Notícias



Requerimento sobre preço de combustíveis recebe resposta parcial

Documento foi apresentado pelo vereador José Carlos Porsani

556


No dia 22 de maio, o vereador José Carlos Porsani (PSDB) protocolou o Requerimento nº 506/2020, pedindo informações sobre a disparidade dos preços do etanol em Araraquara em relação aos municípios vizinhos.

De acordo com o parlamentar, diversas reclamações chegaram ao seu gabinete devido ao alto custo do combustível. Porsani alega que nas cidades vizinhas o valor cobrado está bem abaixo daquele comercializado em Araraquara. No documento, o vereador cita como exemplo São Carlos, Ribeirão Preto, Olímpia, Catanduva e Limeira, pedindo que o Executivo encaminhe ofício ao Sindicato dos Postos e Combustíveis de Araraquara, para que este informe o porquê da disparidade de preços.

Além disso, questionava a semelhança dos preços do etanol nos postos do município e a origem do combustível, se é adquirido diretamente das usinas da região. “Precisamos entender qual é o motivo desse alto valor. Principalmente em tempos de crise, como o que estamos vivendo agora devido à Covid-19, não podemos permitir que o nosso consumidor seja prejudicado”, frisou.

Em resposta, o prefeito Edinho Silva (PT) informou que, conforme manifestação prestada por dirigente do Procon Araraquara, em 5 de junho foi encaminhada uma notificação ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) Araraquara, pois não foi possível localizar o Sindicato dos Postos e Combustíveis de Araraquara indicado no Requerimento.

O chefe do Executivo explicou que o monitoramento dos preços é realizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) que, havendo indícios de infração contra a ordem econômica, inclusive cartelização de preço, envia os estudos ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para a adoção das medidas cabíveis.

Ainda segundo o documento, o Levantamento de Preços e de Margens de Comercialização de Combustíveis (LPMCC) pode ser consultado no site http://preco.anp.gov.br. “Em resposta a recente consulta ao Núcleo Regional de Fiscalização de Ribeirão Preto da Fundação Procon-SP, foi reiterada a informação passada no Curso de Formação de Agentes Fiscais ministrado pela Fundação, de que o Procon não possui expertise para atuar quando se verificar a prática uniforme de preços de combustíveis”, completa no Ofício nº 845/2020, de 17 de junho.

 

Manifestação do Sincopetro

O Departamento de Defesa do Consumidor do Procon Araraquara “Prof. Dr. Octávio Médici”, por meio do Memorando nº 5/2020, de 19 de junho, do coordenador Rodrigo Cesar Martins, encaminhou à Coordenadoria Executiva de Justiça e Cidadania a resposta apresentada pelo Sindicato, após o Ofício nº 11/2020 do Procon à entidade.

Em nota assinada pelo presidente do Sincopetro, José Alberto Paiva Gouveia, ao dirigente do Procon Araraquara, Mario Cesar Fernandes Frasson, a entidade pontuou que não tem condições de esclarecer nada sobre a questão dos preços praticados pelos postos revendedores na cidade, tampouco em outros municípios, pois não trata e nunca tratou da questão, porque, além de não fazer esse tipo de acompanhamento, não pode fazê-lo. “Sugerimos que seja oficiada a ANP, que é o órgão regulador e fiscalizador do setor e, por isso mesmo, com legitimidade e competência para fornecer tais informações de forma oficial, até porque ela realiza esse tipo de acompanhamento de preços.”

Gouveia explica que, com relação à compra do etanol, os postos, por força da Resolução nº 41/2013 da ANP, só podem adquirir os combustíveis para revender em seus estabelecimentos de companhias distribuidoras legal e regularmente constituídas, sendo-lhes vedado adquirir diretamente dos produtores, ou seja, eles não podem adquirir etanol diretamente das usinas, nem a gasolina e o diesel das refinarias, dos importadores ou dos formuladores desses produtos.

 

E agora?

Mas não é isso. Para o vereador, o preço vai abaixar. “Recentemente, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou uma resolução com diretrizes para que o etanol possa ser vendido das usinas diretamente para os postos de combustíveis. Agora sim o preço vai abaixar. A venda direta de etanol pode proporcionar maior concorrência no setor e baratear o preço dos combustíveis nas bombas. E isso vai se consolidar ainda mais. Um projeto de decreto legislativo para liberar a venda sem intermediários também está tramitando na Câmara dos Deputados”, afirmou Porsani. O projeto foi aprovado pela Comissão de Minas e Energia no fim de 2019 e está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), para depois seguir para votação no Plenário.


Publicado em: 06 de julho de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documentos pedem melhoria em sinalização de trânsito na região da ponte do Botânico

17 de dezembro de 2025

Mesmo após recentes mudanças viárias e na sinalização de trânsito, acidentes continuam sendo registrados no cruzamento da Rua Dr. Gennaro Granata com o Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camarg...



Interdição (até 19/12)

17 de dezembro de 2025

Até essa sexta-feira (19) ficará interditado o trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre as ruas Fortunato Anselmo Plagiarini e Luiz Lavitola, na Chácara Flora, para a execução de obras de infrae...



Aqa Criativa (21/12)

17 de dezembro de 2025

A feira de empreendedores Aqa Criativa será atração neste domingo (21), na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, na região central de Araraquara, das 17h às 22h. Realizado pelo coletivo Aqa C...



Tô em Casa (20/12)

17 de dezembro de 2025

Neste sábado (20), acontecerá a Feira “Tô em Casa”, no Parque Infantil, das 10h às 19h, com programação gratuita. O evento convida o público ao passeio e ao contato com a criatividade local, reunin...



CDHU Móvel

17 de dezembro de 2025

Nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), a unidade móvel da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) estará em Araraquara, das 9 às 18 horas, oferecendo plantão de atendimentos...



Fechado à visitação

17 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!