935
O presidente da Câmara Municipal Elias Chediek (PMDB) foi conferir o relatório da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB Araraquara em evento realizado na Prefeitura na tarde de sexta-feira (9).
Segundo a coordenadora do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” Alessandra de Cássia Laurindo, “essa atividade é simbólica para enaltecer as políticas públicas do município nesses últimos anos já que, com a Comissão, as pessoas voltaram a participar do Movimento Negro da cidade. Quero agradecer a oportunidade de ter desenvolvido esse trabalho nesses oito anos. Foi um marco para a cidade”.
Representando o presidente da Subseção da OAB de Araraquara João Milani Veiga, o vice-presidente Tiago Romano elogiou o trabalho desenvolvido. “Vamos prorrogar esse trabalho. Em nome da OAB, quero agradecer tudo o que foi desenvolvido”, afirmou.
“Quero agradecer o reconhecimento desse trabalho árduo, a atuação da Alessandra e o presidente Elias Chediek, que esteve sempre participando desses momentos. Essa Comissão não se limitou a apenas um olhar. O Movimento Negro se dá muito em relação à política, à democracia, mas temos que seguir avançando. Essa política não termina, ela fica, é constitucional a política de igualdade racial. Temos que olhar o passado para melhorar o futuro. O Brasil viveu mais tempo com a escravidão do que sem. Fico muito orgulhoso por fazer parte deste momento”, disse o presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB Araraquara Darci Honório.
O prefeito Marcelo Barbieri agradeceu a atuação de todos e de Chediek. “Ele teve grandeza durante esses dois anos de presidência da Câmara e ajudou nesse projeto desde o começo. Foi muito boa essa iniciativa da OAB em Araraquara. Resgatar o que foi a escravidão é mexer numa ferida. Nesse sentido, criar cotas é reconhecer que há uma fragilidade. Enquanto a igualdade não ocorre, é necessário reparar o passado para melhorar o futuro. Queremos parabenizar a Alessandra e toda equipe por esse relatório do trabalho que foi desenvolvido. Eles foram fundamentais nesse processo”, destacou.
“Parabenizo o prefeito pelas políticas públicas para os afrodescendentes. É triste ter que brigar para ser valorizado como ser humano. A Câmara sempre procurou colaborar e temos que agradecer a todos que ajudaram. Independentemente de qualquer coisa, continuamos na luta”, pontuou o presidente do Legislativo.
A OAB Araraquara publicará um livro com o relatório da Comissão da Verdade da Escravidão Negra.
Participaram também da reunião o vereador Aluisio Braz, o Boi (PMDB), o vereador eleito Gerson da Farmácia (PMDB), o secretário municipal de Administração e de Negócios Jurídicos, Delorges Mano, o secretário municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular, Fernando César Câmara, o Galo, a presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara (Comcedir), Nayara Costa, a psicopedagoga e membro da Comissão da Verdade da Escravidão Negra e do Comcedir, Maria Fernanda Luiz, o presidente da Associação para Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Negra (Aprecaba), Daniel Amadeu Martins Filho, o Costa, a presidente da Comissão de Cultura e Eventos da OAB, Sara Correa Fattori, e o presidente da Associação Cultural Afrodescendente dos Amigos de Araraquara e Região (Acaaar), Reinaldo Bento, o Maisena.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A implantação de um novo empreendimento imobiliário em uma área de recarga do Aquífero Guarani, na região leste de Araraquara, deverá obedecer a exigências ambientais, de acordo com resposta da...
Em resposta ao Requerimento nº 1031/2025, protocolado pelo vereador Paulo Landim (PT), a Prefeitura informou que a reforma da cobertura do Camelódromo da Praça Santa Cruz “Padre José Af...
O Plenário da Câmara recebeu, na noite de segunda-feira (14), a Audiência Pública “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores”. O debate foi proposto pelo vereador Michel Kary (P...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com diversas vagas: ajudante de obra, auxiliar de serviços gerais, auxiliar e cortador de tecidos, auxiliar de estoque em loja de veíc...
A Unidade de Saúde da Família (USF) “Professor Doutor Ray de Paula e Silva”, localizada no Jardim Altos de Pinheiros II, conta com apenas um médico para atender 6 mil pessoas, número acima do recom...
Sete projetos foram aprovados pelos vereadores de Araraquara na Sessão Ordinária desta terça-feira (15) no Plenário da Câmara. Entre eles, a criação do Programa Municipal Transporte Escolar Gratuit...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.