comitê Intersetorial

Na Indicação nº 1.490/2022, Filipa solicita a criação do Comitê Intersetorial de Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis e do HIV, com o objetivo de desenvolver um plano estratégico de prevenção à Sífilis e ao HIV no município. De acordo com a parlamentar, o foco é reduzir as vulnerabilidades e índices de infecção. “Este plano se coloca como um importante instrumento para a cidadania, assim como busca contribuir com o fortalecimento do controle social no SUS”, justifica.

 

Distribuição de preservativos

A vereadora pede a ampliação dos pontos fixos de distribuição de preservativos, de modo a prevenir o HIV, as hepatites B e C, a sífilis e outras ISTs(Indicação nº 1.486/2022).

 

Capacitação

Filipa ainda sugere ao Executivo a capacitação de todos os técnicos de enfermagem e enfermeiros da rede, inclusive das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C (Indicação nº 1.473/2022).


Publicado em: 10 de março de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 29/08

29 de agosto de 2025

Documentário Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano" (Xuxa), no Centro, será realizada a exibição do documentário...



Agenda Esportiva – 29/08

29 de agosto de 2025

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no sábado (30), no Estádio “Dr. Adail Nunes da Silva”, em Taquaritinga, o Sub-15 da Ferroviária enfrenta o União Suzano às 9 horas. No mesmo local, às 11...



Guarda Civil Municipal de Araraquara recebe qualificação para operar o sistema 'Muralha Paulista'

29 de agosto de 2025

Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”,...



Plano Plurianual (PPA) começa a ser debatido em série de Audiências na Câmara

29 de agosto de 2025

A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimen...



Documento pede informações sobre rede municipal de ensino de Araraquara

29 de agosto de 2025

Após receber denúncias de que escolas da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm enfrentando falta de professores, o que tem ocasionado aulas sem ministrantes e períodos de “ja...



Imóveis alugados custam mais de R$ 3,2 milhões por ano ao Município

29 de agosto de 2025

Com 50 contratos de aluguel de imóveis ativos, o Município gasta mensalmente R$ 269.568,18 em locação de prédios para o funcionamento de secretarias, serviços públicos e programas municipais. A inf...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!