Publicado por: Foto: Prefeitura Municipal de Araraquara
59
Em novembro, o vereador Marcelinho (Progressistas) pediu informações à Prefeitura sobre a frota municipal de ambulâncias que estão atualmente em manutenção, seja em oficinas mecânicas ou em serviços de funilaria.
No documento, o parlamentar perguntou sobre a quantidade total de ambulâncias atualmente indisponíveis por motivo de manutenção e solicitou a descrição individualizada de cada veículo, especificando ano de fabricação, modelo, tipo de manutenção realizada (mecânica e/ou funilaria) e previsão de retorno ao funcionamento, se houver.
“Justifica-se o presente Requerimento pela necessidade de acompanhamento e transparência quanto à disponibilidade da frota destinada ao atendimento emergencial da população”, argumentou Marcelinho.
Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde explicou que a frota operacional (atendimento 24 horas) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é composta por um total de sete viaturas (VTRs), distribuídas da seguinte forma: duas VTRs de Suporte Avançado (USA), tripuladas por equipe especializada (médico, enfermeiro e condutor de veículos de urgência) e cinco VTRs de Suporte Básico (USB), tripuladas por técnico de enfermagem e condutor de veículos de urgência.
“Além da frota operacional, a instituição dispõe de viaturas de reserva técnica, utilizadas para substituição imediata das unidades em operação durante manutenções preventivas, corretivas ou outras necessidades, garantindo a continuidade ininterrupta do serviço”, informa a pasta.
Segundo a Secretaria, atualmente, apenas uma VTR está em manutenção corretiva, devido a uma colisão. O serviço de mecânica e funilaria tem prazo estimado de 60 dias para conclusão.
“Ressaltamos que a ausência temporária desta viatura não acarreta prejuízo ao atendimento da população, pois a necessidade operacional está sendo integralmente suprida por uma das VTRs da frota de reserva, a qual está em bom estado de conservação e uso”, reforça a pasta.
A Secretaria encaminhou ainda a relação completa das viaturas, incluindo prefixo, modelo, ano de fabricação e condição de uso.
O vereador destaca que continuará acompanhando de perto a situação da frota, pois ambulâncias paradas significam menos atendimento disponível para a população. “Transparência e agilidade na manutenção desses veículos são essenciais para garantir um serviço de saúde eficiente e seguro", completa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em dois documentos encaminhados recentemente à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere estudos técnicos de trânsito em dois cruzamentos da cidade. O...
Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...
Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na red...
Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara....
A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta. De autoria da Prefeitura, o Projeto de...
A intensificação da fiscalização de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, motivou o vereador Aluisio Boi (MDB) a encaminhar a Indicação nº 5636/2025 à P...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.