Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara
1019
Em agosto, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou um requerimento, solicitando informações sobre serviços de alimentação escolar e aquisição de estocáveis diversos para atendimento nas unidades escolares.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação informou que as escolas que obtêm os serviços de alimentação terceirizada são os Centros de Educação e Recreação (CERs) Prefeito Clodoaldo Medina, Professor José Ênio Casalecchi e Professora Lourdes Apparecida Carvalho Prado, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vereador Edmilson de Nola Sá.
O setor acrescenta que 64 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino recebem estocáveis, carnes e insumos diversos, e não possuem contratos terceirizados para o preparo e distribuição das refeições.
Sobre a preparação e distribuição dos alimentos, o órgão esclarece que não há contratos terceirizados de mão de obra para a alimentação nas unidades escolares da cidade.
Por fim, a Secretaria justifica a contratação com o intuito de implantar uma nova experiência do modelo da alimentação escolar do município nas quatro unidades citadas. "Nos baseamos nos princípios preconizados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional, que objetiva a garantia do acesso a uma alimentação saudável, de qualidade e em quantidade suficiente para suprir as necessidades dos assistidos pela Rede Municipal de Ensino.”
Concluindo, o setor afirma que a contratação tem como princípio a eficiência, para tornar mais eficaz os serviços de alimentação, uma vez que agiliza a aquisição de gêneros, elimina o excesso de processos licitatórios, reduz custos públicos com compra e manutenção de veículos, utensílios e equipamentos, e acelera a manutenção e reposição de mão de obra especializada.
De acordo com o vereador, o que motivou o requerimento foi a observação de que haviam contratos firmados com empresas terceirizadas que forneciam mão de obra e todos os insumos e estocáveis para a preparação e distribuição das refeições nas unidades escolares, assim como também haviam contratos firmados com empresas somente para o fornecimento de insumos. “Por isso, acho muito importante sabermos quantas e quais unidades escolares possuem refeições totalmente terceirizadas e quais não possuem, para podermos acompanhar essas licitações e contratações”, completa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Recesso Parlamentar da Câmara Municipal de Araraquara começou em 11 de dezembro e vai até 15 de janeiro. A próxima Sessão Ordinária será no dia 20 de janeiro. Até lá, a Câmara continua co...
A Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” chega à sua 4ª edição e está com inscrições abertas até 13 de fevereiro de 2026. A iniciativa, instituída por...
A equipe de Ginástica Artística Feminina da Fundesport Araraquara conquistou o 3º lugar na classificação geral por equipes nos Jogos Abertos do Interior 2025, realizados em Ribeirão Preto. A compet...
Diversos espaços públicos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, estarão temporariamente fechados ao longo de dezembro para...
No fim de novembro deste ano, o vereador João Clemente (Progressistas) requisitou à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 1803/2025, informações detalhadas sobre afastamentos por doenças registra...
O vereador Marcelinho (Progressistas) questionou a Prefeitura, por meio de um Requerimento, a respeito da existência de estudo técnico sobre a atual situação do Terminal Rodoviário Municipal. No do...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.