Notícias



Quebra de patentes é alternativa para acelerar vacinação, afirma pesquisadora

O assunto foi debatido durante o evento “Jornada Legislativa - Gestão Pública e a garantia de direitos em meio à pandemia”, mediado pela vereadora Thainara Faria (PT)

542


Na tarde de quarta-feira (9), a Câmara realizou o evento “Jornada Legislativa - Gestão Pública e a garantia de direitos em meio à pandemia”. O debate, mediado pela vereadora e vice-presidenta, Thainara Faria (PT), contou com a participação da Professora Doutora Soraya Regina Gasparetto Lunardi, pesquisadora da Unesp e especialista em Direito Constitucional e Direitos Fundamentais. O Professor Mestre Bruno Souza da Silva foi convidado, mas não pôde comparecer devido a problemas de saúde.

Para falar sobre o tema, a convidada destacou a maior intervenção do poder judiciário na gestão pública e a alta atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no enfrentamento à pandemia de Covid-19 ao ceder autonomia para municípios e estados na condução das medidas de combate à doença. “Houve uma omissão do Poder Executivo e o STF interviu”, explicou Soraya. Ela ainda lembrou que o controle de constitucionalidade, ou seja, o controle das decisões tanto do poder Legislativo quanto do poder Executivo, é uma ferramenta política de garantia de direitos. “A democracia acaba sendo a ditadura da maioria. Muitas vezes, as minorias não têm vez. A atuação do judiciário é muito importante porque vai representar a força contramajoritária. No Brasil, o crime de homofobia e o estabelecimento de critérios para as cotas foram instituídos pelo STF. Por um lado, você pode questionar, por que o Supremo se mete tanto? Mas é uma espécie de ‘cabo de guerra’ da política”, argumentou.

Nesse sentido, o controle de constitucionalidade vem para equalizar as forças. Se alguém questionar ou tentar restringir a liberdade de ação do judiciário na gestão pública, existirá uma série de outras ações em relação ao sistema de controle de constitucionalidade.

 

Vacinação

O grande desafio no combate à Covid-19 é a imunização de todas as pessoas. Por isso, Thainara indagou a professora sobre como o direito poderia intervir para garantir a vacinação da população brasileira. Soraya deixou claro que se não houver uma preocupação mundial em conter a pandemia, o vírus vai continuar circulando. “Ou você combate de uma maneira universal, ou você não consegue ter um resultado satisfatório. Por isso, a importância do Direito Internacional”. Outro ponto importante destacado por ela é a quebra de marcas e patentes dos imunizantes. “As empresas farmacêuticas ganharão menos, mas é uma alternativa para lidar com uma questão humanitária”. Thainara concordou e reforçou que o momento não é de priorizar quem já ganha muito. “É inadmissível que, enquanto pessoas passam fome, o número de bilionários continue a crescer. Precisamos, ao menos, neste momento de crise sanitária, frear a perversidade desse sistema. Vacina para todos é um direito fundamental”, defendeu a parlamentar.

O evento aconteceu por meio de plataforma virtual, em razão dos protocolos sanitários adotados pela Casa de Leis. A sociedade civil participou por meio dos chats do YouTube e Facebook.

 

Jornada Legislativa

De acordo com a Lei nº 9.538/2019, de autoria da vereadora e vice-presidenta, Thainara Faria (PT), a Jornada Legislativa consiste na realização de palestras cuja temática aborda assuntos direcionados à função dos poderes, principalmente o Legislativo, versando sobre obrigações orçamentárias, diferenças entre os poderes, responsabilidade de gestão, elaboração de leis, efetividade e responsabilidade na elaboração de leis, dentre outras ações.


Publicado em: 09 de junho de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento cobra medidas para reduzir impacto de novo residencial em rede de saúde e educação

16 de dezembro de 2025

Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

16 de dezembro de 2025

Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na red...



Manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública são alvo de questionamentos

16 de dezembro de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara....



Câmara vota abertura de crédito de R$ 2 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (17)

16 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta.   De autoria da Prefeitura, o Projeto de...



Moradores pedem reforço em fiscalização de ambulantes no Jardim Adalberto Roxo

16 de dezembro de 2025

A intensificação da fiscalização de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, motivou o vereador Aluisio Boi (MDB) a encaminhar a Indicação nº 5636/2025 à P...



Adequações no trânsito do Jardim do Bosque são solicitadas à Prefeitura

16 de dezembro de 2025

Dois pedidos para melhorias no trânsito do Jardim do Bosque foram enviados à Prefeitura pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos).   As sugestões foram ouvid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!