Notícias



USF do Parque São Paulo precisa de reforma e mais funcionários

Vereadores se reuniram com secretário municipal para discutir essa e outras demandas da saúde

7455


Na quinta-feira (20), o presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos), e demais vereadores se reuniram, no Plenário da Casa de Leis, com o secretário municipal da Saúde, Abelardo Ferrarezi de Andrade, para sanarem dúvidas sobre problemas na Unidade de Saúde da Família do Parque Residencial São Paulo “Gustavo de Moraes Jr” e outras demandas da pasta.

 

De acordo com os parlamentares, funcionários e usuários reclamam de estrutura precária na unidade e de falta de profissionais da saúde para atender o alto número de famílias que utilizam os serviços do local. O subsecretário de Atenção Básica, Vagner Aparecido Prates, também participou da reunião e informou que a USF não passa por reforma há pelo menos 15 anos, mas no momento a Prefeitura ainda não tem recursos para realizar a obra.

 

Os gestores afirmaram que tentarão financiamento pelo Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob), um sistema informatizado do Ministério da Saúde, que permite cadastrar propostas, analisar projetos e acompanhar a execução de obras. Eles também apontaram que os recursos podem ser arrecadados por meio de emenda parlamentar.

 

Em relação à falta de funcionários, foi informado que realmente há a necessidade de criar mais uma equipe de profissionais da saúde completa para atender o grande número de usuários da região. Porém, no momento, não há espaço físico para a atuação desses novos funcionários. Assim, tais contratações só serão viáveis após a reforma.

 

Os parlamentares aproveitaram a reunião para solicitar mais informações sobre exames, cirurgias, contratos com a saúde e outras demandas da área.

 

Na avaliação de Angeli, “a situação da USF do Parque São Paulo é preocupante. Não podemos aceitar que uma unidade tão essencial para a comunidade permaneça sem reforma por tantos anos e com equipe insuficiente para atender a demanda. A saúde precisa ser prioridade, e seguiremos cobrando soluções concretas para garantir um atendimento digno à população. Se falta recurso, é necessário buscar alternativas viáveis, como financiamento federal e emendas parlamentares, para que essa reforma saia do papel o quanto antes”.

 

Participaram da agenda os vereadores: Alcindo Sabino (PT), Aluísio Boi (MDB), Balda (Novo), Cristiano Silva (PL), Dr. Lelo (Republicanos), Enfermeiro Delmiran (PL), Fabi Virgílio (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT), Marcão da Saúde (MDB), Marcelinho (Progressistas) e Paulo Landim (PT).


Publicado em: 21 de março de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Em segundo turno, Câmara aprova realização de sessões do Legislativo nos bairros

04 de fevereiro de 2026

Durante a 48ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na terça-feira (3), os vereadores aprovaram em segundo turno o Substitutivo nº 2 à Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 1...



Vereadores aprovam Banco de Ração e Utensílios para Animais

04 de fevereiro de 2026

Durante a 48ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (3), os vereadores aprovaram o projeto de lei que institui em Araraquara o Banco de Ração e Utensílios para Animais, com o objetivo de capta...



Condições de atendimento do Hospital Oftalmológico da Santa Casa são alvo de questionamentos

04 de fevereiro de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento e as condições de atendimento do Hospital Oftalmológico da Santa Casa...



Quiosques da passarela ‘Orival Ramalho’ são foco de Requerimento

04 de fevereiro de 2026

Um Requerimento enviado à Prefeitura pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre os quiosques instalados na passarela “Orival Ramalho”,...



Prazo final (04/02)

04 de fevereiro de 2026

Nesta quarta-feira (04), termina o prazo para inscrições no edital da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart destinado à contratação de projetos de Oficinas Culturais Municipais para 2026. Ar...



‘Química Verde’ (09/02)

04 de fevereiro de 2026

O Centro de Ciências de Araraquara (CCA) do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em parceria com o Museu Catavento, inaugura no dia 9 de fevereiro de 2026, das 15h às 17h, a exposição “Química Verde...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!