1483
O “Torneio de Futsal Feminino – Esther Martins dos Santos” foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município. A iniciativa surgiu em Projeto de Lei de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), que foi aprovado pela Câmara Municipal e transformado em lei municipal após sanção do prefeito Edinho Silva (PT).
A competição esportiva homenageia uma ex-atleta das categorias de base da Ferroviária. Esther, prestes a completar 15 anos de idade, morreu após sofrer mal súbito durante um treino do time sub-17 das Guerreiras Grenás, no Centro de Treinamento do Pinheirinho, em 4 de novembro de 2022.
O torneio descrito na nova lei pode ser comemorado com atividades e eventos esportivos, sempre na primeira semana de dezembro.
A primeira edição do campeonato foi realizada pela Prefeitura em 10 de dezembro, no Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão. O torneio teve uma categoria livre, para atletas a partir de 15 anos, com 12 equipes inscritas e 123 atletas. O título ficou com a equipe Stars, que venceu a Fundesport A nos pênaltis por 3 a 2, após empate por 0 a 0 no tempo normal.
“Criando o torneio de futsal feminino, colocaremos no calendário oficial da cidade o chamado para que anualmente nossa morada realize o torneio e dê visibilidade a essa prática esportiva tão linda. Peço a aprovação do projeto para que possamos eternizar a memória da querida Esther e incentivar o futsal feminino”, disse a vereadora Fabi durante a votação do projeto em Sessão Ordinária.
Biografia
Filha única de Cida e Jefferson, Esther Martins dos Santos nasceu em 13 de novembro de 2007, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo.
Desde muito nova, aos 4 anos, já demonstrava gosto por esportes. Foi com essa idade que pediu seu primeiro skate, deixando sua mãe preocupada com as inevitáveis quedas. Também dedicou uma boa parte da sua infância às aulas e torneios de natação.
Entre os 6 e 7 anos, ela pediu para ir a uma escolinha de futebol e, mesmo orientada de que na escolinha mais próxima só havia meninos na quadra, não desistiu de seguir em frente. Muitas vezes, a pequena Esther reclamava que os meninos do time não passavam a bola para ela, pois não a levavam a sério.
Quando estava concluindo o ensino fundamental II, na rede pública, Esther participava de todos os campeonatos na escola e dizia que seria jogadora de futebol profissional.
Começou no clube de treinamento Centro Olímpico Marechal Mário Ary Pires, em São Paulo. Passou pela escolinha de futsal Curuçá e, por meio da escola 2 Toques, conheceu o futebol de campo e se apaixonou.
Fez testes em clubes como São Paulo e Meninos em Campo antes de ingressar na Ferroviária, onde atuou na categoria sub-17 das Guerreiras Grenás por apenas 3 meses, em razão da fatalidade. Esther estava feliz e realizando um sonho.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Plenário da Câmara Municipal elegeu na tarde desta terça-feira (6) o vereador Michel Kary (PL) para o cargo de vice-presidente da Casa para o restante do biênio 2025-2026. Houve quatro candida...
A equipe da Fundesport conquistou onze medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e duas de bronze, no último final de semana em São Paulo, no Campeonato Paulista de Paranatação. Um dos destaques...
As inscrições para o vestibular da Fatec (2º semestre de 2025) seguem abertas até 6 de junho. O valor da taxa de inscrição é R$ 50. A Fatec de Araraquara disponibiliza 200 vagas em cinco cursos sup...
Na sexta-feira (09), a partir das 10h, a banca organizadora do vestibular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) divulgará os locais de prova no site vestibular.univesp.br. No tot...
A Prefeitura de Araraquara publicou no dia 2 de maio o decreto nº 13.876, que fixa os valores da Tarifa de Resíduos Sólidos (TRS), em substituição à Taxa de Resíduos Sólidos, conforme determina a L...
Em celebração ao Dia do Escoteiro, comemorado anualmente em 23 de abril, a Câmara realizou pela sexta vez a solenidade de entrega do Diploma Mérito Escoteiro, criado pela Lei Municipal nº 9.818/201...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.