Notícias



Teatro Municipal reabre após reforma com homenagens e programação especial

Obras foram iniciadas em 2017 e tiveram recursos aprovados em Projetos de Lei votados pela Câmara Municipal


Depois de quase sete anos fechado para reformas, o Teatro Municipal “Prefeito Clodoaldo Medina” reabriu suas portas ao público na noite da última sexta-feira (12), com uma programação gratuita que celebrou o retorno das atividades no local, que há décadas faz parte do patrimônio histórico e cultural de Araraquara.

O evento de abertura homenageou Clodoaldo Medina, que é o patrono da casa de espetáculos e contou com a presença de familiares do ex-prefeito, que governou a cidade em dois mandatos e faleceu em 2014, ano em que o prédio público recebeu seu nome, conforme a Lei Municipal nº 8.259.

Adriana Medina, filha do ex-prefeito, relembrou a importância cultural de Araraquara no cenário nacional e a trajetória política do pai, que foi eleito pela primeira vez em 1973 e, no ano seguinte, assinou um acordo para a construção do Teatro Municipal, inaugurado em 1977, último ano do seu governo.

A secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli, falou sobre os desafios que surgiram com a interdição do teatro para obras estruturais de recuperação e modernização do espaço, que em toda sua história havia sido reformado apenas uma vez.

“Tudo começou com a prospecção de recursos próprios, pois não tivemos investimentos externos. Aí veio uma pandemia no meio desse processo, depois as chuvas no final de 2022, mas valeu a pena, e estamos entregando hoje para a cidade o prédio todo recuperado e modernizado”, concluiu a titular da pasta.

O prefeito Edinho Silva (PT) ainda mencionou outros imprevistos que acabaram atrasando a finalização dos reparos. “Foi uma obra difícil, complexa. Tivemos que refazer toda a parte acústica, camarins, teto, toda a vidraria foi trocada. Praticamente, tivemos que refazer todo o teatro, desde a parte estrutural até o paisagismo”, explicou o chefe do Executivo.

Além disso, foram realizados serviços de marcenaria, troca do mobiliário, substituição de louças e metais dos sanitários, instalação de equipamentos de iluminação e sonorização, implantação de projeto de combate a incêndio para atender exigências do Corpo de Bombeiros, dedetização e descupinização, impermeabilização da laje técnica e pintura.

O imóvel ainda recebeu novos aparelhos de ar condicionado, troca do piso vinílico interno, novas instalações elétricas e hidráulicas, recuperação das escadas, pintura e outras intervenções de acabamento, recuperação da calçada em pedra portuguesa na entrada, limpeza e outras melhorias na sala de espetáculos, com pequenos reparos e adequações internas.

Ao final dos discursos, Maria Nilza Palamone Lepre, viúva de Arnaldo Palamone Lepre, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto arquitetônico original do teatro, recebeu uma placa das mãos de Edinho, em reconhecimento à importância do profissional na concepção da obra, que faz parte da memória e da cultura de Araraquara.

 

A participação da Câmara

Durante o período em que o local esteve fechado para manutenções, sete Projetos de Lei (PLs) foram aprovados pela Câmara Municipal com créditos que correspondem ao montante de R$ 5.843.325,69, usados integralmente para a reforma. Além disso, outros três PLs votados em 2024 resultaram em mais R$ 770.550,15, com recursos originados em emendas parlamentares que foram aplicados no custeio da inauguração.

Para o presidente da Casa de Leis, Paulo Landim (PT), a participação do Legislativo foi preponderante na execução da reforma, que permitirá à população aproveitar toda a estrutura que o espaço oferecerá após ter sido totalmente recuperado.

“Nosso teatro, que já era reconhecido como um dos teatros importantes do Brasil, com todo esse investimento agora se destacará ainda mais, com acústica, conforto e estrutura que estão verdadeiramente no mais alto padrão internacional”, enfatizou Landim.

Durante a solenidade também estiveram presentes as vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT) e Luna Meyer (MDB) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (MDB), Edson Hel (PV) e Rafael de Angeli (Republicanos); as deputadas estaduais Thainara Faria (PT) e Márcia Lia (PT); o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas); o ex-prefeito de Araraquara e ex-deputado federal Marcelo Barbieri (MDB); Rosana Cunha, superintendente técnico-social do Sesc São Paulo; Luizinho Noli (PL), prefeito de Santa Lúcia, além de secretários municipais e convidados.


Publicado em: 15 de abril de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Pint of Science (29/04)

29 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Fatec – Vestibular

29 de abril de 2024

Com 160 vagas disponíveis em quatro cursos gratuitos na unidade de Araraquara, o Vestibular do 2º semestre da Faculdade de Tecnologia (Fatec) está com inscrições abertas. Até o dia 7 de junho, medi...



‘Araraquara em Dia’

29 de abril de 2024

Termina nesta terça-feira (30), o prazo para adesão e apresentação de propostas ao “Araraquara em Dia”, programa de transação extrajudicial. O contribuinte interessado deve apresentar sua proposta...



Covid-19 e dengue (29/04)

29 de abril de 2024

Araraquara registrou, nesta segunda-feira (29), mais 5 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.120 casos confirmados em 2024. Um paciente de outro município está internado em enferma...



Devido a mato alto e infestações de pragas, zeladoria em praças é questionada

29 de abril de 2024

Após receber várias reclamações de cidadãos sobre mato alto em praças e canteiros centrais, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) enviou, recentemente, o Requerimento nº 216/2024 à Prefeitura,...



Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!