Notícias



Reforma da Capela do Cemitério São Bento depende de entrada de recursos, diz Prefeitura

Local estaria com obras paradas há mais de uma década, conforme aponta o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos)

Publicado por: Foto: Portal RCIA - Araraquara e Região

107


No início de dezembro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), pediu informações à Prefeitura sobre o andamento da reforma da Capela do Cemitério São Bento.

 

No documento, o parlamentar destacou a importância histórica e cultural da Capela, reconhecida como patrimônio público e incluída no Plano Diretor desde 2005, e que o local está fechado há mais de três anos aguardando projeto de restauração e medidas de segurança adequadas.

 

De acordo com Angeli, ao tomarem conhecimento da notícia, padres da cidade o informaram de que a Capela está fechada há muito mais tempo, permanecendo praticamente inacessível há mais de uma década.

 

Em resposta, as secretarias municipais de Cultura e de Desenvolvimento Urbano informaram que a recuperação, conservação e manutenção da Capela São Bento é objeto de Termo de Referência específico, elaborado pela Subsecretaria de Acervos e Patrimônio Histórico, desde 2023, em atendimento aos Processos Administrativos – Guichês nº 42.334/2019 e nº 87.043/2019. “O referido Termo de Referência foi devidamente analisado e aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Araraquara (Compphara), tendo sido posteriormente encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, constituindo, portanto, o instrumento técnico que orienta as futuras intervenções no imóvel.”

 

As pastas afirmam que ainda não há um cronograma das obras. “A definição de prazos está condicionada, necessariamente, à disponibilidade e garantia de recursos financeiros específicos para a execução das obras, bem como à submissão e aprovação prévia de cada etapa de intervenção pelo Compphara, conforme determina a legislação municipal de proteção ao patrimônio histórico. Assim, a viabilização do cronograma depende diretamente da captação ou destinação dos recursos necessários.”

 

Quanto às medidas de preservação do patrimônio histórico, as Secretarias esclarecem que, embora a Capela São Bento não seja formalmente tombada, o imóvel encontra-se listado no Anexo VII – Bens, Áreas e Edifícios Protegidos da Lei Complementar nº 850/2014, como bem a ser preservado. “Dessa forma, todas as diretrizes de preservação foram contempladas no Termo de Referência aprovado, considerando o atual estado de degradação do imóvel. O documento prevê, entre outras ações, a realização de estudos, levantamentos e prospecções técnicas; a execução de obras emergenciais de escoramento e recomposição da cobertura; a limpeza, remoção de escombros e seleção de material original passível de reaproveitamento; bem como a manutenção e preservação dos elementos artísticos e arquitetônicos, tais como pinturas temáticas internas, afrescos do teto abobadado, colunas e elementos estruturais característicos, além do ladrilho hidráulico hexagonal vermelho do piso. Prevê, ainda, a restauração de superfícies pintadas, respeitando-se as características originais e a estética historicamente preservada, mesmo após sucessivas intervenções ao longo do tempo.”

 

Ressaltam, ainda, que todas as ações propostas estão em conformidade com a legislação municipal de proteção ao patrimônio histórico e com as recomendações técnicas aplicáveis à intervenção em edificações de valor cultural, permanecendo sua execução condicionada à efetiva disponibilização dos recursos financeiros necessários.

 

“É importante saber que existe um Termo de Referência aprovado e diretrizes claras para a preservação da Capela, mas não podemos normalizar que um patrimônio histórico fique fechado e se deteriorando por anos à espera de recursos. Nosso papel é seguir fiscalizando, cobrando transparência e buscando caminhos para que essa obra saia do papel e a Capela São Bento seja, de fato, recuperada e devolvida à população”, complementa o vereador.


Publicado em: 07 de janeiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

BC Protege+

08 de janeiro de 2026

O Banco Central lançou uma nova ferramenta para evitar abertura de contas correntes não autorizadas. A plataforma BC Protege+ permite que pessoas e empresas informem ao sistema financeiro que não d...



Curso CPFL (até 12/01)

08 de janeiro de 2026

A CPFL Paulista, em parceria com o Senai e com apoio da Prefeitura de Araraquara, está com inscrições abertas para o processo seletivo da Escola de Eletricistas de Rede de Distribuição Elétrica. O...



Risco de contaminação (08/01)

08 de janeiro de 2026

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac...



Prefeitura adota medidas pontuais para conter erosões em córrego do Jardim Santa Clara

08 de janeiro de 2026

Em resposta a um requerimento protocolado pela vereadora Maria Paula (PT), a Prefeitura afirmou que mantém vistorias técnicas frequentes no córrego que margeia a Rua Maria Brambilla Passos, visando...



Número de servidores municipais que utilizam vale-transporte é solicitado em documento à Prefeitura

08 de janeiro de 2026

A vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita, por meio do Requerimento nº 8/2026, que a Prefeitura envie informações sobre o número de servidores municipais que utilizam o vale-transporte para acesso ao...



Iluminação de avenidas na Chácara Flora e no Jardim Morumbi precisa de manutenção

08 de janeiro de 2026

Em Indicações, o vereador Paulo Landim (PT) solicita que a Prefeitura realize a manutenção da iluminação nas avenidas Clarice Carati Pagliarini, na Chácara Flora, e Altino Correa de Moraes, no Jard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!