5927
Na quinta-feira (20), o presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos), e demais vereadores se reuniram, no Plenário da Casa de Leis, com o secretário municipal da Saúde, Abelardo Ferrarezi de Andrade, para sanarem dúvidas sobre problemas na Unidade de Saúde da Família do Parque Residencial São Paulo “Gustavo de Moraes Jr” e outras demandas da pasta.
De acordo com os parlamentares, funcionários e usuários reclamam de estrutura precária na unidade e de falta de profissionais da saúde para atender o alto número de famílias que utilizam os serviços do local. O subsecretário de Atenção Básica, Vagner Aparecido Prates, também participou da reunião e informou que a USF não passa por reforma há pelo menos 15 anos, mas no momento a Prefeitura ainda não tem recursos para realizar a obra.
Os gestores afirmaram que tentarão financiamento pelo Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob), um sistema informatizado do Ministério da Saúde, que permite cadastrar propostas, analisar projetos e acompanhar a execução de obras. Eles também apontaram que os recursos podem ser arrecadados por meio de emenda parlamentar.
Em relação à falta de funcionários, foi informado que realmente há a necessidade de criar mais uma equipe de profissionais da saúde completa para atender o grande número de usuários da região. Porém, no momento, não há espaço físico para a atuação desses novos funcionários. Assim, tais contratações só serão viáveis após a reforma.
Os parlamentares aproveitaram a reunião para solicitar mais informações sobre exames, cirurgias, contratos com a saúde e outras demandas da área.
Na avaliação de Angeli, “a situação da USF do Parque São Paulo é preocupante. Não podemos aceitar que uma unidade tão essencial para a comunidade permaneça sem reforma por tantos anos e com equipe insuficiente para atender a demanda. A saúde precisa ser prioridade, e seguiremos cobrando soluções concretas para garantir um atendimento digno à população. Se falta recurso, é necessário buscar alternativas viáveis, como financiamento federal e emendas parlamentares, para que essa reforma saia do papel o quanto antes”.
Participaram da agenda os vereadores: Alcindo Sabino (PT), Aluísio Boi (MDB), Balda (Novo), Cristiano Silva (PL), Dr. Lelo (Republicanos), Enfermeiro Delmiran (PL), Fabi Virgílio (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT), Marcão da Saúde (MDB), Marcelinho (Progressistas) e Paulo Landim (PT).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre o não pagamento devido das obrigações patronais relativas ao Instituto Nacional do Seguro Social...
A inclusão de Araraquara no Ramal Centro Paulista, uma das rotas do Caminho da Fé, foi sugerida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), em Indicação enviada à Prefeitur...
Museu Ferroviário O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” promove, nesta sexta-feira (5), uma noite com feira de artesanato, praça de alimentação e música ao vivo com Fernanda Trouble...
Futebol feminino Pela Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (6), às 15 horas, o Internacional-RS, no Estádio “Nicolau Alayon”, na capital paulista. As meninas estão...
O acordo também institui o Observatório Brasil Saúde e Apostas Eletrônicas, canal permanente de troca de dados entre as pastas para identificar padrões de vício e articular apoio por meio do Sistem...
Os ministérios da Saúde e da Fazenda anunciaram a criação de uma plataforma de autoexclusão, que entrará em funcionamento na quarta-feira (10). A ferramenta permitirá que apostadores solicitem o bl...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.