Notícias



Secretário presta esclarecimentos sobre ensino integral no Rubens Cruz e Gilda em Extraordinária

Responsável pela pasta da Educação, Fernando Diana participa de sessão a partir das 14h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara e pela internet

513


Na quarta-feira (5), a partir das 14h30, o secretário municipal da Educação, Fernando Diana, participa da 13ª Sessão Extraordinária para prestar esclarecimentos sobre o fechamento do ensino integral do Centro de Educação e Recreação (CER) “Prefeito Rubens Cruz”, no Selmi Dei, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza”, no Indaiá. A convocação do chefe da pasta foi feita pela vereadora Maria Paula (PT), por meio de requerimento aprovado em Plenário.

 

No entendimento da parlamentar, o fechamento do ensino integral nas unidades escolares impacta diretamente a comunidade, “especialmente as famílias e crianças atendidas por essas instituições, que muitas vezes são surpreendidas sem um diálogo prévio e transparente sobre os motivos e as alternativas apresentadas”.

 

No documento de convocação, é pedido que o secretário esclareça quais os motivos técnicos, pedagógicos, estruturais ou financeiros que embasaram o fechamento do ensino integral do CER e da Emef; quais estudos, relatórios ou pareceres embasaram tais decisões; e se houve consulta pública ou diálogo com a comunidade escolar, conselhos de escola e associações de pais e mestres.

 

Questiona-se ainda quais medidas foram adotadas para garantir a realocação dos alunos e profissionais afetados; se há previsão de reabertura, substituição ou reaproveitamento dos espaços físicos dessas unidades; e de que forma essas decisões se inserem no planejamento geral da Secretaria Municipal da Educação para os próximos anos.

 

Como vai ser

Durante a sessão, Diana terá 30 minutos para expor sobre o objeto da convocação, respondendo em seguida às perguntas formuladas pelos vereadores inscritos.

 

Cada parlamentar contará com cinco minutos para formular sua pergunta e o secretário terá dez minutos para a resposta, facultado ao vereador novo prazo de cinco minutos para considerações sobre a resposta.

 

Havendo tempo disponível, o parlamentar poderá novamente se inscrever para formular pergunta e se manifestar sobre a resposta.

 

Maria Paula, vereadora proponente, tem assegurada a preferência para o uso da palavra e pode formular até três perguntas.

 

O secretário poderá indicar assessores que o acompanhem na ocasião, para responder os questionamentos, e ambos não poderão ser interrompidos durante suas falas.

 

Como acompanhar

A Sessão Extraordinária será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, e também pela Internet – Facebook e YouTube.

 

Audiência Pública

Está prevista para o dia 19, uma quarta-feira, às 18 horas, uma Audiência Pública também para debater o tema, convocada pela Bancada da Oposição.

 

Na justificativa do debate, os parlamentares pontuam que o possível fechamento da educação integral das referidas unidades escolares tem gerado grande preocupação entre famílias, profissionais da educação e toda a comunidade escolar.

 

Além do secretário da Educação, foram convocados o prefeito Dr. Lapena (PL); os secretários municipais de Fazenda e Planejamento, Roberto Pereira, e de Governo, Leandro Guidolin; a vice-prefeita Meire Laurindo (União Brasil); coordenadorias da Emef e do CER; além de representantes do curso de Pedagogia da Unesp Araraquara e da sociedade civil e comunidade escolar.


Publicado em: 03 de novembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova R$ 5 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária

22 de dezembro de 2025

  A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....



Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!