416
O vereador Elias Chediek (PMDB) levou representantes da empresa Moura Informática: José Natal de Moura – proprietário; José Afonso de Santi Junior – gerente de Expansão; e Tales Boalim – gerente de Novas Tecnologias, para uma reunião com o presidente da CTA, Silvio Prada, e o gerente de Informática da empresa, Alexandre Scalize.
O objetivo do encontro promovido pelo parlamentar foi apresentar uma tecnologia que conheceu e que pode ser muito útil na obtenção de dados como número de passageiros dentro do coletivo (pagantes ou não), locais de embarque e desembarque, horários de pico, trocas no terminal, entre outros. Tudo isso por meio de sensores denominados contadores de fluxo, acoplados a placas de GPS e compiladores de dados, que poderiam ser instalados nas portas dos coletivos.
Segundo explicou Boalim, é possível instalar os equipamentos e saber exatamente quantas pessoas têm dentro do ônibus, quais são os pontos que mais embarcam e desembarcam passageiros e em quais horários, entre muitas outras informações.
Prada achou interessante o equipamento e sugeriu que fosse incluída uma câmera, para que se possa identificar também o passageiro. “Essa ferramenta vai ajudar no planejamento operacional da empresa, de modo a melhorar o serviço oferecido ao usuário.”
Ele também elogiou a iniciativa de Chediek, que já presidiu a CTA. “Ele é um vereador atuante, que conhece os problemas que a empresa enfrenta e está sempre buscando soluções para o transporte coletivo em nossa cidade”, finalizou.
Para Chediek, se esse equipamento se mostrar viável, tanto técnica quanto financeiramente, além de ajudar o planejamento de linhas da CTA, também vai oferecer dados importantes para incrementar o estudo de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Araraquara. “Tivemos a oportunidade de conhecer essa tecnologia há pouco tempo, sendo aplicada em uma loja de roupas. Imediatamente imaginamos que ela seria útil também para controlar o fluxo dentro dos coletivos e trouxemos a ideia ao presidente da CTA”, disse.
Agora os técnicos da Moura Informática vão conhecer detalhes do embarque e desembarque de passageiros em diversos pontos da cidade e no Terminal Central de Integração (TCI), bem como verificar as diversas estruturas dos coletivos, para depois elaborar um projeto e apresentar para a CTA.
Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.